O trabalho educativo escolar no mundo ds transformações das tecnologias da informação e da comunicação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81674 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação |
id |
UFSC_cda67a748e4576a17f3972e2e168b354 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/81674 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O trabalho educativo escolar no mundo ds transformações das tecnologias da informação e da comunicaçãoEducaçãoTecnologiaComunicaçãoTecnologia da informaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da EducaçãoA proeminência dos debates sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação desdobra-se em um conjunto de problemas de ordem política, filosófica e pedagógica, que representam desafios para a escola. Particularmente a celeridade das transformações tecnológicas mobiliza os professores que se ocupam com a formação de profissionais que atuam nas áreas ligadas a essas tecnologias, exigindo que façam escolhas relativas ao conteúdo do trabalho educativo escolar. Diante dessa problemática, buscamos na voz do professor elementos para compreender as relações entre educação e tecnologia numa perspectiva sócio-histórica, visando reflexões sobre limites e possibilidades de realizar um trabalho educativo a favor da humanização. A pesquisa foi realizada na Escola Técnica Federal de Santa Catarina, mediante a interlocução com professores que atuam na área de telecomunicações. Dentre as reflexões construídas a partir do discurso dos professores, enfatiza-se a relevância da priorização do conhecimento entendido como saber objetivo historicamente construído. Destaca-se que para lidar com as transformações tecnológicas a escola não precisa traduzir as novidades em conteúdo curricular, ou seja, poderá preocupar-se menos com a inserção de novas tecnologias e ocupar-se mais com o tratamento dos conceitos. As possibilidades de um técnico acompanhar transformações está sobretudo relacionada às condições que este indivíduo tem para interpretar e compreender os modelos teóricos e os princípios de funcionamento da tecnologia, bem como à sua compreensão da prática tecnológica numa perspectiva sócio-histórica que apreende, além dos aspectos de ordem técnica, os de ordem organizacional e culturalFlorianópolis, SCJantsch, Ari PauloUniversidade Federal de Santa CatarinaSchroeder, Nilva2012-10-19T06:43:21Z2012-10-19T06:43:21Z20012001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf179127http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81674porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-25T22:28:06Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/81674Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T22:28:06Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O trabalho educativo escolar no mundo ds transformações das tecnologias da informação e da comunicação |
title |
O trabalho educativo escolar no mundo ds transformações das tecnologias da informação e da comunicação |
spellingShingle |
O trabalho educativo escolar no mundo ds transformações das tecnologias da informação e da comunicação Schroeder, Nilva Educação Tecnologia Comunicação Tecnologia da informação |
title_short |
O trabalho educativo escolar no mundo ds transformações das tecnologias da informação e da comunicação |
title_full |
O trabalho educativo escolar no mundo ds transformações das tecnologias da informação e da comunicação |
title_fullStr |
O trabalho educativo escolar no mundo ds transformações das tecnologias da informação e da comunicação |
title_full_unstemmed |
O trabalho educativo escolar no mundo ds transformações das tecnologias da informação e da comunicação |
title_sort |
O trabalho educativo escolar no mundo ds transformações das tecnologias da informação e da comunicação |
author |
Schroeder, Nilva |
author_facet |
Schroeder, Nilva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Jantsch, Ari Paulo Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schroeder, Nilva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Tecnologia Comunicação Tecnologia da informação |
topic |
Educação Tecnologia Comunicação Tecnologia da informação |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001 2001 2012-10-19T06:43:21Z 2012-10-19T06:43:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
179127 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81674 |
identifier_str_mv |
179127 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81674 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651924887568384 |