Fonoaudiologia no contexto escolar: revisão de literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bueno, Danislei Fátima
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169728
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Fonoaudiologia.
id UFSC_cb35b6944133e287933ea2b1ebd21102
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/169728
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Fonoaudiologia no contexto escolar: revisão de literaturaSaúde escolarSaúde PúblicaFonoaudiologiaPromoção de SaúdeTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Fonoaudiologia.Introdução: O encontro da fonoaudiologia com a educação teve início na década de 20, atualmente o fonoaudiólogo perde seu caráter clinico na escola e pode atuar em diversas áreas, inclusive na desenvoltura de ações de saúde coletiva, promoção e prevenção em saúde. A promoção de saúde vem sendo abordada no contexto escolar e o fonoaudiólogo contribui tanto para ações de saúde vocal, como na parceria com outros profissionais e na troca de experiências com a comunidade escolar buscando atender as demandas da mesma. Objetivo: Analisar a abordagem da fonoaudiologia no contexto escolar, por meio de revisão de literatura. Metodologia: Foram pesquisadas as bases de dados MEDLINE-PubMED, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), SCIELO (SCIENTIFIC ELECTRONIC LIBRARY ONLINE), nos idiomas português e inglês, buscando artigos referente a fonoaudiologia e saúde escolar. Resultados: Das três bases de dados pesquisadas utilizando os descritores estabelecidos, foram encontrados 71 estudos, destes, na LILACS, 10 estudos, quatro estudos na SciELO e dois na MEDLINE/PubMed, somente esses 16 artigos atendiam aos critérios estabelecidos para seleção e análise. Conclusão: Após análise dos artigos encontrados podemos reconhecer que as abordagens do fonoaudiólogo no âmbito escolar tem grande importância, e é notável que todas se relacionam com atuação em promoção/prevenção de saúde, fazendo com que o perfil biomédico fique fora desse espaço. Além disso, constata-se que mesmo com um histórico de inserção na educação na trajetória da fonoaudiologia, existe um longo caminho a percorrer para a efetividade da atuação da fonoaudiologia na escola, assim como para a publicação de estudos, pois existem poucas publicações referente às ações do fonoaudiólogo e saúde escolar.de Paiva Vianna, Karina MaryUniversidade Federal de Santa CatarinaBueno, Danislei Fátima2016-10-19T17:41:02Z2016-10-19T17:41:02Z2016-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisxx f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169728porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-19T17:41:02Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/169728Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-10-19T17:41:02Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Fonoaudiologia no contexto escolar: revisão de literatura
title Fonoaudiologia no contexto escolar: revisão de literatura
spellingShingle Fonoaudiologia no contexto escolar: revisão de literatura
Bueno, Danislei Fátima
Saúde escolar
Saúde Pública
Fonoaudiologia
Promoção de Saúde
title_short Fonoaudiologia no contexto escolar: revisão de literatura
title_full Fonoaudiologia no contexto escolar: revisão de literatura
title_fullStr Fonoaudiologia no contexto escolar: revisão de literatura
title_full_unstemmed Fonoaudiologia no contexto escolar: revisão de literatura
title_sort Fonoaudiologia no contexto escolar: revisão de literatura
author Bueno, Danislei Fátima
author_facet Bueno, Danislei Fátima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv de Paiva Vianna, Karina Mary
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Bueno, Danislei Fátima
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde escolar
Saúde Pública
Fonoaudiologia
Promoção de Saúde
topic Saúde escolar
Saúde Pública
Fonoaudiologia
Promoção de Saúde
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Fonoaudiologia.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-19T17:41:02Z
2016-10-19T17:41:02Z
2016-10-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169728
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169728
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv xx f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652245795864576