Desvendando a informação genética: uma proposta de sequência didática para o ensino médio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219291 |
Resumo: | Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia, Florianópolis, 2020. |
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Desvendando a informação genética: uma proposta de sequência didática para o ensino médioBiologiaBiologia molecularGenéticaDissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia, Florianópolis, 2020.Grande parte da população mundial encontra dificuldades em assimilar conteúdos científicos e conceitos referentes à Biologia Molecular, mesmo que a quantidade de informações sobre o tema tenha se ampliado consideravelmente nos últimos tempos através de revistas especializadas e de divulgação científica, como também dos meios de comunicação de massa. Uma possível explicação para esse fato pode estar na aparente natureza abstrata dos conceitos, como é o caso, por exemplo, do conceito de gene, o processo de biossíntese de proteínas, dentre outros. A compreensão dos conceitos básicos, essencial para a alfabetização científica e a compreensão das novas tecnologias e dos seus impactos na nossa vida e cotidiano, pode ser facilitada pela inserção de diferentes estratégias didáticas no processo de ensino-aprendizagem. O uso de Sequências Didáticas (SD) investigativas pode contribuir para que o professor desperte um maior interesse dos estudantes pelo conteúdo a ser focado, possibilitando a construção ativa do seu conhecimento, visando um aprendizado significativo, aliado à motivação dos estudantes. Buscamos contribuir para o processo de ensino-aprendizagem sobre o tema, elaborando uma SD investigativa, intitulada ?Desvendando a informação genética?, a qual propõe uma abordagem investigativa do tema, associada com o uso de um material pedagógico complementar que simula o processo de síntese proteica. Ao longo do seu planejamento, a SD procura facilitar a construção do conhecimento sobre o tema, contextualizando e estimulando um olhar investigativo permitindo uma melhor compreensão dos conceitos em foco e, ampliando o seu significado biológico aos olhos dos estudantes, aproximando-o, ainda, ao seu cotidiano. Na organização da SD foram propostos três blocos distintos, mas que permeiam o conteúdo de forma interligada. Dessa forma, o estudante consegue perceber a conexão existente entre todas as etapas do processo biológico como um todo, até o produto final, no caso a porção da proteína que vai ser ?montada? por ele. O primeiro bloco aborda as proteínas, sua estrutura e função biológica, dando ênfase maior no seu papel como enzimas, e foi denominado Bloco 1 (amarelo): ?Intolerância à Lactose.? O segundo bloco trabalha a estrutura dos ácidos nucléicos e seu papel biológico nos organismos, e foi denominado Bloco 2 (verde): ?Código Genético? O que é isso afinal?? O terceiro e último bloco, diz respeito à síntese de proteínas propriamente dita, e foi denominado Bloco 3 (azul): ?Qual o propósito da Informação Genética?? Dessa forma, acreditamos que a proposta desenvolvida possa mediar positivamente a apropriação dos conceitos sobre o tema em foco de forma mais instigante e, ao mesmo tempo, estimulante.Abstract: Most people find it difficult to assimilate scientific content and concepts related to Molecular Biology, even though the amount of information has expanded considerably in the recent years through specialized magazines and scientific dissemination, as well as through the media of mass communication. One possible explanation to this observation may rely on the apparent abstract nature of the subject, as for example, the concept of gene, the process of protein biosynthesis, among others. The understanding of the basic scientific concepts, essential for scientific literacy and the understanding of new technologies, as well as their impacts on everyday life, can be facilitated by the insertion of different didactic strategies in the teaching-learning process. The use of investigative Didactic Sequences (SD) can contribute to promote students´ greater interest on the content under focus, enabling the active construction of their knowledge, as well as aiming at a meaningful learning, combined with their motivation throughout the learning process. We aimed to contribute to the teachinglearning process by elaborating an investigative SD, entitled ?Unraveling genetic information?, which proposes an investigative approach to the theme, associated with the use of complementary pedagogical material that simulates the protein synthesis process. Throughout its planning, the SD seeks to facilitate the construction of knowledge on the theme, contextualizing and stimulating an investigative look, allowing a better understanding of the concepts on the subject under focus and, broadening its biological meaning to the students. The SD is organized in three distinct blocks but in a way that the content is interconnected among them. In this way, the students can perceive the connection between all the stages of the genetic flow of information, as a whole, up to the final step, i.e. the final product, which, in this case, is the portion of a protein that will be \"assembled\" by them. The first block deals with proteins as macromolecules, their structure and biological function, giving greater emphasis to their role as enzymes, and was named Block 1 (yellow): ?Lactose intolerance.? The second block deals with the structure of nucleic acids and their biological role in living organisms, and was named Block 2 (green): ?Genetic Code? What is it anyway?? The third and last block, concerns protein synthesis itself, and was named Block 3 (blue): \"What is the purpose of Genetic Information\"? Thus, we believe that the proposed SD can positively mediate the appropriation of concepts on the theme in a more thoughtprovoking and, at the same time, defying way.Marques, Maria Risoleta FreireUniversidade Federal de Santa CatarinaDornelles, Rafael Amaro da Silveira2021-01-14T18:07:17Z2021-01-14T18:07:17Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis97 p.| il.application/pdf370943https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219291porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-14T18:07:17Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/219291Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-01-14T18:07:17Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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