Avaliação de aprendizagem das fases da lua mediada por hipermídia educacional no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Müller, Fernanda
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189257
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Física.
id UFSC_c9c2d32fe87e4c9c57e03ed42c357e0c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/189257
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Avaliação de aprendizagem das fases da lua mediada por hipermídia educacional no ensino médioFísicaEnsino médioFases da luaHipermídia educacionalVisualização no ensino de ciênciasTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Física.RESUMO A astronomia é uma área da ciência muito interessante. A observação de fenômenos astronômicos, do céu, das fases Lua e das estrelas causam grande fascínio, despertam grande curiosidade e interesse. Trata-se também de uma área com vasta aplicação no ensino. No entanto, na educação formal há muitos problemas associados à necessidade de visualização dos fenômenos de um referencial privilegiado. O objetivo desse trabalho é avaliar a aprendizagem das fases da Lua após exploração de uma hipermídia educacional CARONTE com modelos cuidadosamente elaborados para fornecer auxílio à visualização deste fenômeno. A intervenção é feita com 72 estudantes do segundo ano do ensino médio de uma escola estadual. A análise foi feita a partir da aplicação de um préteste e de um pós-teste que os alunos responderam antes do acesso à hipermídia e após a exploração “livre” da mesma. O enfoque da análise foi em questões com diagramas que permitem buscar inferências sobre o auxílio à visualização propiciada pela interação com os objetos de visualização. Os resultados mostram que os esquemas propostos para a sequência das fases lunares forneceram auxílio a cerca de 61% dos estudantes com elaboração de diagramas coerentes e diferentes dos apresentados no material. Os demais resultados envolvem entre 20 e 30% de esquemas corretos. Além da análise de cada questão calculou-se o ganho percentual global, atribuindo uma nota no pré-teste e outra no pós-teste. O ganho normalizado obtido foi de 27% que é promissor pensando-se no público avaliado e no tipo de exploração feita do material. Palavras-chave: Ensino Médio. Fases da Lua. Hipermídia Educacional.Visualização no ensino de ciências.ABSTRACT Astronomy is an interesting scientific field. The observation of astronomical phenomenon, sky, Moon phases and the stars cause a great fascination and arouse a great curiosity and interest. It’s also an area with wide application in education. However, formal education has diversified problems associated with the need to visualize phenomenon from a privilege reference frame. The aim of this study is to evaluate student´s learning outcomes about Moon phases after the exploitation of an educational hypermedia called CARONTE which has carefully developed models to enhance learning of this phenomena. The educational intervention was applied to 72 students in the second year in high school at a state school. Analyses are made based on a pre-test and a post-test where students answered before of having access to the educational hypermedia and after the “free” study of it. The goal of the investigation was to inspect how questions with diagrams allow us to infer about the visualization aid provided by the interaction with the visualization objects. The results show that the proposed scheme of lunar positions provides a support to around 61% of students with the creation of consistent diagrams and different from the those presented in the educational hypermedia. The other results are related to 20% and 30% of correct schemes. Besides the analyses of each question, it was calculated the global percentage gain which is around 27%, an encouraging result taking into account the audience assessed and the type of intervention that was applied. Keywords: High school. Moon phases. Educational hypermedia. Visualization in science education.FlorianópolisSilva, Tatiana daUniversidade Federal de Santa CatarinaMüller, Fernanda2018-08-22T13:44:38Z2018-08-22T13:44:38Z2018-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis84 p.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189257Open Accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2018-08-22T13:44:38Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/189257Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-08-22T13:44:38Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de aprendizagem das fases da lua mediada por hipermídia educacional no ensino médio
title Avaliação de aprendizagem das fases da lua mediada por hipermídia educacional no ensino médio
spellingShingle Avaliação de aprendizagem das fases da lua mediada por hipermídia educacional no ensino médio
Müller, Fernanda
Física
Ensino médio
Fases da lua
Hipermídia educacional
Visualização no ensino de ciências
title_short Avaliação de aprendizagem das fases da lua mediada por hipermídia educacional no ensino médio
title_full Avaliação de aprendizagem das fases da lua mediada por hipermídia educacional no ensino médio
title_fullStr Avaliação de aprendizagem das fases da lua mediada por hipermídia educacional no ensino médio
title_full_unstemmed Avaliação de aprendizagem das fases da lua mediada por hipermídia educacional no ensino médio
title_sort Avaliação de aprendizagem das fases da lua mediada por hipermídia educacional no ensino médio
author Müller, Fernanda
author_facet Müller, Fernanda
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Tatiana da
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Müller, Fernanda
dc.subject.por.fl_str_mv Física
Ensino médio
Fases da lua
Hipermídia educacional
Visualização no ensino de ciências
topic Física
Ensino médio
Fases da lua
Hipermídia educacional
Visualização no ensino de ciências
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Física.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-22T13:44:38Z
2018-08-22T13:44:38Z
2018-08-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189257
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189257
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Open Access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Open Access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 84 p.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652386187608064