ENSINO SUPERIOR E DESENVOLVIMENTO REGIONAL: UM ESTUDO DOS MÉTODOS QUANTITATIVOS UTILIZADOS EM PESQUISAS CIENTÍFICAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BORBA, PRICILA CARDOSO
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: SOARES, SANDRO VIEIRA, CASAGRANDE, JACIR LEONIR, MARTINS, CRISTINA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230261
Resumo: A pesquisa objetiva conhecer o panorama dos métodos quantitativos utilizados em pesquisas sobre o Ensino Superior e o Desenvolvimento Regional. Aplicou-se a metodologia Knowledge Development Process – Constructivist (Proknow-C) para a seleção de artigos nacionais, culminando num Portfólio Bibliográfico (PB) de 24 artigos científicos alinhados a pesquisa. Como resultados da análise, destacam-se: i) as Correlações (Pearson, Spearman) e Estatística Descritiva foram os métodos quantitativos mais utilizados; ii) Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (Renda, Saúde e Educação) foram as variáveis mais estudadas; iii) três artigos utilizaram a escala de mensuração em formato Likert; iv) 17 estudos utilizaram dados documentais e 07 contemplaram a utilização de questionários; v) sobre o tamanho da amostra, percebeu-se uma variação substancial entre as pesquisas, possivelmente em função do objetivo do estudo atrelado ao universo selecionado; vi) Pesquisa Social (1999) e Métodos e Técnicas (2012) figuram entre as referências de apoio mais citadas; vii) o Software Microsoft Office Excel foi o programa mais utilizado no apoio ao tratamento dos dados. Constatou-se que muitos artigos do PB não disponibilizaram informações metodológicas, apontando-se assim, a necessidade de maior detalhamento de modo a permitir a replicação das pesquisas no futuro.
id UFSC_c9b1f4915c0214c1f3e884360ab7b18a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/230261
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling ENSINO SUPERIOR E DESENVOLVIMENTO REGIONAL: UM ESTUDO DOS MÉTODOS QUANTITATIVOS UTILIZADOS EM PESQUISAS CIENTÍFICASA pesquisa objetiva conhecer o panorama dos métodos quantitativos utilizados em pesquisas sobre o Ensino Superior e o Desenvolvimento Regional. Aplicou-se a metodologia Knowledge Development Process – Constructivist (Proknow-C) para a seleção de artigos nacionais, culminando num Portfólio Bibliográfico (PB) de 24 artigos científicos alinhados a pesquisa. Como resultados da análise, destacam-se: i) as Correlações (Pearson, Spearman) e Estatística Descritiva foram os métodos quantitativos mais utilizados; ii) Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (Renda, Saúde e Educação) foram as variáveis mais estudadas; iii) três artigos utilizaram a escala de mensuração em formato Likert; iv) 17 estudos utilizaram dados documentais e 07 contemplaram a utilização de questionários; v) sobre o tamanho da amostra, percebeu-se uma variação substancial entre as pesquisas, possivelmente em função do objetivo do estudo atrelado ao universo selecionado; vi) Pesquisa Social (1999) e Métodos e Técnicas (2012) figuram entre as referências de apoio mais citadas; vii) o Software Microsoft Office Excel foi o programa mais utilizado no apoio ao tratamento dos dados. Constatou-se que muitos artigos do PB não disponibilizaram informações metodológicas, apontando-se assim, a necessidade de maior detalhamento de modo a permitir a replicação das pesquisas no futuro.INPEAU/UFSC2021-12-03T18:15:02Z2021-12-03T18:15:02Z2021-11-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-08-0https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230261BORBA, PRICILA CARDOSOSOARES, SANDRO VIEIRACASAGRANDE, JACIR LEONIRMARTINS, CRISTINAporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-03T18:15:02Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/230261Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-12-03T18:15:02Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv ENSINO SUPERIOR E DESENVOLVIMENTO REGIONAL: UM ESTUDO DOS MÉTODOS QUANTITATIVOS UTILIZADOS EM PESQUISAS CIENTÍFICAS
title ENSINO SUPERIOR E DESENVOLVIMENTO REGIONAL: UM ESTUDO DOS MÉTODOS QUANTITATIVOS UTILIZADOS EM PESQUISAS CIENTÍFICAS
spellingShingle ENSINO SUPERIOR E DESENVOLVIMENTO REGIONAL: UM ESTUDO DOS MÉTODOS QUANTITATIVOS UTILIZADOS EM PESQUISAS CIENTÍFICAS
BORBA, PRICILA CARDOSO
title_short ENSINO SUPERIOR E DESENVOLVIMENTO REGIONAL: UM ESTUDO DOS MÉTODOS QUANTITATIVOS UTILIZADOS EM PESQUISAS CIENTÍFICAS
title_full ENSINO SUPERIOR E DESENVOLVIMENTO REGIONAL: UM ESTUDO DOS MÉTODOS QUANTITATIVOS UTILIZADOS EM PESQUISAS CIENTÍFICAS
title_fullStr ENSINO SUPERIOR E DESENVOLVIMENTO REGIONAL: UM ESTUDO DOS MÉTODOS QUANTITATIVOS UTILIZADOS EM PESQUISAS CIENTÍFICAS
title_full_unstemmed ENSINO SUPERIOR E DESENVOLVIMENTO REGIONAL: UM ESTUDO DOS MÉTODOS QUANTITATIVOS UTILIZADOS EM PESQUISAS CIENTÍFICAS
title_sort ENSINO SUPERIOR E DESENVOLVIMENTO REGIONAL: UM ESTUDO DOS MÉTODOS QUANTITATIVOS UTILIZADOS EM PESQUISAS CIENTÍFICAS
author BORBA, PRICILA CARDOSO
author_facet BORBA, PRICILA CARDOSO
SOARES, SANDRO VIEIRA
CASAGRANDE, JACIR LEONIR
MARTINS, CRISTINA
author_role author
author2 SOARES, SANDRO VIEIRA
CASAGRANDE, JACIR LEONIR
MARTINS, CRISTINA
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv BORBA, PRICILA CARDOSO
SOARES, SANDRO VIEIRA
CASAGRANDE, JACIR LEONIR
MARTINS, CRISTINA
description A pesquisa objetiva conhecer o panorama dos métodos quantitativos utilizados em pesquisas sobre o Ensino Superior e o Desenvolvimento Regional. Aplicou-se a metodologia Knowledge Development Process – Constructivist (Proknow-C) para a seleção de artigos nacionais, culminando num Portfólio Bibliográfico (PB) de 24 artigos científicos alinhados a pesquisa. Como resultados da análise, destacam-se: i) as Correlações (Pearson, Spearman) e Estatística Descritiva foram os métodos quantitativos mais utilizados; ii) Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (Renda, Saúde e Educação) foram as variáveis mais estudadas; iii) três artigos utilizaram a escala de mensuração em formato Likert; iv) 17 estudos utilizaram dados documentais e 07 contemplaram a utilização de questionários; v) sobre o tamanho da amostra, percebeu-se uma variação substancial entre as pesquisas, possivelmente em função do objetivo do estudo atrelado ao universo selecionado; vi) Pesquisa Social (1999) e Métodos e Técnicas (2012) figuram entre as referências de apoio mais citadas; vii) o Software Microsoft Office Excel foi o programa mais utilizado no apoio ao tratamento dos dados. Constatou-se que muitos artigos do PB não disponibilizaram informações metodológicas, apontando-se assim, a necessidade de maior detalhamento de modo a permitir a replicação das pesquisas no futuro.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-03T18:15:02Z
2021-12-03T18:15:02Z
2021-11-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-08-0
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230261
identifier_str_mv 978-85-68618-08-0
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230261
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652383842992128