Caminantes y caminos que se hacen al andar: trajetórias de professoras/es de ensino médio em Cuba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cordovés Santiesteban, Alexander Armando
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/180434
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Florianópolis, 2017.
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spelling Caminantes y caminos que se hacen al andar: trajetórias de professoras/es de ensino médio em CubaAntropologia socialAntropologiaProfessoresAspectos antropológicosCubaEnsino médioCubaPolíticas públicasCubaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Florianópolis, 2017.Considerando a minha trajetória profissional e os vácuos percebidos nas pesquisas antropológicas focadas na educação cubana, empenho-me nesta tese em compreender como professoras/es de uma escola de ensino secundário do município de Holguín, província de Holguín - Cuba, constroem as suas trajetórias profissionais articulando-as com as maneiras em que se tem configurado o Sistema Nacional de Educação cubano. Realizei a pesquisa etnográfica na escola de ensino secundário, indicada pela Secretaria de Educação do município de Holguín, em dois períodos: de janeiro até fevereiro de 2015 e de setembro de 2015 até janeiro de 2016. Também foram necessárias pesquisas bibliográficas e documentais. A investigação exigiu-me uma análise aprofundada sobre o conceito de trajetória a partir da qual agrupei os trabalhos consultados em duas linhagens: a primeira que o aborda desde uma perspectiva linear; a segunda onde se enfatizam as relações entre o social e o individual, ora ressaltando o social, ora o individual, ora a própria relação. Após encarar a pesquisa sobre trajetórias me posicionando na abordagem que foca nas relações entre o social e o individual, a etnografia me permitiu questionar a noção que entende trajetórias como individuais, e compreender que estas se constituem em relações diversificadas e diferenciadas, e se expressam como acontecimentos polifônicos. No caso das/os minhas/meus interlocutoras/es, ressaltam as suas relações com suas próprias utopias e com a utopia-país, a partir das quais se produzem os principais sentidos que organizam as suas trajetórias profissionais. A tese se organiza em duas partes. Na primeira, localizo como se tem configurado historicamente a educação cubana, quais as discussões sobre trajetórias e algumas das particularidades da escola onde realizei a pesquisa. Na segunda, faço descrições etnográficas da escola compreendida como espaço sociocultural, da sala de professoras/es de oitavo grau ? espaço onde mais tempo permaneci?, e apresento as trajetórias de seis das/os interlocutoras/es com as/os quais interagi em campo. Contudo, saliento que as trajetórias das/os professoras/es, além de expressar as configurações do Sistema Nacional de Educação cubano, transbordam os limites que impõem essas configurações a partir da diversidade de estratégias e relações que sustentam as suas práticas pedagógicas, desvendando suas agências/resistências na produção dos sentidos sobre suas próprias atuações. Também desvendo que as práticas pedagógicas, para além de ensinar, se desdobram em muitas outras funções, as quais se constituem como planos diferenciados da realidade.<br>Abstract : In this thesis, I intend to understand how teachers of a Junior High School in the municipality of Holguín, in the province of Holguin - Cuba, build their professional trajectories articulating them with the ways in which the Cuban National Education System has been configured, all this, taking into account my professional trajectory and the gaps perceived in anthropological researches carried out in the Cuban educational context. I carried out an ethnographic research in the Junior High School selected by the Municipal Department of Education of Holguin in two stages: between January and February 2015; and between September 2015 and January 2016. Bibliographical and documentary research was also necessary. The study required a deep analysis of the trajectory concept, from which I grouped the works consulted in two lines: in the first, this concept is treated from a lineal approach, while in the second, the emphasis is placed on the social-individual relations, sometimes highlighting the social, sometimes the individual, or the relationship itself. Basing myself on this approach that focuses on the relationships between the social and the individual to carry out the research, ethnography allowed me to question the approach of the trajectories as individual, and to understand that they are constituted in diversified and differentiated relationships, and they are expressed as polyphonic eventfulness. In the case of my interlocutors, their relationships with their own utopias and the utopia-country are highlighted, from which the main meanings that organize their professional trajectories are produced. The thesis is organized in two parts. In the first, I identify how the Cuban education has historically been configured, what the most important discussions on trajectories for this study are; as well as some peculiarities of the school where I developed the investigation. In the second, I make ethnographic descriptions of the school taken as a socio-cultural space and descriptions of the eighth-grade teacher's room - where I stayed for the longest time - and present the trajectories of six interlocutors with whom I interacted in the field. Beyond expressing the configurations of the Cuban National Education System, I emphasize that the trajectories of the teachers go beyond the limits imposed by these configurations, based on the diversity of strategies and relationships that underpin their pedagogical practices, thus clearing agencies / resistance in the production of the senses about their own actions. I also point out that pedagogical practices unfold, beyond teaching, in many other functions, those that constitute as flat differences of reality.Tassinari, Antonella Maria ImperatrizUniversidade Federal de Santa CatarinaCordovés Santiesteban, Alexander Armando2017-10-24T03:20:11Z2017-10-24T03:20:11Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis1 v.| il., gráfs., tabs.application/pdf348304https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/180434porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-10-24T03:20:11Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/180434Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-10-24T03:20:11Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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