Estratégias para o aumento da adesão de pacientes com diabetes mellitus tipo 1 ao tratamento: atividades educativas realizadas em um centro de referência
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/171931 |
Resumo: | TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-graduação em Enfermagem. Linhas de Cuidado em Doenças Crônicas Não Transmissíveis |
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Estratégias para o aumento da adesão de pacientes com diabetes mellitus tipo 1 ao tratamento: atividades educativas realizadas em um centro de referênciadiabetes mellitus tipo 1adesão terapêuticaeducação em saúdeTCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-graduação em Enfermagem. Linhas de Cuidado em Doenças Crônicas Não TransmissíveisO objetivo do trabalho foi propor estratégias educativas para o aumento da ad esão de pacientes com DM1 ao tratamento. Trata - se de uma atividade de intervenção educativa realizada co m o intuito de aumentar a adesão ao tratamento de pacientes com DM1. A atividade ocorreu entre ja neiro de 2013 a janeiro de 2014. O presente estudo foi realizado no Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão , localizado no município de Fortaleza, referência no tratamento do Dia betes no Estado do Ceará. O estudo abrange o relato de intervenções educativas junto a 150 crianças e adolescentes de 0 à 18 anos, com DM1. Que foram selecionadas durante a consulta de enfermagem e apresentavam problemas e dificuldades na adesão ao tratamento do DM1 . F oi possível observar uma melhor convivência com o diabetes por meio d o processo educativo, gerando o aumento da sati sfação terapêutica desse público, contribuindo para maior adesão. A educação em saúde esclarece aspectos da doença e do tratamento, adequando questionamentos sobre uma melhor qualidade de vida, prática de exercícios físicos, alimentação saudável, lazer, e uso adequado dos medicamentos. Com o aumento de informações dos participantes sobre a temática, foi possível perceber um comportamento preventivo e maior adesão. Conhecendo as dificuldades de crianças e adolescente com diabetes, pudemos destacar a importân cia das estratégias e intervenções em saúde como um recurso poderoso para o controle glicêmico, diminuindo complicações crônicas do diabetes.Florianópolis, SCSuzuki, Meire NikaidoUniversidade Federal de Santa CatarinaBrandão, Maria Deusalene2016-12-23T17:11:58Z2016-12-23T17:11:58Z2016-12-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis25application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/171931porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-12-23T17:11:58Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/171931Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-12-23T17:11:58Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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