MaquiAR: uma solução com realidade aumentada aplicada no e-commerce de maquiagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cechetto, Mateus Nunes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/237957
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Sistemas de Informação.
id UFSC_cae6a06340adb70af576465ccdcbee6d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/237957
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling MaquiAR: uma solução com realidade aumentada aplicada no e-commerce de maquiagemrealidade aumentadacomércio eletrônicodesenvolvimento para dispositivos móveisAndroidmaquiagemaugmented realitye-commercemobile developmentmakeupTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Sistemas de Informação.Compras online estão cada vez mais populares, e receberam um impulso ainda maior com a pandemia da COVID-19. Assim, foram evidenciados tanto suas vantagens em relação ao comércio em lojas físicas, como a comodidade, quanto suas desvantagens. Uma delas é a impossibilidade de tocar o produto com as mãos. É difícil ter certeza quanto de como o produto é no mundo real já que a maior parte dos produtos são apresentados em fotos 2D e breve descrição. Com isso muitos consumidores acabam desistindo da compra ou se arrependendo dela porque o produto não era o esperado. O objetivo deste trabalho é desenvolver um aplicativo com Realidade Aumentada de maquiagem para dispositivos móveis, com o propósito de levar aos usuários uma experiência diferente na apresentação de maquiagem online e maior segurança para comprá-las. Para sustentar a proposta do aplicativo, foi estudado na literatura os impactos do uso de Realidade Aumentada na intenção de compra dos consumidores e foram analisados aplicativos populares relacionados ao comércio eletrônico de maquiagens. A proposta deste trabalho é um aplicativo Android que permitirá os usuários experimentarem diferentes tipos de maquiagem através da câmera do smartphone, por meio de filtros com Realidade Aumentada e terá acesso a informações das maquiagens que estão experimentando e de como comprá-las. É descrito o processo de desenvolvimento do aplicativo, a arquitetura utilizada e as dificuldades encontradas. Por fim, são apresentados testes realizados com usuários e os seus resultados.Online shopping is increasingly popular, and has received a boost with the COVID-19 pandemic. Thus, both its advantages in relation to shopping in physical stores, such as convenience, and its disadvantages were evidenced. One of the disadvantages is the impossibility to touch the product with your hands. It is hard to evaluate how the product looks in real world since most of the products are presented in 2D photos and a brief description. As a result, many consumers end up giving up on the purchase or regretting it because the product was not what they expected it to be. The goal of this work is to develop a makeup Augmented Reality application for mobile devices, with the purpose of bringing users a different experience in how makeup is presented online and greater security to buy them. To support this application's proposal, the impacts of the use of Augmented Reality on consumers' purchase intentions were studied in the literature and popular applications related to makeup e-commerce were analyzed. The proposal of this work is an Android application that will allow users to try different types of makeup through the smartphone's camera, through filters with Augmented Reality and the users will have access to information about the makeup they are trying and how to buy them. The application development process, the architecture used and the difficulties encountered are described. Finally, tests performed with users and their results are presented.Florianópolis, SCDe Lucca, José EduardoUniversidade Federal de Santa CatarinaCechetto, Mateus Nunes2022-08-05T17:08:39Z2022-08-05T17:08:39Z2022-07-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis255 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/237957info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2022-08-05T17:08:39Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/237957Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-08-05T17:08:39Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv MaquiAR: uma solução com realidade aumentada aplicada no e-commerce de maquiagem
title MaquiAR: uma solução com realidade aumentada aplicada no e-commerce de maquiagem
spellingShingle MaquiAR: uma solução com realidade aumentada aplicada no e-commerce de maquiagem
Cechetto, Mateus Nunes
realidade aumentada
comércio eletrônico
desenvolvimento para dispositivos móveis
Android
maquiagem
augmented reality
e-commerce
mobile development
makeup
title_short MaquiAR: uma solução com realidade aumentada aplicada no e-commerce de maquiagem
title_full MaquiAR: uma solução com realidade aumentada aplicada no e-commerce de maquiagem
title_fullStr MaquiAR: uma solução com realidade aumentada aplicada no e-commerce de maquiagem
title_full_unstemmed MaquiAR: uma solução com realidade aumentada aplicada no e-commerce de maquiagem
title_sort MaquiAR: uma solução com realidade aumentada aplicada no e-commerce de maquiagem
author Cechetto, Mateus Nunes
author_facet Cechetto, Mateus Nunes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv De Lucca, José Eduardo
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Cechetto, Mateus Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv realidade aumentada
comércio eletrônico
desenvolvimento para dispositivos móveis
Android
maquiagem
augmented reality
e-commerce
mobile development
makeup
topic realidade aumentada
comércio eletrônico
desenvolvimento para dispositivos móveis
Android
maquiagem
augmented reality
e-commerce
mobile development
makeup
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Sistemas de Informação.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-05T17:08:39Z
2022-08-05T17:08:39Z
2022-07-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/237957
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/237957
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 255 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651926305243136