Uma análise da participação curricular da Lógica no ensino de Ciência da Informação no Brasil
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229083 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2021. |
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Uma análise da participação curricular da Lógica no ensino de Ciência da Informação no BrasilCiência da informaçãoLógicaTeoria fundamentada em dadosTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2021.Esta pesquisa examina o ensino de lógica nos cursos de graduação do campo da ciência da informação no Brasil. Parte de uma concepção interdisciplinar da ciência da informação, em que se incluem os campos da biblioteconomia, arquivologia, gestão da informação e museologia. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa do assunto, na qual faz uso da metodologia da Teoria Fundamentada. Esta metodologia permite a formulação de explicações com base em categorias teóricas que emanam de etapas sucessivas de codificação dos dados, mantendo o rigor e a precisão analítica. A lógica, na presente pesquisa, é concebida como uma ciência que estuda processos de raciocínio, sistemas formais e condições de validade dos argumentos. A ideia fundamental dessa concepção é que se pode considerar seu estudo dividido em uma parte discursiva, voltada aos argumentos usados na comunicação em linguagem natural, e uma parte simbólica, voltada ao desenvolvimento de teorias e modelos em linguagem artificial. A parte empírica da pesquisa é de caráter documental, tendo como universo os documentos dos cursos do campo da ciência da informação no Brasil. Entre os resultados está a configuração de um modelo típico-ideal de disciplina de lógica no campo da ciência da informação no Brasil. As relações entre a linhagem discursiva e simbólica e entre a lógica clássica e não clássica são estabelecidas e fundamentadas. A ocorrência da lógica nos sistemas de organização e recuperação da informação é analisada. A perspectiva que estes resultados inauguram é a da produção de materiais e técnicas mais adequados para o estudo da lógica nos cursos universitários do campo da ciência da informação.Abstract: This research examines the teaching of logic in undergraduate courses in the field of information science in Brazil. It is part of an interdisciplinary conception of information science, which includes the fields of librarianeconomics, archivelogy, information management and mudeology. The research adopts a qualitative approach to the subject, in which it makes use of the methodology of the Grounded Theory. This methodology allows the formulation of explanations based on theoretical categories that emanated from successive stages of data coding, maintaining accuracy and analytical accuracy. Logic, in this research, is conceived as a science that studies reasoning processes, formal systems and conditions of validity of arguments. The fundamental idea of this conception is that one can consider its study divided into a discursive part, focused on the arguments used in communication in natural language, and a symbolic part, focused on the development of theories and models in artificial language. The empirical part of the research is documentary in nature, whose universe is the documents of the courses of the field of information science in Brazil. Among the results is the configuration of a typical-ideal model of logic discipline in the field of information science in Brazil. The relations between the discursive and symbolic lineage and between classical and non-classical logic are established and grounded. The occurrence of logic in information organization and retrieval systems is analyzed. The perspective that these results inaugurate is the production of materials and techniques more suitable for the study of logic in university courses in the field of information science.Bahia, Eliana Maria dos SantosUniversidade Federal de Santa CatarinaMatos, José Claudio Morelli2021-10-14T19:28:09Z2021-10-14T19:28:09Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis194 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf373216https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229083porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-14T19:28:09Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/229083Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-10-14T19:28:09Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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