Gestão dos programas de pós-graduação stricto sensu em enfermagem no contexto das políticas públicas brasileiras de ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Kamylla Santos da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230981
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2021.
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spelling Gestão dos programas de pós-graduação stricto sensu em enfermagem no contexto das políticas públicas brasileiras de ensino superiorEnfermagemEnsino superiorPolíticas públicasTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2021.Introdução: a ciência, a tecnologia e a inovação formam uma tríade de motores da transformação econômica e social que sustentam a Enfermagem e dependem de políticas e estratégias que envolvam a comunidade acadêmica, sociedade científica, profissionais e atores sociais. Neste processo, os avanços devem-se especialmente aos enfermeiros doutores, que, no Brasil,são formados nos Programas de Pós-Graduação stricto sensu em enfermagem. Objetivo: compreender como ocorre a gestão dos programas de pós-graduação stricto sensu em enfermagem no contexto das políticas públicas brasileiras de ensino superior. Método: pesquisa de abordagem qualitativa que teve como método a Grounded Theory, vertente straussiana e referencial teórico-filosófico pautado na Teoria da Complexidade de Edgar Morin. O cenário da pesquisa foi programas de pós-graduação stricto sensu em enfermagemde três universidades do sul do Brasil. A coleta de dados ocorreu entre junho e outubro de 2021. A seleção dos participantes do primeiro grupo amostral foi intencional e os demais grupos respeitaram a composição da amostragem teórica apoiada em critérios de inclusão e exclusão. A pesquisa alcançou a saturação teórica com 25 participantes, divididos em três grupos amostrais. O processo de coleta e análise dos dados ocorreu simultaneamente, sendo a análise realizada em três etapas, a saber: codificação aberta, codificação axial e integração. Foi utilizado o software NVivo12® para auxiliar na organização dos dados no processo de análise. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Federal de Santa Catarina sob o Parecer nº 3.299.814. Do processo analítico dos dados, emergiu o fenômeno da pesquisa, intitulado ?Gerenciando coletivamente os programas de pós-graduação stricto sensu emenfermagem ancorados nas incertezas das políticas públicas de ensino superior por um compromisso de responsabilidade social para conduzir e impulsionar os motores da ciência, tecnologia e da formação de recursos humanos?, sustentado por três categorias que promovem um movimento indutor para o fenômeno central, a saber: i) condição: Despontando as políticas públicas como indutoras, estrutura e funcionamento, para acontecer a gestão de Programas de Pós-Graduação stricto sensu em enfermagem; ii) ação/interação: Trabalhando coletivamente, por meio de incertezas, no transcorrer da gestão de Programas de Pós-Graduação stricto sensu em enfermagem; e iii) consequência: Revelando esforços despendidos, por meio do compromisso de docentes e discentes, com a ciência e sociedade na formação de recursos humanos de qualidade. Considerações finais: evidencia-se que a gestão dos programas de pós-graduação stricto sensu em enfermagem é complexa e conduzida por membros do programa (docentes e discentes) de forma coletiva e pautada nas políticas públicas nacionais.Abstract: Introduction: science, technology and innovation form a triad of engines of economic and social transformation that support Nursing and depend on policies and strategies that involve the academic community, scientific society, professionals and social actors. In this process, advances are especially due to nurses with a doctorate, who, in Brazil, are trained in the stricto sensu Graduate Nursing Programs. Objective: to understand how stricto sensu graduate programs in nursing are managed in the context of Brazilian public policies for higher education. Method: research with a qualitative approach that used the Grounded Theory method, a Straussian strand and theoretical-philosophical framework based on the Complexity Theory of Edgar Morin. The research scenario was stricto sensu postgraduate programs in nursing from three universities in southern Brazil. Data collection took place between June and October 2021. The selection of participants in the first sample group was intentional and the other groups respected the composition of the theoretical sampling supported by inclusion and exclusion criteria. The research reached theoretical saturation with 25 participants, divided into three sample groups. The process of data collection and analysis took place simultaneously, and the analysis was carried out in three stages, namely: open coding, axial coding and integration. NVivo12® software was used to help organize data in the analysis process. The project was approved by the Ethics Committee in Research with Human Beings of the Federal University of Santa Catarina under Opinion No. 3,299,814. From the data analytical process, the research phenomenon emerged, entitled ?Collectively managing stricto sensu postgraduate programs in nursing anchored in the uncertainties of public higher education policies by a commitment to social responsibility to drive and boost the engines of science, technology and the formation of human resources?, supported by three categories that promote an inducing movement towards the central phenomenon, namely: i) condition: Emerging public policies as inductors, structure and functioning, for the management of Graduate Programs to take place stricto sensu in nursing; ii) action/interaction: Working collectively, through uncertainties, in the course of managing stricto sensu Graduate Nursing Programs; and iii) consequence: Revealing efforts made, through the commitment of professors and students, with science and society in the formation of quality human resources. Final considerations: it is evident that the management of stricto sensu graduate programs in nursing is complex and conducted by program members (teachers and students) collectively and based on national public policies.Erdmann, Alacoque LorenziniAndrade, Selma Regina deUniversidade Federal de Santa CatarinaCunha, Kamylla Santos da2022-02-14T13:30:51Z2022-02-14T13:30:51Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis148 p.| il., gráfs.application/pdf374338https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230981porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-14T13:30:51Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/230981Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-02-14T13:30:51Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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