Análise da contribuição da ufsc na formação de profissionais capacitados para atuarem no mercado de tecnologia e startups de florianópolis
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181667 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração. |
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Análise da contribuição da ufsc na formação de profissionais capacitados para atuarem no mercado de tecnologia e startups de florianópolisFormação de competênciasStartupSistemas de inovaçãoInstituições de ensino superiorFormação profissionalTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.O presente artigo tem por objetivo analisar a contribuição da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na formação de profissionais capacitados para atuarem nas startups do setor de tecnologia em Florianópolis. O estudo foi realizado por meio de pesquisa mista: qualitativa e quantitativa. Foi levantada a percepção de 10 gestores de empresas de tecnologia sobre a relação entre universidade-empresa e a necessidade de formação de competências para a atuação no mercado, caracterizando a pesquisa qualitativa. Em análise quantitativa, a percepção dos gestores foi comparada à compreensão de 383 estudantes em relação ao desenvolvimento das habilidades requeridas. Em paralelo, foram analisados os currículos dos cursos mais procurados pelas empresas, levantando em pesquisa descritiva empírica, a presença das competências nos currículos analisados. Os resultados indicam que, de acordo com a compreensão dos gestores, se houvesse maior proximidade entre as Instituições de Ensino Superior (IES) e as empresas, os currículos poderiam estar mais atualizados e coerentes com as demandas do mercado. Já em relação às ementas, apesar da universidade cumprir a função de formar habilidades técnicas nos estudantes, fica perceptível a lacuna existente no desenvolvimento de competências decisoriais e interpessoais, pelas disciplinas obrigatórias. Por fim, de acordo com a análise dos questionários, conclui-se que, para a maioria dos acadêmicos, a UFSC contribui para o desenvolvimento das competências levantadas, com exceção das habilidades relacionadas à inovação e à criatividade. Houve também, significativa divergência de percepção entre os estudantes que já tiveram experiências profissionais e aqueles que nunca as tiveram, especialmente se essas experiências ocorreram no setor de tecnologia. Vale reforçar que além das disciplinas obrigatórias, a UFSC também oferece experiências extracurriculares que contribuem para o desenvolvimento de competências não contempladas no currículo.This article aims to analyze the contribution of the Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) in the formation of qualified professionals to work in startups and in the technology sector of Florianópolis. The study was done through a mix research: Qualitative and quantitative. It was raised the perception of 10 managers from technology companies about the relationship between university-business and the need of skilled labor for the market, characterizing it qualitative research. In a quantitative research, the manager’s perception was compared with 383 students’ comprehension of the development of such skills. Alongside, the curriculum of the most demanded degrees were analyzed, raising in empirical documentary research, the presence of competencies in the curriculums. The results indicate that, according to the managers' perception, if there was greater proximity between universities and companies, the curriculums could be more up-to-date and coherent with the demands of the market. Regarding to the discipline syllabus, although the university fulfills its function of teaching technical skills to students, the gap in the development of decision-making and interpersonal competences, through the obligatory disciplines, is noticed. Finally, according to the analysis of the survey, it is concluded that, for most academics, UFSC contributes with the development of the competences raised, with the exception of skills related to innovation and creativity. There was also a significant divergence in the perception among students who have had professional experiences and those who have never worked, especially if those experiences occurred in the technology sector. It is worth saying that beyond the required subjects, UFSC has also lots of extracurricular experiences that contribute in the developing process of skills that are not contemplated in the curriculum.Florianópolis, SCFiates, Gabriela Gonçalves SilveiraUniversidade Federal de Santa Catarina.Sena, MarinaKolesnikovas, Rafael Miyaji2017-12-05T19:20:52Z2017-12-05T19:20:52Z2017-11-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article41 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181667porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-12-05T19:20:52Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/181667Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-12-05T19:20:52Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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