Odontologia para pessoa com deficiência: percepção de estudantes sobre a participação em atividade de extensão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Érica de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196951
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Odontologia.
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spelling Odontologia para pessoa com deficiência: percepção de estudantes sobre a participação em atividade de extensãoPessoas com DeficiênciaSaúde BucalEducação SuperiorTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Odontologia.O Núcleo de Odontologia Hospitalar do Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago, da Universidade Federal de Santa Catarina, desenvolve o projeto de extensão Ambulatório de Atendimento para Distúrbios Neuropsicomotores, também vinculado ao Curso de Odontologia. O objetivo desse estudo foi compreender a percepção de estudantes de odontologia que, no primeiro e segundo semestre de 2018, participaram nesse projeto de extensão, situado no campo de conhecimento da Odontologia para Pessoa com Deficiência (PCD), especialmente em relação ao impacto que tal projeto exerceu sobre sua formação profissional e pessoal. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, da qual participaram 12 alunos, que responderam a dois questionários por escrito. Os dados foram analisados pela técnica de Análise de Conteúdo. Como resultados, foram obtidas duas dimensões de análise: a perspectiva do PCD e a perspectiva do estudante de graduação em odontologia. A primeira integrou a aproximação com as especificidades do atendimento odontológico aos PCD; angústia do aluno frente ao PCD; e humanização do cuidado ao PCD. A segunda integrou a ampliação das oportunidades profissionais; contribuição da extensão na formação do aluno de graduação; e o que o aluno leva para a vida. A participação dos estudantes no projeto agregou experiência teórica e clínica ao currículo regular desenvolvido na graduação. Houve perceptível melhora na confiança e no conforto para a atuação odontológica. Além disso, a participação no projeto desenvolveu seu olhar crítico em relação ao PCD e trouxe aptidão para o atendimento clínico dessa população após a formação na graduação.The Center for Hospital Dentistry of the University Hospital Polydoro Ernani de São Thiago, part of the Federal University of Santa Catarina, undertakes a science outreach project called Ambulatory Attendance to Patients with Neuropsychomotor Disorders, also associated to the university’s undergraduate course of Dentistry. The present study aims to comprehend the perception of Dentistry students who have taken part in the aforementioned outreach project, located within the knowledge domain of Dental Care for Patients with Special Needs (PSN), particularly regarding its impact on their professional and personal formation. 12 students have participated in this quantitative research by answering to a written survey. The data were then analyzed through the Content Analysis technique. Two analysis dimensions have been thus obtained: the perspective of the PSN and the perspective of the Dentistry undergraduate student. The first dimension referred to: the first approach of the student concerning the specificities of the dental care of PSN; the anxiety of the student while facing PSN; and the humanization at the attendance to PSN. The second dimension referred to: the increase in professional opportunities; the project’s contribution to the formation of the undergraduate student; and what such students have brought along after their participation in the project. It is shown that the students’ participation in the project has complemented the regular curriculum implemented throughout the undergraduate course with theoretical and clinical experience. Improvements regarding confidence and comfort at dental care service can also be identified. This experience has furthermore developed the critical perspective of the students towards PSN, as well as their ability to clinically attend to this population after their graduation.Florianópolis, SCCamargo, Alessandra Rodrigues deMello, Ana Lúcia Schaefer Ferreira deUniversidade Federal de Santa CatarinaJesus, Érica de2019-06-25T12:42:11Z2019-06-25T12:42:11Z2019-05-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis26f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196951info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2019-06-25T12:42:11Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/196951Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-06-25T12:42:11Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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