Políticas de Geração de Trabalho e Renda: Implantação do Consórcio Social da Juventude na Região de Florianópolis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schefer, Luiz Fernando Nieuwenhoff
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/122032
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Economia.
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spelling Políticas de Geração de Trabalho e Renda: Implantação do Consórcio Social da Juventude na Região de FlorianópolisDesempregoPolíticas PúblicasInserção Social e ProfissionalTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Economia.Índices cada vez maiores de criminalidade, desemprego e exclusão social atingem e assustam o Brasil e o mundo. A sociedade e o Estado se encontram cada vez mais atentos à necessidade de adoção de medidas geradoras de trabalho e renda. O presente trabalho pretende verificar de que forma o Consórcio Social da Juventude de Florianópolis e Região Metropolitana, um dos programas vinculados ao Primeiro Emprego, se insere no conjunto de políticas de geração de trabalho e renda, procurando descrever o programa, o perfil dos jovens atendidos, bem como o perfil dos jovens inseridos no mercado de trabalho ao final das atividades. Ao longo dos meses de setembro de 2005 a março de 2006 foram atendidos 1200 jovens, de 16 a 24 anos, de áreas empobrecidas dos municípios de Florianópolis, São José, Biguaçu, Palhoça e Paulo Lopes, por meio de 400 horas de qualificação, dos quais, ao final das atividades, 407 foram inseridos no mercado de trabalho por meio de empregos com carteira assinada, estágios ou formas alternativas de geração de trabalho e renda. O perfil do jovem participante do programa foi: jovens em sua maioria na faixa etária de 16 a 18 anos (72,2%); natural da cidade de Florianópolis (54,3%); da cor branca (46,5%) e afrodescendente (49,3%); com ensino fundamental incompleto (60,86%); e renda familiar extremamente baixa (27,7% declararam renda entre R$ 30 a R$ 150,00).Gelinski, Carmen Rosário O. G.Universidade Federal de Santa CatarinaSchefer, Luiz Fernando Nieuwenhoff2014-07-25T15:18:44Z2014-07-25T15:18:44Z2014-07-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis74 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/122032porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-07-25T15:18:44Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/122032Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-07-25T15:18:44Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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