RETENÇÃO DOS ESTUDANTES NA UNIVERSIDADE: UMA PARCERIA ENTRE OS ATORES SOCIAIS DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO E A FAMÍLIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Ana Barreiros De
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/25925
Resumo: O objetivo deste estudo é discutir alternativas de retenção do estudante na universidade. Buscou-se efetuar um levantamento exploratório bibliográfico sobre o tema evasão e sobre o papel do pai na contemporaneidade, apresentou-se propostas alternativas que buscaram a empregabibilade do estudante e a integração da família no processo de socialização dos alunos na universidade. É um estudo de corte transversal e descritivo, na medida em que os dados informados permitem desvelar o papel da família e, em especial, do pai, em uma nova sociedade que passa a moldar o conceito de família a partir de premissas como o afeto e a mútua satisfação. O certo é que toda esta discussão passa a ser o cerne dos debates da contemporaneidade. As mudanças, os desafios e as contradições passam a ser questões importantes para a reestruturação da universidade em face dos novos paradigmas. Como forma inovadora nesse processo, propôs-se a integração da família, em especial do pai, no contexto da instituição de ensino superior, uma vez que se verificou que, além de ser uma das funções sociais desse, ele poderá representar um capital social e humano que gerará riqueza para a formação do aluno e, assim facilitará a permanência do estudante no curso por ele escolhido.
id UFSC_cb428cd1212805692305a74fe185ddb2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/25925
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling RETENÇÃO DOS ESTUDANTES NA UNIVERSIDADE: UMA PARCERIA ENTRE OS ATORES SOCIAIS DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO E A FAMÍLIAO objetivo deste estudo é discutir alternativas de retenção do estudante na universidade. Buscou-se efetuar um levantamento exploratório bibliográfico sobre o tema evasão e sobre o papel do pai na contemporaneidade, apresentou-se propostas alternativas que buscaram a empregabibilade do estudante e a integração da família no processo de socialização dos alunos na universidade. É um estudo de corte transversal e descritivo, na medida em que os dados informados permitem desvelar o papel da família e, em especial, do pai, em uma nova sociedade que passa a moldar o conceito de família a partir de premissas como o afeto e a mútua satisfação. O certo é que toda esta discussão passa a ser o cerne dos debates da contemporaneidade. As mudanças, os desafios e as contradições passam a ser questões importantes para a reestruturação da universidade em face dos novos paradigmas. Como forma inovadora nesse processo, propôs-se a integração da família, em especial do pai, no contexto da instituição de ensino superior, uma vez que se verificou que, além de ser uma das funções sociais desse, ele poderá representar um capital social e humano que gerará riqueza para a formação do aluno e, assim facilitará a permanência do estudante no curso por ele escolhido.INPEAU2012-09-19T18:04:39Z2012-09-19T18:04:39Z2011-12-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/25925Carvalho, Ana Barreiros Deporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T09:44:27Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/25925Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T09:44:27Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv RETENÇÃO DOS ESTUDANTES NA UNIVERSIDADE: UMA PARCERIA ENTRE OS ATORES SOCIAIS DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO E A FAMÍLIA
title RETENÇÃO DOS ESTUDANTES NA UNIVERSIDADE: UMA PARCERIA ENTRE OS ATORES SOCIAIS DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO E A FAMÍLIA
spellingShingle RETENÇÃO DOS ESTUDANTES NA UNIVERSIDADE: UMA PARCERIA ENTRE OS ATORES SOCIAIS DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO E A FAMÍLIA
Carvalho, Ana Barreiros De
title_short RETENÇÃO DOS ESTUDANTES NA UNIVERSIDADE: UMA PARCERIA ENTRE OS ATORES SOCIAIS DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO E A FAMÍLIA
title_full RETENÇÃO DOS ESTUDANTES NA UNIVERSIDADE: UMA PARCERIA ENTRE OS ATORES SOCIAIS DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO E A FAMÍLIA
title_fullStr RETENÇÃO DOS ESTUDANTES NA UNIVERSIDADE: UMA PARCERIA ENTRE OS ATORES SOCIAIS DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO E A FAMÍLIA
title_full_unstemmed RETENÇÃO DOS ESTUDANTES NA UNIVERSIDADE: UMA PARCERIA ENTRE OS ATORES SOCIAIS DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO E A FAMÍLIA
title_sort RETENÇÃO DOS ESTUDANTES NA UNIVERSIDADE: UMA PARCERIA ENTRE OS ATORES SOCIAIS DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO E A FAMÍLIA
author Carvalho, Ana Barreiros De
author_facet Carvalho, Ana Barreiros De
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Ana Barreiros De
description O objetivo deste estudo é discutir alternativas de retenção do estudante na universidade. Buscou-se efetuar um levantamento exploratório bibliográfico sobre o tema evasão e sobre o papel do pai na contemporaneidade, apresentou-se propostas alternativas que buscaram a empregabibilade do estudante e a integração da família no processo de socialização dos alunos na universidade. É um estudo de corte transversal e descritivo, na medida em que os dados informados permitem desvelar o papel da família e, em especial, do pai, em uma nova sociedade que passa a moldar o conceito de família a partir de premissas como o afeto e a mútua satisfação. O certo é que toda esta discussão passa a ser o cerne dos debates da contemporaneidade. As mudanças, os desafios e as contradições passam a ser questões importantes para a reestruturação da universidade em face dos novos paradigmas. Como forma inovadora nesse processo, propôs-se a integração da família, em especial do pai, no contexto da instituição de ensino superior, uma vez que se verificou que, além de ser uma das funções sociais desse, ele poderá representar um capital social e humano que gerará riqueza para a formação do aluno e, assim facilitará a permanência do estudante no curso por ele escolhido.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-09
2012-09-19T18:04:39Z
2012-09-19T18:04:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/25925
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/25925
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652021738242048