O Bacharel Em Ciências Contábeis: Sua Formação Acadêmica Frente Às Exigências Da LDB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Jorge Expedito de Gusmão
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Pederneiras, Marcleide Mara Macêdo, Silva, Felipe Dantas Cassimiro da, Mulatinho, Caio Eduardo Silva, Machado, Márcia Reis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35703
Resumo: Focando a problemática da adequação do processo de formação dos bacharéis em Ciências Contábeis as Normas Legais, o presente trabalho pretende identificar a tipologia evolutiva desses profissionais, através de um breve histórico sobre o ensino superior da Contabilidade no Brasil, analisando as diferentes concepções das Ciências Sociais, encontrando a situação atual dos docentes no país. Aponta as principais causas do difícil desempenho dos educadores do curso em tela na sala de aula, mostrando a necessidade de uma melhor infra-estrutura e de uma reestruturação da grade curricular, através de projetos pedagógicos homogêneos e balanceados, propondo a opcionalidade de disciplinas voltadas especificamente para a relevante participação da educação na formação de professores de Ciências Contábeis, oportunizando aos bacharelandos condições de refletir sobre a importância do ensino e da pesquisa, para promover um caráter de continuidade no aprendizado. O objetivo do trabalho é a qualificação do educador, levando-o a aumentar seu espectro face às exigências legais e as problemáticas encontradas no mercado, justificando-se, pois há um rápido crescimento do número de universidades com cursos de Contabilidade no Brasil, o que requer maior quantidade de docentes qualificados em um tempo pequeno. Constatou-se que a graduação não qualifica adequadamente para a docência no curso de Ciências Contábeis, como também a pós-graduação, pois não possui subsídios necessários para a preparação de técnicos profissionais voltados para a academia, o que requer atenção por parte das autoridades e dos envolvidos no processo de educar em Contabilidade, tendo o trabalho em questão sua participação como um alerta para tal problemática.
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