RPG, Imaginação Sociológica e Ensino de Sociologia: análise de caso a partir da experiência de estágio no Colégio de Aplicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Humberto
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200513
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.
id UFSC_cbb3d16c5f80816fa1f481e3e79b0968
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/200513
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling RPG, Imaginação Sociológica e Ensino de Sociologia: análise de caso a partir da experiência de estágio no Colégio de AplicaçãoEnsino de SociologiaRPGImaginação SociológicaRPG didáticoTeaching SociologySociological ImaginationDidactic RPGTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.No presente trabalho foram pesquisados e relacionados os objetos Ensino de Sociologia, Imaginação Sociológica e RPG. Através de consulta à bibliografia especializada nacional e internacional, apresenta-se a discussão acerca do conhecimento sociológico, sentido da Sociologia em sala de aula, o conceito de Imaginação Sociológica, sentido do RPG e seus usos didáticos. Com base nessas discussões presentes na bibliografia e na apresentação de experiências com o uso do RPG em sala de aula durante o período de estágio docente, foi proposta a utilização do RPG como ferramenta didática no ensino de Sociologia em sala de aula no Colégio de Aplicação. Os resultados apontam para a particularidade dos desafios do ensino de Sociologia perante às outras disciplinas escolares no sentido de que as experiências práticas das vidas dos alunos podem operar de maneira tanto a ajudar quanto frustrar os propósitos pedagógicos. Nesse sentido, encontrou-se no RPG didático uma ferramenta eficaz em trazer à tona representações resguardadas nas imaginações dos alunos acerca dos grupos e fenômenos sociais presentes na sociedade em que vivem para que possam ser desconstruídos e reformulados pelo pensamento sociológico. Ao fim, reflete-se sobre as potencialidades e limitações apontadas pela bibliografia e experiência prática em sala de aula acerca do uso do RPG no ensino de Sociologia.This work is a research that investigates the relations between the objects of Teaching Sociology, Sociological Imagination and RPG. Through national and international specialized bibliography, it presents the discussion concerning the meaning of sociological knowledge, the meaning of Sociology in classrooms, the concept of sociological imagination, RPG and its uses as a teaching tool. We use these questions as they are presented in the consulted bibliography, as well as the author`s own experiences in Sociology classrooms using RPG to propose the use of said game as an effective teaching method in Sociology classes. The results show that Sociology faces particular challenges in comparison with other school disciplines regarding concrete experiences that students bring from their lives outside the school, which are challenged by sociological knowledge. These students’ previous experiences can operate both in favor and against teachers’ pedagogical objectives. We found that RPG as a teaching tool is an effective way to bring up social representations about groups and social phenomena deeply rooted and buried in students imaginations in a way that teachers can deconstruct and reshape them using sociological knowledge. At the end, we reflect about the potentialities and limitations brought up by the consulted bibliography, and our own experiences in classroom regarding the use of RPG as a teaching tool in Sociology classrooms.Florianópolis, SCLosso, Tiago BahiaUniversidade Federal de Santa CatarinaGarcia, Humberto2019-09-11T20:38:26Z2019-09-11T20:38:26Z2019-07-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis103 folhasapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200513info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2019-09-11T20:38:30Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/200513Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-09-11T20:38:30Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv RPG, Imaginação Sociológica e Ensino de Sociologia: análise de caso a partir da experiência de estágio no Colégio de Aplicação
title RPG, Imaginação Sociológica e Ensino de Sociologia: análise de caso a partir da experiência de estágio no Colégio de Aplicação
spellingShingle RPG, Imaginação Sociológica e Ensino de Sociologia: análise de caso a partir da experiência de estágio no Colégio de Aplicação
Garcia, Humberto
Ensino de Sociologia
RPG
Imaginação Sociológica
RPG didático
Teaching Sociology
Sociological Imagination
Didactic RPG
title_short RPG, Imaginação Sociológica e Ensino de Sociologia: análise de caso a partir da experiência de estágio no Colégio de Aplicação
title_full RPG, Imaginação Sociológica e Ensino de Sociologia: análise de caso a partir da experiência de estágio no Colégio de Aplicação
title_fullStr RPG, Imaginação Sociológica e Ensino de Sociologia: análise de caso a partir da experiência de estágio no Colégio de Aplicação
title_full_unstemmed RPG, Imaginação Sociológica e Ensino de Sociologia: análise de caso a partir da experiência de estágio no Colégio de Aplicação
title_sort RPG, Imaginação Sociológica e Ensino de Sociologia: análise de caso a partir da experiência de estágio no Colégio de Aplicação
author Garcia, Humberto
author_facet Garcia, Humberto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Losso, Tiago Bahia
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Humberto
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Sociologia
RPG
Imaginação Sociológica
RPG didático
Teaching Sociology
Sociological Imagination
Didactic RPG
topic Ensino de Sociologia
RPG
Imaginação Sociológica
RPG didático
Teaching Sociology
Sociological Imagination
Didactic RPG
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-11T20:38:26Z
2019-09-11T20:38:26Z
2019-07-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200513
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200513
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 103 folhas
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652167384399872