Amor à terra: a função social da escola no meio rural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nawroski, Alcione
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182793
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2017.
id UFSC_ca41ef59911560eb393017f10691c76a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/182793
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Amor à terra: a função social da escola no meio ruralEducaçãoEducação ruralTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2017.A pesquisa trata da educação rural no Brasil num contexto histórico marcado pela predominância da população rural (1910-1961), explicitada por meio do pensamento de Antônio Carneiro Leão. Embora partindo do contexto brasileiro, traz para o debate contribuições do pedagogo português António Sérgio, referentes a um período contemporâneo. O estudo desenvolveu uma análise sobre a educação rural, discutindo a função social da escola, tomando como referência exemplos de sua institucionalização para os imigrantes poloneses e seus descendentes no Brasil. Tal objetivo geral está desdobrado nos seguintes objetivos específicos: identificar concepções político-pedagógicas sobre educação rural, notadamente as apresentadas por Carneiro Leão e António Sérgio; identificar e caracterizar as interlocuções entre o pensamento de Antônio Carneiro Leão e António Sérgio no que tange à educação rural; problematizar o sentido da escola para os imigrantes poloneses no contexto da educação rural no Brasil; caracterizar, no processo histórico, a criação e a permanência do ?amor à terra? enquanto estrutura de sentimento. Quanto à metodologia elegida, consiste em uma pesquisa documental. Está embasada nas obras de Carneiro Leão: ?O Brazil e a educação popular? (1917), ?A sociedade rural: seus problemas e a sua educação? (1939), ?O sentido da evolução cultural no Brasil? (1946), a segunda edição de ?Fundamentos de sociologia? (1954) e ?Panorama sociológico do Brasil? (1958); nas obras de António Sérgio: ?Da natureza da afecção? (1913), ?Educação cívica? (1915) e ?Manual de instrução agrícola na escola primária? (1916); e na obra de John Dewey, ?Democracia e educação? (1916). Para efeito de análise, adotamos o conceito de ?estrutura de sentimento? de Raymond Williams (1979). Constatamos a construção histórica de estruturas de sentimento que denominamos ?amor à terra?, por meio da produção de culturas emergentes, dominantes e residuais, explicitadas pelo pensamento de Carneiro Leão e de António Sérgio quanto à educação rural. Identificamos também a formação da estrutura de sentimento ?amor à terra? como uma hipótese cultural explicativa alicerçada pelo processo de instituição da escola no meio rural brasileiro e, particularmente, no cenário da imigração polonesa. Foi possível estabelecer relações entre o ruralismo expresso no pensamento de Carneiro Leão e António Sérgio e perspectivas teóricas da Escola Nova, notadamente em relação a concepções de Dewey presentes na obra ?Democracia e Educação?. Em suma, tais constatações nos possibilitam defender, ao longo da história, o processo de elaboração de uma estrutura de sentimento denominada de ?amor à terra?, nutrida pelo ruralismo pedagógico, pela experiência social e tradição presentes na formação cultural do meio rural, que se manifestaram em culturas, ora emergentes, ora dominantes ou residuais, como estágios que se movimentam e oscilam em diferentes espaços geográficos.Abstract : The research deals with rural education in Brazil in a historical context marked by the predominance of the rural population (1910-1961), made explicit by the thought of Antônio Carneiro Leão. Although starting from the Brazilian context, brings to the debate contributions of the Portuguese pedagogue António Sérgio, referring to a contemporary period. The study developed an analysis of rural education, discussing the social function of the school, taking as reference examples of school for Polish immigrants and their descendants in Brazil. This general objective is subdivided into these specific objectives: to identify political-pedagogical conceptions about rural education especially those presented by Carneiro Leão and António Sérgio; to identify and to characterize the interlocutions between the thought of Antônio Carneiro Leão and António Sérgio in rural education; to problematize the sense of school for Polish immigrants in the context of rural education in Brazil; to characterize, in the historical process, the creation and permanence of the ?love the countryside" as a structure of feeling. The methodology consists of a documentary research. The books of Carneiro Leão are ?O Brazil e a educação popular? (1917), ?A sociedade rural: seus problemas e a sua educação? (1939), ?O sentido da evolução cultural no Brasil? (1946), the second edition ?Fundamentos de sociologia? (1954) and ?Panorama sociológico do Brasil? (1958); the books of Antonio Sérgio are ?Da natureza da afecção? (1913), ?Educação Cívica? (1915) and ?Manual de instrução agrícola na escola primária? (1916); and book of John Dewey is ?Democracy and education? (1916). For analysis of the books, we adopted ?feeling structure? concept of Raymond Williams (1979). We verified in the historical construction of structures of feeling that we call "love the countryside", through the production of emergent, dominant and residual cultures that appear thought of Carneiro Leão and António Sérgio on rural education. We also identify the formation of the "love the countryside" feeling structure as a cultural hypothesis explained by the educational process of the school in the rural Brazilian and particularly, in the Polish immigration. It was possible to establish relationships between the pedagogical ruralism that appeared in the thought of Carneiro Leão and António Sérgio and with theoretical perspectives of the New School, notably in the Dewey conceptions present in the book "Democracy and Education". Finally, these findings allow us to defend during the historical period, the process of elaborating a structure of feeling called "love the countryside" developed by pedagogical ruralism by the experience and social tradition present in the cultural formation in the rural environment, that appeared in the cultures as emergent, dominant or residual that move and oscillate in different geographic spaces.Santos, Ademir Valdir dosPaim, Elison AntonioUniversidade Federal de Santa CatarinaNawroski, Alcione2018-01-23T03:16:15Z2018-01-23T03:16:15Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis346 p.| il.application/pdf349689https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182793porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-23T03:16:15Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/182793Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-01-23T03:16:15Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Amor à terra: a função social da escola no meio rural
title Amor à terra: a função social da escola no meio rural
spellingShingle Amor à terra: a função social da escola no meio rural
Nawroski, Alcione
Educação
Educação rural
title_short Amor à terra: a função social da escola no meio rural
title_full Amor à terra: a função social da escola no meio rural
title_fullStr Amor à terra: a função social da escola no meio rural
title_full_unstemmed Amor à terra: a função social da escola no meio rural
title_sort Amor à terra: a função social da escola no meio rural
author Nawroski, Alcione
author_facet Nawroski, Alcione
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Ademir Valdir dos
Paim, Elison Antonio
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Nawroski, Alcione
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação rural
topic Educação
Educação rural
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2017.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-01-23T03:16:15Z
2018-01-23T03:16:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 349689
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182793
identifier_str_mv 349689
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182793
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 346 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652263775797248