Espaços coletivos de esperança: a experiência política e pedagógica da Comissão de Educação do Fórum do Maciço do Morro da Cruz em Florianópolis/SC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dantas, Jeferson Silveira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96346
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
id UFSC_cbc34db4bc39f9b57521b47c231e3104
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/96346
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Espaços coletivos de esperança: a experiência política e pedagógica da Comissão de Educação do Fórum do Maciço do Morro da Cruz em Florianópolis/SCEducaçãoAspectos sociaisComunidade -OrganizacaoFlorianopolis (SC)Politicas publicasTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoO objetivo central desta pesquisa foi investigar a experiência da Comissão de Educação do Fórum do Maciço do Morro da Cruz (CE/FMMC) em Florianópolis/SC e o seu significado histórico, a partir da análise das contradições e os desafios desta experiência na articulação e mobilização de suas escolas associadas; na aproximação com a vida e o trabalho dos homens, das mulheres, dos jovens e das crianças que habitam o Maciço do Morro da Cruz, num contexto permeado pela violência e criminalização; e a relação estabelecida com o Estado e suas políticas no campo educacional, assim como suas estratégias de formação continuada docente. Além da perspectiva teórico-metodológica marxista e da História do Tempo Presente, esta pesquisa apoiou-se em material documental obtido por meio de arquivo próprio da CE/FMMC: atas das reuniões ordinárias; registros dos encontros com a Secretaria de Estado da Educação (SED), Gerência Regional de Educação (GERED) e Secretaria de Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis (SDR); propostas de formação continuada em serviço da CE/FMMC e avaliação coletiva desta formação. Foi realizado ainda um mapeamento dos relatórios de estágio supervisionado, trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses produzidas a partir das práticas pedagógicas nas unidades de ensino associadas à CE/FMMC e oito entrevistas com educadores e lideranças ligadas à Comissão de Educação. Nas considerações finais tratou-se da síntese da experiência política e pedagógica da CE/FMMC, tendo como balizas os seguintes aspectos: 1) a relevância da experiência histórica da Comissão de Educação e do Fórum do Maciço do Morro da Cruz; 2) as conexões da Comissão de Educação com as comunidades dos morros no âmbito educativo e em relação aos projetos socioambientais e culturais; 3) a repercussão do fechamento de determinadas escolas associadas à CE/FMMC e a diminuição do número de alunos nestas unidades de ensino; 4) a relação da CE/FMMC com o Estado e a restrição de ações coletivas no âmbito institucional, além da presença das ONGs; 5) o caráter identitário da CE/FMMC e a sua relação com o SINTE, ONGs e outras lideranças coletivas; 6) e os desafios da CE/FMMC na direção de uma 'educação para além do institucional' e, especialmente, 'para além do capital'.The goal of this research was to investigate the experience of the Comissão de Educação do Fórum do Maciço do Morro da Cruz (CE/FMMC) in Florianópolis/SC and its historical significance, from the analysis of the contradictions and challenges of this experience in coordination and mobilization of its sister schools ; in approaching life and work of men, women, youth and children who inhabit the Maciço do Morro da Cruz, in a context permeated by violence and criminality, and the relationship established with the state and its policies in the field of education as well as their strategies for continuing education of teachers. In addition to the Marxist theoretical-methodological and History of the Present Time, this research relied on documentary material obtained from a separate file for CE/FMMC: minutes of the regular meetings, records of meetings with the State Department of Education (SED), Regional Education Management (GERED) and Regional Development Secretariat of Florianópolis (SDR), proposed inservice of CE/FMMC and evaluation of collective training. Was also developed a mapping of reports of supervised training, completion of course work, theses and dissertations produced from the pedagogical practices in teaching units associated with the CE/FMMC and eightinterviews with educators and leaders linked to the Education Committee. The final remarks dealt with the synthesis of political experience and teaching of CE/FMMC, as having the following goals: 1) the relevance of the historical experience of the Comissão de Educação and of the Fórum do Maciço do Morro da Cruz, 2) the connections Comissão de Educação of the hills with the communities in education and in relation to cultural and environmental projects, 3) the impact of the closure of certain schools associated with the CE/FMMC and decrease in the number of students in these teaching units, 4) the relationship CE/FMMC with the State and the restriction of collective actions at the institutional level, and the presence of ONGs, 5) the identity character of the CE/FMMC and its relationship to feel it, ONGs and other collective leadership, 6) and the challenges of CE/FMMC towards 'education beyond the institutional' and especially 'beyond the capital.'Florianópolis, SCVendramini, Celia ReginaUniversidade Federal de Santa CatarinaDantas, Jeferson Silveira2012-10-26T11:09:56Z2012-10-26T11:09:56Z20122012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis376 p.| il.application/pdf303525http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96346porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T04:57:32Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/96346Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T04:57:32Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Espaços coletivos de esperança: a experiência política e pedagógica da Comissão de Educação do Fórum do Maciço do Morro da Cruz em Florianópolis/SC
title Espaços coletivos de esperança: a experiência política e pedagógica da Comissão de Educação do Fórum do Maciço do Morro da Cruz em Florianópolis/SC
spellingShingle Espaços coletivos de esperança: a experiência política e pedagógica da Comissão de Educação do Fórum do Maciço do Morro da Cruz em Florianópolis/SC
Dantas, Jeferson Silveira
Educação
Aspectos sociais
Comunidade -
Organizacao
Florianopolis (SC)
Politicas publicas
title_short Espaços coletivos de esperança: a experiência política e pedagógica da Comissão de Educação do Fórum do Maciço do Morro da Cruz em Florianópolis/SC
title_full Espaços coletivos de esperança: a experiência política e pedagógica da Comissão de Educação do Fórum do Maciço do Morro da Cruz em Florianópolis/SC
title_fullStr Espaços coletivos de esperança: a experiência política e pedagógica da Comissão de Educação do Fórum do Maciço do Morro da Cruz em Florianópolis/SC
title_full_unstemmed Espaços coletivos de esperança: a experiência política e pedagógica da Comissão de Educação do Fórum do Maciço do Morro da Cruz em Florianópolis/SC
title_sort Espaços coletivos de esperança: a experiência política e pedagógica da Comissão de Educação do Fórum do Maciço do Morro da Cruz em Florianópolis/SC
author Dantas, Jeferson Silveira
author_facet Dantas, Jeferson Silveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vendramini, Celia Regina
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Dantas, Jeferson Silveira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Aspectos sociais
Comunidade -
Organizacao
Florianopolis (SC)
Politicas publicas
topic Educação
Aspectos sociais
Comunidade -
Organizacao
Florianopolis (SC)
Politicas publicas
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-26T11:09:56Z
2012-10-26T11:09:56Z
2012
2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 303525
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96346
identifier_str_mv 303525
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96346
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 376 p.| il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652284828057600