ASPECTOS SUBJETIVOS DO CONSUMO E IMPLICAÇÕES NO IMPACTO AMBIENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Júlio C. Augusto da
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/221877
Resumo: Qualquer objeto possui funções e apelos que ultrapassam e se somam à sua função nominal, significados subjetivos, que enriquecem sua relação com o usuário. Entretanto, os significados subjetivos também são manipulados pelo setor produtivo com o objetivo de estimular o descarte prematuro e nova venda, a obsolescência programada. As estratégias de ecodesign em geral são viáveis tecnicamente, mas enfrentam o desafio da falta de interesse por parte do setor produtivo e a resistência cultural à sua implantação. A dificuldade de introdução dessas propostas ocorre pela cultura do desperdício e manipulação dos aspectos subjetivos, que desenvolveram uma sociedade com forte desejo de posse, fascínio pelo novo e a valorização da virgindade dos produtos.
id UFSC_cc7b5036719c3445a5410c97e206d7ee
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/221877
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling ASPECTOS SUBJETIVOS DO CONSUMO E IMPLICAÇÕES NO IMPACTO AMBIENTALEcodesignConsumoObsolescênciaQualquer objeto possui funções e apelos que ultrapassam e se somam à sua função nominal, significados subjetivos, que enriquecem sua relação com o usuário. Entretanto, os significados subjetivos também são manipulados pelo setor produtivo com o objetivo de estimular o descarte prematuro e nova venda, a obsolescência programada. As estratégias de ecodesign em geral são viáveis tecnicamente, mas enfrentam o desafio da falta de interesse por parte do setor produtivo e a resistência cultural à sua implantação. A dificuldade de introdução dessas propostas ocorre pela cultura do desperdício e manipulação dos aspectos subjetivos, que desenvolveram uma sociedade com forte desejo de posse, fascínio pelo novo e a valorização da virgindade dos produtos.UFSC/VIRTUHAB2021-04-09T14:26:04Z2021-04-09T14:26:04Z2007-04-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf2596-237Xhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/221877SILVA, Júlio C. Augusto daporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-09T14:26:04Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/221877Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-04-09T14:26:04Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv ASPECTOS SUBJETIVOS DO CONSUMO E IMPLICAÇÕES NO IMPACTO AMBIENTAL
title ASPECTOS SUBJETIVOS DO CONSUMO E IMPLICAÇÕES NO IMPACTO AMBIENTAL
spellingShingle ASPECTOS SUBJETIVOS DO CONSUMO E IMPLICAÇÕES NO IMPACTO AMBIENTAL
SILVA, Júlio C. Augusto da
Ecodesign
Consumo
Obsolescência
title_short ASPECTOS SUBJETIVOS DO CONSUMO E IMPLICAÇÕES NO IMPACTO AMBIENTAL
title_full ASPECTOS SUBJETIVOS DO CONSUMO E IMPLICAÇÕES NO IMPACTO AMBIENTAL
title_fullStr ASPECTOS SUBJETIVOS DO CONSUMO E IMPLICAÇÕES NO IMPACTO AMBIENTAL
title_full_unstemmed ASPECTOS SUBJETIVOS DO CONSUMO E IMPLICAÇÕES NO IMPACTO AMBIENTAL
title_sort ASPECTOS SUBJETIVOS DO CONSUMO E IMPLICAÇÕES NO IMPACTO AMBIENTAL
author SILVA, Júlio C. Augusto da
author_facet SILVA, Júlio C. Augusto da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Júlio C. Augusto da
dc.subject.por.fl_str_mv Ecodesign
Consumo
Obsolescência
topic Ecodesign
Consumo
Obsolescência
description Qualquer objeto possui funções e apelos que ultrapassam e se somam à sua função nominal, significados subjetivos, que enriquecem sua relação com o usuário. Entretanto, os significados subjetivos também são manipulados pelo setor produtivo com o objetivo de estimular o descarte prematuro e nova venda, a obsolescência programada. As estratégias de ecodesign em geral são viáveis tecnicamente, mas enfrentam o desafio da falta de interesse por parte do setor produtivo e a resistência cultural à sua implantação. A dificuldade de introdução dessas propostas ocorre pela cultura do desperdício e manipulação dos aspectos subjetivos, que desenvolveram uma sociedade com forte desejo de posse, fascínio pelo novo e a valorização da virgindade dos produtos.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-04-12
2021-04-09T14:26:04Z
2021-04-09T14:26:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 2596-237X
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/221877
identifier_str_mv 2596-237X
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/221877
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFSC/VIRTUHAB
publisher.none.fl_str_mv UFSC/VIRTUHAB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1823041394391908352