PROJETO DE EXTENSÃO COAMAR: PRODUZINDO CULTURA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199394 |
Resumo: | Tendo em vista, que o papel da universidade é o ensino como direito social e democrático, esse estudo propõe-se a divulgar resultados parciais da ação de extensão do Projeto "Organização, criação e adaptação de materiais e recursos pedagógicos para estudantes da educação especial do Colégio de Aplicação/UFSC (COAMAR) em 2018, obtidos nas oficinas de criação de materiais e recursos adaptados a estudantes da Educação Especial e demais colegas, considerando suas contribuições para a formação de cultura de educação especial na perspectiva inclusiva. O objetivo do projeto é a criação, organização e adaptação de um acervo de materiais e recursos pedagógicos para que docentes e técnicos do Colégio de Aplicação (CA/UFSC) possam utilizá-los nos diferentes espaços escolares com estudantes com deficiência, transtorno do espectro autista (TEA) e altas habilidades/superdotação (AH/SD) e também com os demais estudantes sem deficiência. Optou-se pela metodologia qualitativa, com a análise do tipo exploratória, a partir das experiências e problematização dos cursistas. Baseando-se em Paulo Freire que considera todo ser humano como um ser em constante formação, o projeto COAMAR, ministrou oficinas de formação continuada, priorizando a construção de jogos e materiais adaptados. Tal objetivo valorizou os conhecimentos e experiências dos participantes, com fins de produzir práticas de ensino e aprendizagem na Educação Especial sob perspectiva da educação inclusiva, extensiva aos professores e acadêmicos da UFSC, de outras universidades e a professores da rede municipal, estadual e privada, além do próprio Colégio de Aplicação. Como resultado, essas oficinas influenciaram a formação de uma cultura inclusiva contextualizada, com a socialização entre os diferentes participantes, compartilhamento de saberes, visibilidade da educação para todos e interesse da comunidade na criação e expansão de uma cultura da Educação Especial inclusiva. |
id |
UFSC_cd328efca674dea5d76917d1932f1b67 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/199394 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
PROJETO DE EXTENSÃO COAMAR: PRODUZINDO CULTURA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVAeducação inclusivaCOAMAReducação especialTendo em vista, que o papel da universidade é o ensino como direito social e democrático, esse estudo propõe-se a divulgar resultados parciais da ação de extensão do Projeto "Organização, criação e adaptação de materiais e recursos pedagógicos para estudantes da educação especial do Colégio de Aplicação/UFSC (COAMAR) em 2018, obtidos nas oficinas de criação de materiais e recursos adaptados a estudantes da Educação Especial e demais colegas, considerando suas contribuições para a formação de cultura de educação especial na perspectiva inclusiva. O objetivo do projeto é a criação, organização e adaptação de um acervo de materiais e recursos pedagógicos para que docentes e técnicos do Colégio de Aplicação (CA/UFSC) possam utilizá-los nos diferentes espaços escolares com estudantes com deficiência, transtorno do espectro autista (TEA) e altas habilidades/superdotação (AH/SD) e também com os demais estudantes sem deficiência. Optou-se pela metodologia qualitativa, com a análise do tipo exploratória, a partir das experiências e problematização dos cursistas. Baseando-se em Paulo Freire que considera todo ser humano como um ser em constante formação, o projeto COAMAR, ministrou oficinas de formação continuada, priorizando a construção de jogos e materiais adaptados. Tal objetivo valorizou os conhecimentos e experiências dos participantes, com fins de produzir práticas de ensino e aprendizagem na Educação Especial sob perspectiva da educação inclusiva, extensiva aos professores e acadêmicos da UFSC, de outras universidades e a professores da rede municipal, estadual e privada, além do próprio Colégio de Aplicação. Como resultado, essas oficinas influenciaram a formação de uma cultura inclusiva contextualizada, com a socialização entre os diferentes participantes, compartilhamento de saberes, visibilidade da educação para todos e interesse da comunidade na criação e expansão de uma cultura da Educação Especial inclusiva.2019-07-28T22:45:45Z2019-07-28T22:45:45Z2019-07-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf1983-6554https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199394LIMA, Eloisa Barcellos deFERREIRA, Simone De MamannMARTIN, Fernando Sardá deFERREIRA, Mateus MouraFRUAUFF, Nedi Vonporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-28T22:45:46Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/199394Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-28T22:45:46Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROJETO DE EXTENSÃO COAMAR: PRODUZINDO CULTURA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA |
title |
PROJETO DE EXTENSÃO COAMAR: PRODUZINDO CULTURA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA |
spellingShingle |
PROJETO DE EXTENSÃO COAMAR: PRODUZINDO CULTURA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA LIMA, Eloisa Barcellos de educação inclusiva COAMAR educação especial |
title_short |
PROJETO DE EXTENSÃO COAMAR: PRODUZINDO CULTURA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA |
title_full |
PROJETO DE EXTENSÃO COAMAR: PRODUZINDO CULTURA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA |
title_fullStr |
PROJETO DE EXTENSÃO COAMAR: PRODUZINDO CULTURA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA |
title_full_unstemmed |
PROJETO DE EXTENSÃO COAMAR: PRODUZINDO CULTURA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA |
title_sort |
PROJETO DE EXTENSÃO COAMAR: PRODUZINDO CULTURA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA |
author |
LIMA, Eloisa Barcellos de |
author_facet |
LIMA, Eloisa Barcellos de FERREIRA, Simone De Mamann MARTIN, Fernando Sardá de FERREIRA, Mateus Moura FRUAUFF, Nedi Von |
author_role |
author |
author2 |
FERREIRA, Simone De Mamann MARTIN, Fernando Sardá de FERREIRA, Mateus Moura FRUAUFF, Nedi Von |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LIMA, Eloisa Barcellos de FERREIRA, Simone De Mamann MARTIN, Fernando Sardá de FERREIRA, Mateus Moura FRUAUFF, Nedi Von |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação inclusiva COAMAR educação especial |
topic |
educação inclusiva COAMAR educação especial |
description |
Tendo em vista, que o papel da universidade é o ensino como direito social e democrático, esse estudo propõe-se a divulgar resultados parciais da ação de extensão do Projeto "Organização, criação e adaptação de materiais e recursos pedagógicos para estudantes da educação especial do Colégio de Aplicação/UFSC (COAMAR) em 2018, obtidos nas oficinas de criação de materiais e recursos adaptados a estudantes da Educação Especial e demais colegas, considerando suas contribuições para a formação de cultura de educação especial na perspectiva inclusiva. O objetivo do projeto é a criação, organização e adaptação de um acervo de materiais e recursos pedagógicos para que docentes e técnicos do Colégio de Aplicação (CA/UFSC) possam utilizá-los nos diferentes espaços escolares com estudantes com deficiência, transtorno do espectro autista (TEA) e altas habilidades/superdotação (AH/SD) e também com os demais estudantes sem deficiência. Optou-se pela metodologia qualitativa, com a análise do tipo exploratória, a partir das experiências e problematização dos cursistas. Baseando-se em Paulo Freire que considera todo ser humano como um ser em constante formação, o projeto COAMAR, ministrou oficinas de formação continuada, priorizando a construção de jogos e materiais adaptados. Tal objetivo valorizou os conhecimentos e experiências dos participantes, com fins de produzir práticas de ensino e aprendizagem na Educação Especial sob perspectiva da educação inclusiva, extensiva aos professores e acadêmicos da UFSC, de outras universidades e a professores da rede municipal, estadual e privada, além do próprio Colégio de Aplicação. Como resultado, essas oficinas influenciaram a formação de uma cultura inclusiva contextualizada, com a socialização entre os diferentes participantes, compartilhamento de saberes, visibilidade da educação para todos e interesse da comunidade na criação e expansão de uma cultura da Educação Especial inclusiva. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-28T22:45:45Z 2019-07-28T22:45:45Z 2019-07-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
1983-6554 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199394 |
identifier_str_mv |
1983-6554 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199394 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652031716491264 |