Caracterização do risco costeiro aos impactos induzidos por marés de tempestade na costa central de Santa Catarina
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227227 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós-Graduação em Oceanografia, Florianópolis, 2021. |
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Caracterização do risco costeiro aos impactos induzidos por marés de tempestade na costa central de Santa CatarinaOceanografiaErosãoInundaçõesCostaMarésDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós-Graduação em Oceanografia, Florianópolis, 2021.Esta pesquisa objetivou a identificação de áreas críticas ao risco de inundação e erosão induzidas por marés de tempestade no setor costeiro central de Santa Catarina, uma área densamente habitada e reconhecida pela importante geração de bens e serviços ecossistêmicos às comunidades locais. Para este fim, a primeira fase da metodologia CRAF ? ?Coastal Risk Assessment Framework? (Sistema de Avaliação de Risco Costeiro) foi implementada em escala regional, considerando-se a probabilidade de ocorrência dos impactos relacionados aos perigos para os períodos de retorno de 10 e 50 anos. Baseada na utilização de modelos empíricos e análise espacial, a ferramenta une diferentes indicadores de impacto e exposição em um único índice, permitindo a comparação entre os setores e a identificação de áreas de maior risco. Os resultados obtidos demonstram que Florianópolis e Tijucas são os municípios sob maior risco de erosão e inundação no Setor Costeiro Central. Estes mesmos municípios apresentam uma combinação de características intrínsecas, relacionadas aos parâmetros hidrometeorológicos e sua herança geológica, que os tornam naturalmente mais susceptíveis à eventos extremos. Somado a estes fatores, aspectos relacionados ao padrão de ocupação dessas áreas destacam alguns dos setores historicamente mais atingidos e impactados por eventos de marés de tempestade. A análise dos resultados obtidos no período de retorno mais longo sugere, além da perda instantânea de grandes faixas de areia, a exposição futura de construções humanas e estradas locais. Apesar da necessidade de simplificação dos parâmetros utilizados pelo modelo original, a metodologia utilizada mostrou-se adequada para uma primeira etapa de avaliação de risco. Além disso, o estudo mostrou algumas alternativas que podem ser realizadas para a implementação da metodologia CRAF em áreas que não possuem uma infraestrutura de dados espaciais disponível.Abstract: This research aimed to identify hotspots of storm-induced flood and erosion impacts in the central coastal sector of Santa Catarina state, a highly developed area recognized by its importance in the offer of goods and ecosystem services for the local communities. To this end, the first phase of the CRAF (Coastal Risk Assessment Framework) framework was implemented at a regional scale, considering the probability of hazards occurrence for the 10 and 50 years return periods. Based on the application of empirical models and spatial analysis, the tool combines different indicators of hazard and exposure into a single index, allowing the comparison between sectors and the hotspots identification. The results obtained show that Florianópolis and Tijucas are the municipalities most at risk of erosion and flood in the study area. The same municipalities have a combination of intrinsic characteristics related to hydrometeorological patterns and their geological heritage that make them naturally more susceptible to extreme events. Moreover, aspects related to the pattern of occupation in these areas increase the exposure of some sectors historically most affected and impacted by storm surge events. The results obtained for the longer time frame suggests, in addition to the instant loss of large sand strips, future exposure of human assets, including the local road network. In addition, the study showed some alternatives that can be performed for the implementation of the CRAF tool in areas without an available spatial data infrastructure.Bonetti Filho, JarbasKlein, Antonio Henrique da FontouraUniversidade Federal de Santa CatarinaPazini, Karen Cristina2021-08-23T14:09:27Z2021-08-23T14:09:27Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis91 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf372119https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227227porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-23T14:09:27Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/227227Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-08-23T14:09:27Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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