A cena musical alternativa norte-nordeste catarinense entre 1990 e 2010: das ruas aos espaços
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/180884 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, Florianópolis, 2017. |
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A cena musical alternativa norte-nordeste catarinense entre 1990 e 2010: das ruas aos espaçosHistóriaCivilizaçãoHistóriaSanta CatarinaMúsicaHistóriaSanta CatarinaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, Florianópolis, 2017.Nesta tese estudo a história da Cena Alternativa Norte-Nordeste Catarinense entre 1990-2010. Em cidades como Joinville, Guaramirim, Jaraguá do Sul e Schroeder, jovens criaram diversas bandas autorais independentes, sem apoio de gravadoras, inspirados no estilo punk e alternativo. Estes músicos e participantes da cena alternativa nortenordeste catarinense se uniram em torno da música alternativa e criaram o que podemos chamar de uma cena. Através do gosto em comum por um estilo musical os mesmos passaram a se organizar de maneira independente, às margens do mercado musical, produzindo suas gravações e shows, e movimentando as cidades da região norte-nordeste catarinense. Seu esforço em torno da música alternativa fez com que os mesmos ocupassem muitos espaços das cidades da região norte-nordeste de Santa Catarina. Esta cena que surgiu do gosto comum pela música alternativa, não foi apenas um universo boêmio e niilista. Nas letras, no estilo das musicas (com uma sonoridade que não soa de maneira tão melódica e harmônica) e nas atitudes desviantes frente à parcela da sociedade mais conservadora de muitos destes jovens, podemos observar muito do pensamento de uma juventude que não aceitava passivamente a violência policial, a hipocrisia e o conservadorismo da religião e de uma grande parcela da sociedade brasileira dos anos 1990-2000, com seus preconceitos e tradições. Esta cena que iniciou nos anos de 1990 sofreu inúmeras modificações em suas formas de organização no decorrer das últimas duas décadas. Dentre os fatores que contribuíram para estas mudanças, o uso massivo da internet e as novas tecnologias de gravação digitais podem ser apontadas como os principais agentes da modificação do funcionamento das cenas, que vem perdendo espaços nas cidades e ocupando os espaços virtuais. Assim sendo, conforme o conceito de cena de Will Straw, nesta tese buscarei observar a história da cena Alternativa Norte-Nordeste Catarinense, suas bandas, seus espaços, suas principais características, a relação entre a cena e a política, e a relação entre a cena e a internet.Abstract : In this thesis I study the history of Alternative Scene from North-Northeast of Santa Catarina between1990-2010. In cities such as Joinville, Guaramirim, Jaraguá do Sul and Schroeder, young people created several independent bands, without the support of record companies, inspired by the punk and alternative style. These musicians and participants in the alternative north-east scene of Santa Catarina have united around alternative music and created what we can call a scene. Through their shared taste for a musical style, they began to organize independently, from the musical market, producing their recordings and shows, and shaking the cities of the north-northeast region of Santa Catarina. Their effort in the alternative music made them occupy many spaces of the cities of the north-northeast region of Santa Catarina. This scene that arose from the common taste for alternative music, was not only a bohemian and nihilistic universe. In the lyrics, in the style of music (with a sonority that does not sound so melodic and harmonic) and in many of these young people`s deviant attitudes towards the more conservative part of society, can observe much of the thought of a youth who did not passively accept police violence, hypocrisy and the conservatism of religion and a large part of Brazilian society from 1990-2000, with its prejudices and traditions. This scene that began in the 1990s has undergone numerous changes in its forms of organization over the past two decades. Among the factors that contributed to these changes, the massive internet use and the new digital recording technologies can be pointed out as the main agents of the modification of the functioning of the scenes, which is losing space in the cities and occupying virtual spaces. Thus, in this thesis I will aim at observeing the history of this scene, its bands, its spaces, its main characteristics, the relation between the scene and politics, and the relation between the scene and the internet.Silva, Janine Gomes daOliveira, Márcia Ramos deUniversidade Federal de Santa CatarinaNeumann, Ricardo2017-11-14T03:19:18Z2017-11-14T03:19:18Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis218 p.| il.application/pdf348960https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/180884porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-14T03:19:18Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/180884Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-11-14T03:19:18Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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