"What does a scanner see?": Philip K. Dick's and Richard Linllater's take on identity and identity crisis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barber, Juliana Bittencourt
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/158358
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente, Florianópolis, 2012.
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spelling "What does a scanner see?": Philip K. Dick's and Richard Linllater's take on identity and identity crisisLiteraturaLingua inglesaCinema e literaturaPos-modernismo (Literatura)Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente, Florianópolis, 2012.Abstract : This research presents a comparative analysis between Philip K. Dick s 1977 novel A Scanner Darkly and Richard Linklater s 2006 homonymous film adaptation of it. The focus of this analysis is the theme of postmodern identity, having as a theoretical framework the issues about identity and postmodernism problematized by theorists such a Fredric Jameson and Stuart Hall. This analysis shows how the issue of postmodern identity is ubiquitous both in Dick s novel and in Linklater s film. In order to analyze the issue of adaptation, the ideas of scholars such as Dudley Andrew and Robert Stam, as well as film theorist André Bazin were used. The differences between a novel and a film that narrate the same story are unavoidable. However, what is possible to see in the case of A Scanner Darkly is that the treatment and the emphasis given to the issue of postmodern identity in both works is equivalent. In order to do so, the film takes advantage of the specificities of its medium to represent elements that, due to each medium s nature, cannot be transposed into a film.<br>Esta pesquisa apresenta uma análise comparativa entre o romance de Philip K. Dick A Scanner Darkly (O Homem Duplo  1977) e a adaptação cinematográfica homônima feita por Richard Liklater em 2006. O foco desta análise é o tema da identidade pós-moderna, usando como base teórica as questões sobre identidade e pós-modernidade problematizadas por teóricos como Fredric Jameson e Stuart Hall. A partir desta análise, é possivel observar como o tema da identidade pósmoderna é ubíquo e ambas as obras. Para analisar as questões relacionadas a adaptação, foram utilizadas as ideias de acadêmicos como Dudley Andrew e Robert Stam, assim como do teórico André Bazin. As diferenças entre um romance e um filme que narram a mesma história são inevitáveis. Porém, o que é possível ver no caso de A Scanner Darkly é que o tratamento e a ênfase dados ao tema da identidade pós-moderna em ambas as obras é equivalente. Para tanto, o filme utiliza as especificidades do seu meio para representar possíveis elementos que, por conta da natureza de cada meio, não podem ser transpostos para o cinema.Corseuil, Anelise ReichSá, Daniel Serravalle deUniversidade Federal de Santa CatarinaBarber, Juliana Bittencourt2016-01-15T14:24:53Z2016-01-15T14:24:53Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisxvi, 62 p.| il.application/pdf334128https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/158358engreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-02-05T09:43:28Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/158358Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-02-05T09:43:28Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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