O gesto coreográfico como síntese criativa entre a intenção evocativa e os elementos cênicos: a composição em dança com base na estética de Lukács

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: De Bona, Bruna Carolini
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/247632
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2023.
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spelling O gesto coreográfico como síntese criativa entre a intenção evocativa e os elementos cênicos: a composição em dança com base na estética de LukácsEducaçãoDança na educaçãoEducação físicaCoreografiaEstéticaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2023.A presente tese tem por objetivo compreender a o gesto coreográfico como forma da atividade de dança, aprofundando as relações e os elementos que o compõem, para um domínio cada vez mais criativo e consciente da dança como uma manifestação artística. A pesquisa surge das preocupações estéticas e teóricas sobre a dança na escola. Alimenta-se da formação em Educação Física e das contradições que se evidenciam nesse processo formativo, tanto na perspectiva do ensino escolar quanto no espaço de formação docente. Nessa direção, dispõe das ferramentas teórico-práticas da perspectiva ontológica/crítica defendida por Lukács, que busca compreender a realidade a partir da dimensão do ser. (LUKÁCS, 2018; 1966a; 1966b; 1967). Em compasso com Lukács, os escritos sobre arte, no campo das produções vigotskianas, possibilitam uma tomada de posição contra as interpretações distorcidas sobre a função da arte no processo de formação dos sujeitos (VIGOTSKI, 1999; 2000; 2004; 2014; RUBISTEIN, 1973). Obras coreográficas também contribuem na construção da tese, princípio metodológico considerado pela pesquisa. Dessa tomada de posição metodológica, inicia-se a exposição que sustenta a crítica às concepções idealistas e subjetivistas sobre a arte que encontra ponto de aproximação nos estudos de Vigotski e Lukács, demarcando o posicionamento da investigação diante dos problemas que tendem a obstaculizar e fragmentar um estudo adequado sobre o objeto da dança que responda ao seu movimento real para o campo da análise do objeto e da consequente análise sobre seu ensino. Segue-se indicando marcos históricos no processo de gênese e desenvolvimento da atividade de dança, que apontam para o destaque do gesto coeográfico como síntese que paulatinamente passa a orientar decisões no campo da composição coreográfica e da sua tendência a se materializar como forma artística particular. Ao debruçar-se sobre a totalidade da obra coreográfica, o estudo dialoga com a categoria da particularidade e com o movimento interno de forma e conteúdo, que tendem a expressar determinada concepção coreográfica, sustentada por determinada concepção de arte. Os avanços do estudo fortalecem a tese da coreografia como uma unidade sensível e forma artística da atividade de dança e sua importância para o consequente desenvolvimento dos sujeitos que fruem. Nas sínteses finais, explica-se como o conhecimento cada vez mais aproximado do objeto realizado na tese desvelou um conjunto de mediações para a organização do ensino no contexto da Educação Física escolar e do aprofundamento da dança em sua condição artística, pela possibilidade de expressar uma posição humana diante do mundo.Abstract: This thesis aims to understand the choreographic gesture as a form of dance activity, delving into the relationships and elements that compose it, for an increasingly creative and conscious mastery of dance as an artistic manifestation. The research arises from aesthetic and theoretical concerns about dance at school. It feeds on the training in Physical Education and the contradictions that are evident in this training process, both from the perspective of school education and in the space of teacher training. In this direction, it has the theoretical-practical tools of the ontological/critical perspective defended by Lukács, which seeks to understand reality from the dimension of being. (LUKÁCS, 2018; 1966a; 1966b; 1967). In line with Lukács, writings on art, in the field of Vygotskian productions, allow one to position oneself against the distorted interpretations of the function of art in the process of formation of the subjects (VIGOTSKI, 1999; 2000; 2004; 2014; RUBISTEIN , 1973). The choreographic works also contribute to the construction of the thesis, a methodological principle considered by the research. From this methodological point of view, the exhibition that supports the critique of the idealist and subjectivist conceptions of art that finds a point of approximation in the studies of Vygotsky and Lukács begins, demarcating the position of the investigation in the face of the problems that tend to to hinder and fragment an adequate study on the object of dance that responds to its real movement for the field of analysis of the object and the consequent analysis of its teaching. It continues pointing out historical milestones in the process of genesis and development of dance activity, which point to the prominence of the choeographic gesture as a synthesis that gradually begins to guide decisions in the field of choreographic composition and its tendency to materialize as a particular artistic form. By focusing on the totality of the choreographic work, the study dialogues with the category of particularity and with the internal movement of form and content, which tend to express a certain choreographic conception, supported by a certain conception of art. The advances of the study strengthen the thesis of choreography as a sensitive unit and artistic form of dance activity and its importance for the consequent development of the subjects who enjoy it. In the final syntheses, it is explained how the increasingly close knowledge of the object carried out in the thesis revealed a set of mediations for the organization of teaching in the context of Physical Education at school and the deepening of dance in its condition. artistic, for the possibility of expressing a human position in the world.Torriglia, Patricia LauraUniversidade Federal de Santa CatarinaDe Bona, Bruna Carolini2023-06-28T18:27:10Z2023-06-28T18:27:10Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis214 p.| il.application/pdf381572https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/247632porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-28T18:27:11Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/247632Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-06-28T18:27:11Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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