Sistematização do planejamento de produtos orientado pela evolução do mercado
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96101 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Florianópolis, 2011 |
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Sistematização do planejamento de produtos orientado pela evolução do mercadoEngenharia mecânicaProdutos novosPlanejamentoPrevisao tecnologicaMercadoPesquisa de mercadoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Florianópolis, 2011Uma adequada análise de mercado em conjunto com a análise de tecnologias é fundamental para o sucesso do processo de planejamento de produtos de uma empresa e, por conseguinte para sua sobrevivência. No entanto, uma análise de mercado consistente, que permita identificar oportunidades de novos produtos não se constitui numa tarefa trivial na maioria das empresas. Como um dos principais métodos para auxiliar o planejamento de produtos, apresenta-se o Mapeamento Tecnológico (Tecnhnology Roadmapping) cujo objetivo é justamente a elaboração da estratégia de produto e tecnologia alinhada às necessidades de mercado e do negócio. A presente pesquisa traz inicialmente uma revisão bibliográfica sobre o desenvolvimento de produtos e sua relação com o método de mapeamento tecnológico, um estudo sobre o planejamento de produtos em empresas brasileiras e uma revisão sobre o processo de mapeamento de informações do mercado. Com base no método de Mapeamento Tecnológico e nas demais questões apresentadas na revisão bibliográfica, é apresentada uma sistemática para o planejamento de produtos orientado pela evolução do mercado que estabelece as atividades, ferramentas e orientações que possam ser utilizadas pelas empresas para que os produtos sejam desenvolvidos vinculados às necessidades do mercado e suas tendências. A sistemática é composta pelas fases de planejamento para a construção do mapa, mapeamento do mercado, mapeamento de produtos, mapeamento de tecnologias e a finalização e validação do mapa. A fase de mapeamento do mercado, fundamental para o planejamento de produtos, porém pouco detalhada pelos autores que abordam o tema Mapeamento Tecnológico, é a de maior detalhamento e parte da análise dos seguintes direcionadores: clientes, concorrentes e fatores do macro ambiente. Por fim, apresenta-se os resultados de uma aplicação prática da sistemática em empresa do setor de energia elétrica e os resultados de sua avaliação segundo os critérios aplicabilidade, clareza e contribuições.Ogliari, AndreUniversidade Federal de Santa CatarinaGeisler, Lisiane2012-10-26T08:48:55Z2012-10-26T08:48:55Z2012-10-26T08:48:55Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis206 p.| il., grafs., tabs.application/pdf295676http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96101porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T08:03:10Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/96101Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T08:03:10Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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