Distintitividade e gestão de marcas como fator estratégico no processo de inovação: um estudo das empresas do município de Blumenau/SC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Colombo, Ana Paula
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215337
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação, Florianópolis, 2019.
id UFSC_cbcc782ecf3a94521bbfb11d71d972de
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/215337
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Distintitividade e gestão de marcas como fator estratégico no processo de inovação: um estudo das empresas do município de Blumenau/SCTransferência de tecnologiaInovaçãoMarca registradaPropriedade industrialDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação, Florianópolis, 2019.O presente estudo tem por objeto investigar o grau de distintividade dosregistros de marcas requeridos por empresas do município de Blumenau.As marcas são sinais distintivos visualmente perceptíveis, que visamdistinguir produtos e serviços como meio de orientar o consumidor.Atualmente, é um dos ativos de propriedade industrial, o que mais atraia atenção das organizações. Entretanto, ainda há poucos estudos queassociam a necessidade de gestão da marca dentro do contexto da inovação.O processo de gestão marcaria possui vários aspectos e contribui deforma efetiva para a construção de valor deste bem e sua consequentedistintividade. Por meio de uma análise quali-quantitativa e valendo-seda metodologia utilizada pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial(INPI) para aferição de distintividade no exame de mérito das marcas,foram categorizados todos os processos de marcas pertencentes àsempresas relacionadas no estudo, com base no grau de distintividade decada uma. A análise demonstrou que um número expressivo das empresas,utilizam expressões com pouco ou nenhum grau de distintividadepara assinalar seus produtos. As marcas fantasiosas, aquelas com o maiorgrau de distintividade possível, são a minoria dentre os processos deregistro junto ao INPI. Conclui-se, portanto, que há necessidade de maiorcompreensão da real função deste bem por parte das empresas e decomo uma gestão adequada contribui para a criação de marcas fortes.Abstract : The present study aims to investigate the degree of distinctiveness oftrademarks required by companies in the city of Blumenau. Trademarksare visually perceptible distinctive signs, which aim to distinguish goodsand services as a way of guiding the consumer. Currently, it is one ofthe industrial property assets, which most attracts the attention of organizations.However, there are still few studies that associate branding tothe innovation context. Branding has several aspects and contributes ineffective way to trademark value and its consequent distinctiveness. Bymeans of a qualitative-quantitative analysis and using the methodologyof National Institute of Industrial Property (INPI) for the assessment ofdistinctiveness in the examination of applications all the brands belongingto the companies related in the study were categorized, based on thedegree of distinctiveness of each one. The analysis showed that a significantnumber of companies use expressions with little or no degree ofdistinctiveness. Fantasious trademarks, those with the highest degree ofdistinctiveness, are the minority among the INPI applications. It is thereforeconcluded that there is a need for greater understanding of the realfunction of trademarks by companies and how branding contribute forthe creation of strong trademarks.Lima, Araken Alves deArrabal, Alejandro KnaeselUniversidade Federal de Santa CatarinaColombo, Ana Paula2020-10-21T21:15:35Z2020-10-21T21:15:35Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis99 p.| il., gráfs.application/pdf362802https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215337porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:15:35Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/215337Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:15:35Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Distintitividade e gestão de marcas como fator estratégico no processo de inovação: um estudo das empresas do município de Blumenau/SC
title Distintitividade e gestão de marcas como fator estratégico no processo de inovação: um estudo das empresas do município de Blumenau/SC
spellingShingle Distintitividade e gestão de marcas como fator estratégico no processo de inovação: um estudo das empresas do município de Blumenau/SC
Colombo, Ana Paula
Transferência de tecnologia
Inovação
Marca registrada
Propriedade industrial
title_short Distintitividade e gestão de marcas como fator estratégico no processo de inovação: um estudo das empresas do município de Blumenau/SC
title_full Distintitividade e gestão de marcas como fator estratégico no processo de inovação: um estudo das empresas do município de Blumenau/SC
title_fullStr Distintitividade e gestão de marcas como fator estratégico no processo de inovação: um estudo das empresas do município de Blumenau/SC
title_full_unstemmed Distintitividade e gestão de marcas como fator estratégico no processo de inovação: um estudo das empresas do município de Blumenau/SC
title_sort Distintitividade e gestão de marcas como fator estratégico no processo de inovação: um estudo das empresas do município de Blumenau/SC
author Colombo, Ana Paula
author_facet Colombo, Ana Paula
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima, Araken Alves de
Arrabal, Alejandro Knaesel
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Colombo, Ana Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Transferência de tecnologia
Inovação
Marca registrada
Propriedade industrial
topic Transferência de tecnologia
Inovação
Marca registrada
Propriedade industrial
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação, Florianópolis, 2019.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-10-21T21:15:35Z
2020-10-21T21:15:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 362802
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215337
identifier_str_mv 362802
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215337
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 99 p.| il., gráfs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652283075887104