Detecção de Danos em Rodovias por meio de Aprendizado Profundo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Felipe Henrique Verones Pereira dos
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/255766
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Engenharia de Computação.
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spelling Detecção de Danos em Rodovias por meio de Aprendizado Profundodetecção de danos em rodoviasaprendizado profundovisão computacionalyolov8yolov9TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Engenharia de Computação.A manutenção eficiente de rodovias é crucial para a segurança e o desenvolvimento socioeconômico. Contudo, técnicas de inspeção manual tornam-se desvantajosas por falta de objetividade, eficiência limitada, custos elevados e segurança comprometida. Este trabalho propõe um método para a detecção de danos em pavimentos asfálticos utilizando técnicas de visão computacional e aprendizado profundo. O método proposto foi estruturado em cinco estágios principais, incluindo a aquisição de dados, pré- processamento, definição de arquitetura para criação do modelo de classificação, treinamento e validação dos modelos, e inferência em imagens de rodovias para detecção de danos. Uma vez definido e pré-processado o conjunto de dados inicial, a arquitetura YOLO, baseada em Redes Neurais Convolucionais, foi escolhida para realizar o treinamento dos modelos YOLOv8x e YOLOv9e, seguido pela avaliação de suas métricas de desempenho e subsequente utilização para classificação de danos em rodovias. Os resultados mostram que ambos os modelos são eficazes na identificação de danos, com o YOLOv8x apresentando melhor desempenho em quase todas as métricas avaliadas, com um f1-score de 88,79% e um mAP50 de 89,13%. De modo geral, este estudo contribui para o campo da manutenção de rodovias ao fornecer uma análise comparativa detalhada entre os modelos YOLOv8 e YOLOv9 e sugerir novas abordagens para aprimorar a acurácia e eficiência na detecção de danos em rodovias.Araranguá, SC.Gonçalves, Alexandre LeopoldoUniversidade Federal de Santa Catarina.Santos, Felipe Henrique Verones Pereira dos2024-07-09T19:33:31Z2024-07-09T19:33:31Z2024-06-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/255766Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2024-07-09T19:33:31Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/255766Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732024-07-09T19:33:31Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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