Startup Alliance Management como diferencial competitivo em ambientes dinâmicos: estudos de caso em startups

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Bruno Ribas
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/231143
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2021.
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spelling Startup Alliance Management como diferencial competitivo em ambientes dinâmicos: estudos de caso em startupsAdministraçãoStart upAlianças estratégicas (Negócios)Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2021.As startups, por meio de alianças estratégicas, obtêm recursos e ativos complementares que permitem acelerar seu processo de desenvolvimento e comercialização de suas soluções inovadoras. Estudos que envolvem a temática de startups e alianças estratégicas indicam que os parceiros podem auxiliar estes novos empreendimentos a alcançarem vantagem competitiva, por meio do compartilhamento de riscos, redução de custos, conquista de status, acesso a conhecimento, recursos e mercados. É nesse contexto que o estudo realizado propõe a devida aproximação teórica entre as lentes epistemológicas da vantagem competitiva (path dependence, gerenciamento de recursos em ambiente dinâmico e gerenciamento de recursos sob incerteza) e a literatura de alianças estratégicas. Dito isto, o objetivo principal desta tese fundamenta-se em compreender como o empreendedor endereça a gestão de alianças estratégicas em startups, considerando sua trajetória histórica e o contexto dinâmico e incerto no qual está inserido. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa, a partir do método de estudo de caso múltiplo em três startups, além de um teste complementar que envolveu dez indivíduos que atuam como especialistas e/ou praticantes da área do empreendedorismo. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturas e análise documental, e tratados a partir da análise das narrativas e pattern matching, cujos resultados apontaram que os empreendedores endereçam a gestão de suas alianças estratégicas de uma maneira personalizada, usando os recursos disponíveis naquele dado instante em que a janela de oportunidade está aberta e de acordo com sua trajetória histórica. Entende-se, ainda, que os empreendedores, frente à um ambiente dinâmico e incerto, se utilizam de effectuation para mitigar as incertezas por meio de parcerias e pré-compromisso dos diferentes stakeholders. A contribuição deste estudo reside na relevância em estudar o gerenciamento de alianças estratégicas em startups no intuito de destacar uma nova perspectiva sobre a forma como os empreendedores endereçam suas parcerias em um estágio early-stage, reconhecendo o uso de recursos singulares das startups, a dinamicidade do contexto e as incertezas que surgem no caminho empreendedor como partes fundamentais ao processo de gerenciamento e formação de alianças.Abstract: Startups, through strategic alliances, obtain complementary resources and assets that allow them to accelerate their process of development and commercialization of innovative solutions. Studies involving the theme of startups and strategic alliances indicate that partners can help these new enterprises to achieve competitive advantage, through risk sharing, cost reduction, status achievement, access to knowledge, resources and markets. It is in this context that this study proposes a proper theoretical approximation between the epistemological lenses of competitive advantage (path dependence, resource management in a dynamic environment and resource management under uncertainty) and the literature on strategic alliances. That said, this thesis? main objective is to grasp how the entrepreneur addresses the management of strategic alliances in startups, considering their historical trajectory and the dynamic, uncertain context in which they are inserted. Thus, qualitative research was used with the multiple case study method. This included three startups and a complementary test that involved ten experts and practitioners in the field of entrepreneurship. Data has been gathered through conducting semi-structured interviews and document analysis. Through the analysis of narratives and pattern matching, the results showed that entrepreneurs address the management of their strategic alliances in a personalized way, using the resources available at that moment in which the window of opportunity is open and in accordance with their historical trajectory. It is also understood that entrepreneurs facing a dynamic and uncertain environment use effectuation to mitigate uncertainties through partnerships and pre-commitment of different stakeholders. The relevance of this thesis lies in its contribution to the study of the management of strategic alliances in startups, highlighting a new perspective on how entrepreneurs address their partnerships at an early-stage. It also recognizes the use of startups? unique resources, the dynamics, the context and the uncertainties that arise in the entrepreneurial path as fundamental parts of the process of managing and forming alliances.Lacerda, Rogério Tadeu de OliveiraUniversidade Federal de Santa CatarinaSilveira, Bruno Ribas2022-02-14T13:33:40Z2022-02-14T13:33:40Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis166 p.| il.application/pdf373714https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/231143porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-14T13:33:40Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/231143Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-02-14T13:33:40Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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