Avaliação de aprendizagem das fases da lua mediada por hipermídia educacional no ensino médio
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189257 |
Resumo: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Física. |
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Avaliação de aprendizagem das fases da lua mediada por hipermídia educacional no ensino médioFísicaEnsino médioFases da luaHipermídia educacionalVisualização no ensino de ciênciasTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Física.RESUMO A astronomia é uma área da ciência muito interessante. A observação de fenômenos astronômicos, do céu, das fases Lua e das estrelas causam grande fascínio, despertam grande curiosidade e interesse. Trata-se também de uma área com vasta aplicação no ensino. No entanto, na educação formal há muitos problemas associados à necessidade de visualização dos fenômenos de um referencial privilegiado. O objetivo desse trabalho é avaliar a aprendizagem das fases da Lua após exploração de uma hipermídia educacional CARONTE com modelos cuidadosamente elaborados para fornecer auxílio à visualização deste fenômeno. A intervenção é feita com 72 estudantes do segundo ano do ensino médio de uma escola estadual. A análise foi feita a partir da aplicação de um préteste e de um pós-teste que os alunos responderam antes do acesso à hipermídia e após a exploração “livre” da mesma. O enfoque da análise foi em questões com diagramas que permitem buscar inferências sobre o auxílio à visualização propiciada pela interação com os objetos de visualização. Os resultados mostram que os esquemas propostos para a sequência das fases lunares forneceram auxílio a cerca de 61% dos estudantes com elaboração de diagramas coerentes e diferentes dos apresentados no material. Os demais resultados envolvem entre 20 e 30% de esquemas corretos. Além da análise de cada questão calculou-se o ganho percentual global, atribuindo uma nota no pré-teste e outra no pós-teste. O ganho normalizado obtido foi de 27% que é promissor pensando-se no público avaliado e no tipo de exploração feita do material. Palavras-chave: Ensino Médio. Fases da Lua. Hipermídia Educacional.Visualização no ensino de ciências.ABSTRACT Astronomy is an interesting scientific field. The observation of astronomical phenomenon, sky, Moon phases and the stars cause a great fascination and arouse a great curiosity and interest. It’s also an area with wide application in education. However, formal education has diversified problems associated with the need to visualize phenomenon from a privilege reference frame. The aim of this study is to evaluate student´s learning outcomes about Moon phases after the exploitation of an educational hypermedia called CARONTE which has carefully developed models to enhance learning of this phenomena. The educational intervention was applied to 72 students in the second year in high school at a state school. Analyses are made based on a pre-test and a post-test where students answered before of having access to the educational hypermedia and after the “free” study of it. The goal of the investigation was to inspect how questions with diagrams allow us to infer about the visualization aid provided by the interaction with the visualization objects. The results show that the proposed scheme of lunar positions provides a support to around 61% of students with the creation of consistent diagrams and different from the those presented in the educational hypermedia. The other results are related to 20% and 30% of correct schemes. Besides the analyses of each question, it was calculated the global percentage gain which is around 27%, an encouraging result taking into account the audience assessed and the type of intervention that was applied. Keywords: High school. Moon phases. Educational hypermedia. Visualization in science education.FlorianópolisSilva, Tatiana daUniversidade Federal de Santa CatarinaMüller, Fernanda2018-08-22T13:44:38Z2018-08-22T13:44:38Z2018-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis84 p.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189257Open Accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2018-08-22T13:44:38Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/189257Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-08-22T13:44:38Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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