Entre a gramática tradicional e a prática de análise linguística nas atividades em livros didáticos de língua portuguesa no ensino médio: um estudo dialógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Bárbara
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211376
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2019.
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spelling Entre a gramática tradicional e a prática de análise linguística nas atividades em livros didáticos de língua portuguesa no ensino médio: um estudo dialógicoLinguísticaLíngua portuguesaAnálise linguísticaAnálise do discursoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2019.Atentos ao fato de que a disciplina de Língua Portuguesa sofreu inúmeras transformações até conquistar o seu espaço como componente curricular e, até hoje, devido à movência da língua e às transformações sociais, ainda se modifica a fim de suprir as demandas educacionais, o estudo Entre a gramática tradicional e a prática de análise linguística nas atividades em Livros Didáticos de Língua Portuguesa no Ensino Médio: um estudo dialógico parte da análise do livro didático com a intenção de compreender como a prática de análise linguística é discursivizada nas propostas de atividades de estudo da língua em livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Médio. Para tanto, nossos objetivos específicos são: (i) compreender o embate entre o discurso da tradição e o discurso da mudança e (ii) entender o entre-espaço da gramática tradicional e da prática de análise linguística em livros didáticos do Ensino Médio. Em vista disso, três movimentos teórico-metodológicos embasam esta pesquisa: 1) os escritos de Bakhtin e do Círculo em termos de encaminhamentos para uma análise dialógica de/do/dos discurso(s); 2) os estudos contemporâneos em Linguística Aplicada sobre o ensino reflexivo e operacional da língua(gem) na escola de Educação Básica; 3) a análise de documentos parametrizadores, como o PCN (2000) e o PNLD (2017) e as discussões relacionadas ao ensino da(s) gramática(s) nas escolas. Os dados gerados surgiram da busca pelas três coleções de livros didáticos mais utilizadas nas escolas estaduais do estado de Santa Catarina (SC), nas turmas de Ensino Médio, segundo escolhas das instituições e dos professores da área de Língua Portuguesa desse nível de ensino, por meio do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2017. A partir dessa seleção, escolhemos os três livros didáticos da coleção Português Contemporâneo: diálogo, reflexão e uso, como objetos de análise. A análise desenvolvida apontou (i) o cronotopo do embate no ensino de Língua Portuguesa, marcado pelo discurso da tradição, ao manter conceitos e atividades gramaticais muitas vezes superficiais, e pelo discurso da mudança, ao estimular o ensino operacional e reflexivo, o qual está em consonância aos documentos parametrizadores; (ii) a discursivização das atividades de língua é orientada para um aluno interlocutor ? sujeito ? heterogêneo, que já carrega consigo conhecimentos linguísticos e de mundo; (iii) a confluência entre teoria, conceitos e exercícios envolvendo tanto a gramática tradicional quanto a prática de análise linguística por meio de distanciamentos e aproximações a discursos já-ditos. Acreditamos na relevância deste estudo por não apenas colaborar para as pesquisas em análise de discurso de base dialógica como também contribuir para a consolidação de estudos sobre prática de análise linguística na esfera escolar.<br>Abstract : Aware of the fact that the discipline of Portuguese Language has undergone numerous transformations until it conquered its space as a curricular component and, until today, due to the language's movement and social transformations, it is still modified in order to meet the educational demands, the study Between traditional grammar and the linguistic analysis practice in the activities in Textbooks of Portuguese Language in High School: a dialogical study part of the analysis of the Textbooks in order to understand how the practice of the linguistic analysis is discursivized in the proposals of activities of study of the language in Textbooks of Portuguese Language of High School. To do so, our specific objectives are: (i) to understand the clash between the discourse of tradition and the discourse of change and (ii) to understand the inter-space of traditional grammar and the practice of linguistic analysis in High School textbooks. In view of this, three theoretical-methodological movements base this research: 1) the writings of Bakhtin and the Circle in terms of referrals for a dialogical analysis of (the) discourse(s); 2) the contemporary studies in Applied Linguistics on the reflexive and operational teaching of language in the school of Basic Education; 3) analysis of parameterizing documents such as PCN (2000) and PNLD (2017) and discussions related to the teaching of grammar in schools. The data generated came from the search for the three collections of textbooks most used in state schools of the state of Santa Catarina (SC), in High School classes, according to the choices of institutions and teachers of this level of education in the area of Portuguese Language through the National Textbook Program (Programa Nacional do Livro Didático ? PNLD) of 2017. From this selection, we chose the three textbooks of the collection ?Contemporary Portuguese: dialogue, reflection and use?, as objects of analysis. The thorough analysis showed (i) the chronotope of the clash in the teaching of the Portuguese Language, marked by the discourse of tradition, by maintaining grammatical concepts and activities that are often superficial, and by the discourse of change, by stimulating operational and reflexive teaching, which is in consonance with the parameterizing documents; (ii) the discursivization of language activities is oriented towards a heterogeneous interlocutor ? subject, who already carries within him/herself linguistic and world knowledge; (iii) the confluence between theory, concepts and exercises involving both traditional grammar and the practice of linguistic analysis through distances and approximations to already-stated discourses. We believe in the relevance of this study, not only to collaborate for the researches in discourse analysis of dialogical base, but also to contribute to the consolidation of studies on the practice of linguistic analysis in the school sphere.Pereira, Rodrigo AcostaUniversidade Federal de Santa CatarinaRodrigues, Bárbara2020-08-20T05:21:42Z2020-08-20T05:21:42Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis187 p.| il.application/pdf364443https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211376porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-20T05:21:43Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/211376Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-08-20T05:21:43Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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