Coaching no contexto acadêmico: um estudo de caso na Universidade do Estado de Santa Catarina.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Ketty Celina Fernandes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/242635
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2022.
id UFSC_ca41d6d344e29e1c490460ce992a7de8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/242635
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaMendes, Ketty Celina FernandesDalmau, Marcos Baptista Lopez2022-12-13T11:51:54Z2022-12-13T11:51:54Z2022379286https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/242635Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2022.Atualmente muitas organizações estão investindo em desenvolvimento, qualificação e treinamento dos seus colaboradores por meio do coaching, uma metodologia que se utiliza de ferramentas e técnicas buscando ampliar o conhecimento de si mesmo, reconhecer seus potenciais e suas limitações e assim construir um plano para atingir suas metas e objetivos tanto pessoais, quanto profissionais. Neste contexto, o desenvolvimento de competências inicia muito antes do ingresso dos profissionais no mercado de trabalho, tendo a Universidade condições de promover um ambiente propício que vai além do desenvolvimento de competências técnicas ou cognitivas, devendo encorajar as competências por meio de ferramenta não tradicional de aprendizagem, sendo o coaching universitário uma forma de contribuir na sua formação, potencializando o desempenho dos discentes, docentes e colaboradores a entenderem seus propósitos, suas metas e alinhá-los na sua carreira. O objetivo do presente estudo foi avaliar o papel do programa de Coaching da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) no desenvolvimento de competências comportamentais na perspectiva dos acadêmicos participantes. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório baseado em método misto, que inclui o uso complementar de abordagens qualitativa e quantitativa. Os sujeitos do estudo foram: a coordenadora, as multiplicadoras e os acadêmicos que participaram do Programa TJ Coaching durante os anos de 2017, 2018 e 2019. A coleta de dados foi realizada entre os meses de junho e julho de 2022 por meio entrevistas com a idealizadora e as multiplicadoras do Programa, além de envio questionário com perguntas abertas e fechadas criado a partir do Google Forms para os acadêmicos participantes, com investigação da avaliação da importância e aquisição das competências comportamentais, pontos fortes/fracos do programa e sugestões. A análise de dados quantitativa foi realizada a partir da frequência absoluta e relativa, enquanto a dos dados qualitativos baseou-se na análise de Bardin. A partir do estudo foi possível inferir que o Programa TJ Coaching da UDESC contribuiu com o desenvolvimento de competências comportamentais na perspectiva dos acadêmicos participantes. A partir das sugestões oferecidas, foi criada uma proposta de ação, com vistas a oportunizar a continuidade do Programa TJ Coaching na UDESC.154 p.| il., tabs.porCoachingComportamento organizacionalCarreira profissionalUniversidades e faculdadesCoaching no contexto acadêmico: um estudo de caso na Universidade do Estado de Santa Catarina.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPPAU0273-D.pdfPPAU0273-D.pdfapplication/pdf4381523https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/242635/-1/PPAU0273-D.pdf04bbb12a54df0105f625a1c25354eb14MD5-1123456789/2426352022-12-13 08:51:55.108oai:repositorio.ufsc.br:123456789/242635Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-12-13T11:51:55Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Coaching no contexto acadêmico: um estudo de caso na Universidade do Estado de Santa Catarina.
title Coaching no contexto acadêmico: um estudo de caso na Universidade do Estado de Santa Catarina.
spellingShingle Coaching no contexto acadêmico: um estudo de caso na Universidade do Estado de Santa Catarina.
Mendes, Ketty Celina Fernandes
Coaching
Comportamento organizacional
Carreira profissional
Universidades e faculdades
title_short Coaching no contexto acadêmico: um estudo de caso na Universidade do Estado de Santa Catarina.
title_full Coaching no contexto acadêmico: um estudo de caso na Universidade do Estado de Santa Catarina.
title_fullStr Coaching no contexto acadêmico: um estudo de caso na Universidade do Estado de Santa Catarina.
title_full_unstemmed Coaching no contexto acadêmico: um estudo de caso na Universidade do Estado de Santa Catarina.
title_sort Coaching no contexto acadêmico: um estudo de caso na Universidade do Estado de Santa Catarina.
author Mendes, Ketty Celina Fernandes
author_facet Mendes, Ketty Celina Fernandes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Ketty Celina Fernandes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dalmau, Marcos Baptista Lopez
contributor_str_mv Dalmau, Marcos Baptista Lopez
dc.subject.classification.none.fl_str_mv Coaching
Comportamento organizacional
Carreira profissional
Universidades e faculdades
topic Coaching
Comportamento organizacional
Carreira profissional
Universidades e faculdades
description Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2022.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-13T11:51:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-12-13T11:51:54Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/242635
dc.identifier.other.none.fl_str_mv 379286
identifier_str_mv 379286
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/242635
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 154 p.| il., tabs.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/242635/-1/PPAU0273-D.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 04bbb12a54df0105f625a1c25354eb14
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805321722888192