Coaching no contexto acadêmico: um estudo de caso na Universidade do Estado de Santa Catarina.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/242635 |
Resumo: | Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2022. |
id |
UFSC_ca41d6d344e29e1c490460ce992a7de8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/242635 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Coaching no contexto acadêmico: um estudo de caso na Universidade do Estado de Santa Catarina.CoachingComportamento organizacionalCarreira profissionalUniversidades e faculdadesDissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2022.Atualmente muitas organizações estão investindo em desenvolvimento, qualificação e treinamento dos seus colaboradores por meio do coaching, uma metodologia que se utiliza de ferramentas e técnicas buscando ampliar o conhecimento de si mesmo, reconhecer seus potenciais e suas limitações e assim construir um plano para atingir suas metas e objetivos tanto pessoais, quanto profissionais. Neste contexto, o desenvolvimento de competências inicia muito antes do ingresso dos profissionais no mercado de trabalho, tendo a Universidade condições de promover um ambiente propício que vai além do desenvolvimento de competências técnicas ou cognitivas, devendo encorajar as competências por meio de ferramenta não tradicional de aprendizagem, sendo o coaching universitário uma forma de contribuir na sua formação, potencializando o desempenho dos discentes, docentes e colaboradores a entenderem seus propósitos, suas metas e alinhá-los na sua carreira. O objetivo do presente estudo foi avaliar o papel do programa de Coaching da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) no desenvolvimento de competências comportamentais na perspectiva dos acadêmicos participantes. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório baseado em método misto, que inclui o uso complementar de abordagens qualitativa e quantitativa. Os sujeitos do estudo foram: a coordenadora, as multiplicadoras e os acadêmicos que participaram do Programa TJ Coaching durante os anos de 2017, 2018 e 2019. A coleta de dados foi realizada entre os meses de junho e julho de 2022 por meio entrevistas com a idealizadora e as multiplicadoras do Programa, além de envio questionário com perguntas abertas e fechadas criado a partir do Google Forms para os acadêmicos participantes, com investigação da avaliação da importância e aquisição das competências comportamentais, pontos fortes/fracos do programa e sugestões. A análise de dados quantitativa foi realizada a partir da frequência absoluta e relativa, enquanto a dos dados qualitativos baseou-se na análise de Bardin. A partir do estudo foi possível inferir que o Programa TJ Coaching da UDESC contribuiu com o desenvolvimento de competências comportamentais na perspectiva dos acadêmicos participantes. A partir das sugestões oferecidas, foi criada uma proposta de ação, com vistas a oportunizar a continuidade do Programa TJ Coaching na UDESC.Dalmau, Marcos Baptista LopezUniversidade Federal de Santa CatarinaMendes, Ketty Celina Fernandes2022-12-13T11:51:54Z2022-12-13T11:51:54Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis154 p.| il., tabs.application/pdf379286https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/242635porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-13T11:51:55Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/242635Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-12-13T11:51:55Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Coaching no contexto acadêmico: um estudo de caso na Universidade do Estado de Santa Catarina. |
title |
Coaching no contexto acadêmico: um estudo de caso na Universidade do Estado de Santa Catarina. |
spellingShingle |
Coaching no contexto acadêmico: um estudo de caso na Universidade do Estado de Santa Catarina. Mendes, Ketty Celina Fernandes Coaching Comportamento organizacional Carreira profissional Universidades e faculdades |
title_short |
Coaching no contexto acadêmico: um estudo de caso na Universidade do Estado de Santa Catarina. |
title_full |
Coaching no contexto acadêmico: um estudo de caso na Universidade do Estado de Santa Catarina. |
title_fullStr |
Coaching no contexto acadêmico: um estudo de caso na Universidade do Estado de Santa Catarina. |
title_full_unstemmed |
Coaching no contexto acadêmico: um estudo de caso na Universidade do Estado de Santa Catarina. |
title_sort |
Coaching no contexto acadêmico: um estudo de caso na Universidade do Estado de Santa Catarina. |
author |
Mendes, Ketty Celina Fernandes |
author_facet |
Mendes, Ketty Celina Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Dalmau, Marcos Baptista Lopez Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Ketty Celina Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Coaching Comportamento organizacional Carreira profissional Universidades e faculdades |
topic |
Coaching Comportamento organizacional Carreira profissional Universidades e faculdades |
description |
Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2022. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-13T11:51:54Z 2022-12-13T11:51:54Z 2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
379286 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/242635 |
identifier_str_mv |
379286 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/242635 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
154 p.| il., tabs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652271769092096 |