Análise da contribuição da ufsc na formação de profissionais capacitados para atuarem no mercado de tecnologia e startups de florianópolis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sena, Marina
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Kolesnikovas, Rafael Miyaji
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181667
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
id UFSC_cc9791aea56dd98a5c7b50469c984fe0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/181667
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Análise da contribuição da ufsc na formação de profissionais capacitados para atuarem no mercado de tecnologia e startups de florianópolisFormação de competênciasStartupSistemas de inovaçãoInstituições de ensino superiorFormação profissionalTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.O presente artigo tem por objetivo analisar a contribuição da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na formação de profissionais capacitados para atuarem nas startups do setor de tecnologia em Florianópolis. O estudo foi realizado por meio de pesquisa mista: qualitativa e quantitativa. Foi levantada a percepção de 10 gestores de empresas de tecnologia sobre a relação entre universidade-empresa e a necessidade de formação de competências para a atuação no mercado, caracterizando a pesquisa qualitativa. Em análise quantitativa, a percepção dos gestores foi comparada à compreensão de 383 estudantes em relação ao desenvolvimento das habilidades requeridas. Em paralelo, foram analisados os currículos dos cursos mais procurados pelas empresas, levantando em pesquisa descritiva empírica, a presença das competências nos currículos analisados. Os resultados indicam que, de acordo com a compreensão dos gestores, se houvesse maior proximidade entre as Instituições de Ensino Superior (IES) e as empresas, os currículos poderiam estar mais atualizados e coerentes com as demandas do mercado. Já em relação às ementas, apesar da universidade cumprir a função de formar habilidades técnicas nos estudantes, fica perceptível a lacuna existente no desenvolvimento de competências decisoriais e interpessoais, pelas disciplinas obrigatórias. Por fim, de acordo com a análise dos questionários, conclui-se que, para a maioria dos acadêmicos, a UFSC contribui para o desenvolvimento das competências levantadas, com exceção das habilidades relacionadas à inovação e à criatividade. Houve também, significativa divergência de percepção entre os estudantes que já tiveram experiências profissionais e aqueles que nunca as tiveram, especialmente se essas experiências ocorreram no setor de tecnologia. Vale reforçar que além das disciplinas obrigatórias, a UFSC também oferece experiências extracurriculares que contribuem para o desenvolvimento de competências não contempladas no currículo.This article aims to analyze the contribution of the Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) in the formation of qualified professionals to work in startups and in the technology sector of Florianópolis. The study was done through a mix research: Qualitative and quantitative. It was raised the perception of 10 managers from technology companies about the relationship between university-business and the need of skilled labor for the market, characterizing it qualitative research. In a quantitative research, the manager’s perception was compared with 383 students’ comprehension of the development of such skills. Alongside, the curriculum of the most demanded degrees were analyzed, raising in empirical documentary research, the presence of competencies in the curriculums. The results indicate that, according to the managers' perception, if there was greater proximity between universities and companies, the curriculums could be more up-to-date and coherent with the demands of the market. Regarding to the discipline syllabus, although the university fulfills its function of teaching technical skills to students, the gap in the development of decision-making and interpersonal competences, through the obligatory disciplines, is noticed. Finally, according to the analysis of the survey, it is concluded that, for most academics, UFSC contributes with the development of the competences raised, with the exception of skills related to innovation and creativity. There was also a significant divergence in the perception among students who have had professional experiences and those who have never worked, especially if those experiences occurred in the technology sector. It is worth saying that beyond the required subjects, UFSC has also lots of extracurricular experiences that contribute in the developing process of skills that are not contemplated in the curriculum.Florianópolis, SCFiates, Gabriela Gonçalves SilveiraUniversidade Federal de Santa Catarina.Sena, MarinaKolesnikovas, Rafael Miyaji2017-12-05T19:20:52Z2017-12-05T19:20:52Z2017-11-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article41 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181667porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-12-05T19:20:52Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/181667Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-12-05T19:20:52Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da contribuição da ufsc na formação de profissionais capacitados para atuarem no mercado de tecnologia e startups de florianópolis
title Análise da contribuição da ufsc na formação de profissionais capacitados para atuarem no mercado de tecnologia e startups de florianópolis
spellingShingle Análise da contribuição da ufsc na formação de profissionais capacitados para atuarem no mercado de tecnologia e startups de florianópolis
Sena, Marina
Formação de competências
Startup
Sistemas de inovação
Instituições de ensino superior
Formação profissional
title_short Análise da contribuição da ufsc na formação de profissionais capacitados para atuarem no mercado de tecnologia e startups de florianópolis
title_full Análise da contribuição da ufsc na formação de profissionais capacitados para atuarem no mercado de tecnologia e startups de florianópolis
title_fullStr Análise da contribuição da ufsc na formação de profissionais capacitados para atuarem no mercado de tecnologia e startups de florianópolis
title_full_unstemmed Análise da contribuição da ufsc na formação de profissionais capacitados para atuarem no mercado de tecnologia e startups de florianópolis
title_sort Análise da contribuição da ufsc na formação de profissionais capacitados para atuarem no mercado de tecnologia e startups de florianópolis
author Sena, Marina
author_facet Sena, Marina
Kolesnikovas, Rafael Miyaji
author_role author
author2 Kolesnikovas, Rafael Miyaji
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fiates, Gabriela Gonçalves Silveira
Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Sena, Marina
Kolesnikovas, Rafael Miyaji
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de competências
Startup
Sistemas de inovação
Instituições de ensino superior
Formação profissional
topic Formação de competências
Startup
Sistemas de inovação
Instituições de ensino superior
Formação profissional
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-05T19:20:52Z
2017-12-05T19:20:52Z
2017-11-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181667
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181667
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 41 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651936926269440