Impacto energético e econômico de veículos elétricos em uma microrrede sob diferentes regimes de carregamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campozana, Kabian Sadi
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/178024
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Araranguá. Curso de Graduação em Engenharia de Energia.
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spelling Impacto energético e econômico de veículos elétricos em uma microrrede sob diferentes regimes de carregamentoVeículo elétricoCarregamentoMicrorredeTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Araranguá. Curso de Graduação em Engenharia de Energia.O setor de transporte é um dos maiores contribuintes para emissão de gases estufa. A inserção de veículos elétricos surge como alternativa para diminuir o uso dos combustíveis tradicionais. Entretanto, a adição de uma nova carga elétrica na rede pode causar danos colaterais aos seus coeficientes de adequabilidade e necessitar da ampliação da capacidade de geração da rede. Para avaliar o impacto de uma frota de veículos elétricos, foi realizada uma simulação com o software HOMER, considerando duas estratégias de recarga de veículos elétricos, a recarga direta e recarga em vale, para avaliar a diferença marginal entre as duas. O estudo foi realizado utilizando dados disponíveis de uma microrrede real, localizada no assentamento rural da Nova Amazônia, em Roraima. O resultado do estudo identificou que, quando comparando a adição da recarga direta com a adição da recarga em vale, na microrrede, houve o aumento da energia produzida pelo gerador a diesel. O aumento da energia produzida implicou também em um aumento de emissão de monóxido e dióxido de carbono, além de aumento no preço do kWh.The transport sector is one of the biggest contributors to greenhouse gas emissions. The electric vehicles are an alternative to reduce the use of fossil fuels. However, an addition of a new electric load in the power system might cause collateral damage to its adequacy indexes and the need of increasing the generation capacity. In order to evaluate the impact of a fleet of electric vehicles, a simulation was performed through the HOMER software, considering two electric vehicles charging strategies, direct charging and valley charging, to evaluate the marginal difference between them. The study was carried out using a real micro-grid, located in the rural settlement of Nova Amazônia, Roraima. The result of the study identified, when compared both charging strategies, the increase of the produced energy from the diesel generator. The increase in produced energy led to an increase in carbon monoxide and carbon dioxide emissions, as well as an increase in the kWh price.Bremermann, Leonardo ElizeireUniversidade Federal de Santa CatarinaCampozana, Kabian Sadi2017-08-03T17:59:29Z2017-08-03T17:59:29Z2017-08-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis31application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/178024porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-08-03T17:59:29Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/178024Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-08-03T17:59:29Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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