Fonoaudiologia no contexto escolar: revisão de literatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169728 |
Resumo: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Fonoaudiologia. |
id |
UFSC_cb35b6944133e287933ea2b1ebd21102 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/169728 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Fonoaudiologia no contexto escolar: revisão de literaturaSaúde escolarSaúde PúblicaFonoaudiologiaPromoção de SaúdeTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Fonoaudiologia.Introdução: O encontro da fonoaudiologia com a educação teve início na década de 20, atualmente o fonoaudiólogo perde seu caráter clinico na escola e pode atuar em diversas áreas, inclusive na desenvoltura de ações de saúde coletiva, promoção e prevenção em saúde. A promoção de saúde vem sendo abordada no contexto escolar e o fonoaudiólogo contribui tanto para ações de saúde vocal, como na parceria com outros profissionais e na troca de experiências com a comunidade escolar buscando atender as demandas da mesma. Objetivo: Analisar a abordagem da fonoaudiologia no contexto escolar, por meio de revisão de literatura. Metodologia: Foram pesquisadas as bases de dados MEDLINE-PubMED, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), SCIELO (SCIENTIFIC ELECTRONIC LIBRARY ONLINE), nos idiomas português e inglês, buscando artigos referente a fonoaudiologia e saúde escolar. Resultados: Das três bases de dados pesquisadas utilizando os descritores estabelecidos, foram encontrados 71 estudos, destes, na LILACS, 10 estudos, quatro estudos na SciELO e dois na MEDLINE/PubMed, somente esses 16 artigos atendiam aos critérios estabelecidos para seleção e análise. Conclusão: Após análise dos artigos encontrados podemos reconhecer que as abordagens do fonoaudiólogo no âmbito escolar tem grande importância, e é notável que todas se relacionam com atuação em promoção/prevenção de saúde, fazendo com que o perfil biomédico fique fora desse espaço. Além disso, constata-se que mesmo com um histórico de inserção na educação na trajetória da fonoaudiologia, existe um longo caminho a percorrer para a efetividade da atuação da fonoaudiologia na escola, assim como para a publicação de estudos, pois existem poucas publicações referente às ações do fonoaudiólogo e saúde escolar.de Paiva Vianna, Karina MaryUniversidade Federal de Santa CatarinaBueno, Danislei Fátima2016-10-19T17:41:02Z2016-10-19T17:41:02Z2016-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisxx f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169728porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-19T17:41:02Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/169728Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-10-19T17:41:02Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fonoaudiologia no contexto escolar: revisão de literatura |
title |
Fonoaudiologia no contexto escolar: revisão de literatura |
spellingShingle |
Fonoaudiologia no contexto escolar: revisão de literatura Bueno, Danislei Fátima Saúde escolar Saúde Pública Fonoaudiologia Promoção de Saúde |
title_short |
Fonoaudiologia no contexto escolar: revisão de literatura |
title_full |
Fonoaudiologia no contexto escolar: revisão de literatura |
title_fullStr |
Fonoaudiologia no contexto escolar: revisão de literatura |
title_full_unstemmed |
Fonoaudiologia no contexto escolar: revisão de literatura |
title_sort |
Fonoaudiologia no contexto escolar: revisão de literatura |
author |
Bueno, Danislei Fátima |
author_facet |
Bueno, Danislei Fátima |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
de Paiva Vianna, Karina Mary Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bueno, Danislei Fátima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Saúde escolar Saúde Pública Fonoaudiologia Promoção de Saúde |
topic |
Saúde escolar Saúde Pública Fonoaudiologia Promoção de Saúde |
description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Fonoaudiologia. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-19T17:41:02Z 2016-10-19T17:41:02Z 2016-10-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169728 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169728 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
xx f. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652245795864576 |