Professores enquanto atores na rede social de elaboração dos currículos do ensino tecnológico de telecomunicações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caetano, Saul Silva
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95425
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica
id UFSC_cb877a2b37914c84d53b2a3a242ae344
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/95425
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Professores enquanto atores na rede social de elaboração dos currículos do ensino tecnológico de telecomunicaçõesEducação científica e tecnológicaCurriculosEducação tecnológicaTelecomunicaçõesEstudo e ensinoProfessoresParticipação no planejamento curricularTecnologiaEstudo e ensino (Superior)Ensino superiorTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e TecnológicaCompreendendo a construção do currículo como um processo resultante da ação de atores que negociam interesses consolidando aliados e formações que se articulam na forma de rede, a presente pesquisa descreve os processos de construção do currículo de dois Cursos Superiores de Tecnologia (CSTs) da área de telecomunicações em dois Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Com apoio na teoria ator-rede (TAR), difundida, entre outros, por Bruno Latour, busca-se descrever as relações e as formas de interação entre os diversos atores envolvidos com a construção do currículo. Considerando-se os professores desses cursos como atores centrais na rede de construção dos currículos, realizaram-se entrevistas com esses profissionais com o objetivo de procurar entender como cada ator interferiu nas ações que levaram aos currículos como resultados, muitas vezes provisórios, da associação de elementos heterogêneos. Além das entrevistas, foram utilizados como fontes de informações os projetos dos cursos, os documentos de reconhecimento destes e pesquisas já realizadas sobre o tema. Foram analisadas também as relações entre os currículos e os cursos implementados nessas instituições e as propostas para o ensino profissional presentes nas políticas públicas iniciadas com a reforma dessa modalidade de ensino, na segunda metade da década de 1990, assim como a relação entre os currículos e as avaliações sobre a implementação dos CSTs feitas por pesquisadores do campo da educação. Compreendendo-se também que as noções que os professores têm sobre tecnologia influenciam a sua forma de pensar a educação tecnológica e as suas práticas de sala de aula, foram identificados aspectos comuns nas noções de tecnologia dos professores entrevistados. Como balizadores para a análise dessas noções sobre tecnologia, utilizaram-se as contribuições de pesquisadores que compreendem a Ciência e a Tecnologia como atividades sociotécnicas, como Andrew Feenberg, Arnold Pacey e Bruno Latour. Os aspectos comuns nas noções de tecnologia dos professores foram também confrontados com a forma como estes abordam o tema 'tecnologia' com seus alunos.Florianópolis, SCLinsingen, Irlan von.Universidade Federal de Santa CatarinaCaetano, Saul Silva2012-10-26T01:27:35Z2012-10-26T01:27:35Z20112011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis268 p.| il., tabs., grafs.application/pdf299889http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95425porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T23:58:59Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/95425Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T23:58:59Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Professores enquanto atores na rede social de elaboração dos currículos do ensino tecnológico de telecomunicações
title Professores enquanto atores na rede social de elaboração dos currículos do ensino tecnológico de telecomunicações
spellingShingle Professores enquanto atores na rede social de elaboração dos currículos do ensino tecnológico de telecomunicações
Caetano, Saul Silva
Educação científica e tecnológica
Curriculos
Educação tecnológica
Telecomunicações
Estudo e ensino
Professores
Participação no planejamento curricular
Tecnologia
Estudo e ensino (Superior)
Ensino superior
title_short Professores enquanto atores na rede social de elaboração dos currículos do ensino tecnológico de telecomunicações
title_full Professores enquanto atores na rede social de elaboração dos currículos do ensino tecnológico de telecomunicações
title_fullStr Professores enquanto atores na rede social de elaboração dos currículos do ensino tecnológico de telecomunicações
title_full_unstemmed Professores enquanto atores na rede social de elaboração dos currículos do ensino tecnológico de telecomunicações
title_sort Professores enquanto atores na rede social de elaboração dos currículos do ensino tecnológico de telecomunicações
author Caetano, Saul Silva
author_facet Caetano, Saul Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Linsingen, Irlan von.
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Caetano, Saul Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação científica e tecnológica
Curriculos
Educação tecnológica
Telecomunicações
Estudo e ensino
Professores
Participação no planejamento curricular
Tecnologia
Estudo e ensino (Superior)
Ensino superior
topic Educação científica e tecnológica
Curriculos
Educação tecnológica
Telecomunicações
Estudo e ensino
Professores
Participação no planejamento curricular
Tecnologia
Estudo e ensino (Superior)
Ensino superior
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011
2012-10-26T01:27:35Z
2012-10-26T01:27:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 299889
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95425
identifier_str_mv 299889
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95425
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 268 p.| il., tabs., grafs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652075765071872