O trabalho educativo escolar no mundo ds transformações das tecnologias da informação e da comunicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schroeder, Nilva
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81674
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação
id UFSC_cda67a748e4576a17f3972e2e168b354
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/81674
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O trabalho educativo escolar no mundo ds transformações das tecnologias da informação e da comunicaçãoEducaçãoTecnologiaComunicaçãoTecnologia da informaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da EducaçãoA proeminência dos debates sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação desdobra-se em um conjunto de problemas de ordem política, filosófica e pedagógica, que representam desafios para a escola. Particularmente a celeridade das transformações tecnológicas mobiliza os professores que se ocupam com a formação de profissionais que atuam nas áreas ligadas a essas tecnologias, exigindo que façam escolhas relativas ao conteúdo do trabalho educativo escolar. Diante dessa problemática, buscamos na voz do professor elementos para compreender as relações entre educação e tecnologia numa perspectiva sócio-histórica, visando reflexões sobre limites e possibilidades de realizar um trabalho educativo a favor da humanização. A pesquisa foi realizada na Escola Técnica Federal de Santa Catarina, mediante a interlocução com professores que atuam na área de telecomunicações. Dentre as reflexões construídas a partir do discurso dos professores, enfatiza-se a relevância da priorização do conhecimento entendido como saber objetivo historicamente construído. Destaca-se que para lidar com as transformações tecnológicas a escola não precisa traduzir as novidades em conteúdo curricular, ou seja, poderá preocupar-se menos com a inserção de novas tecnologias e ocupar-se mais com o tratamento dos conceitos. As possibilidades de um técnico acompanhar transformações está sobretudo relacionada às condições que este indivíduo tem para interpretar e compreender os modelos teóricos e os princípios de funcionamento da tecnologia, bem como à sua compreensão da prática tecnológica numa perspectiva sócio-histórica que apreende, além dos aspectos de ordem técnica, os de ordem organizacional e culturalFlorianópolis, SCJantsch, Ari PauloUniversidade Federal de Santa CatarinaSchroeder, Nilva2012-10-19T06:43:21Z2012-10-19T06:43:21Z20012001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf179127http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81674porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-25T22:28:06Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/81674Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T22:28:06Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O trabalho educativo escolar no mundo ds transformações das tecnologias da informação e da comunicação
title O trabalho educativo escolar no mundo ds transformações das tecnologias da informação e da comunicação
spellingShingle O trabalho educativo escolar no mundo ds transformações das tecnologias da informação e da comunicação
Schroeder, Nilva
Educação
Tecnologia
Comunicação
Tecnologia da informação
title_short O trabalho educativo escolar no mundo ds transformações das tecnologias da informação e da comunicação
title_full O trabalho educativo escolar no mundo ds transformações das tecnologias da informação e da comunicação
title_fullStr O trabalho educativo escolar no mundo ds transformações das tecnologias da informação e da comunicação
title_full_unstemmed O trabalho educativo escolar no mundo ds transformações das tecnologias da informação e da comunicação
title_sort O trabalho educativo escolar no mundo ds transformações das tecnologias da informação e da comunicação
author Schroeder, Nilva
author_facet Schroeder, Nilva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Jantsch, Ari Paulo
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Schroeder, Nilva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Tecnologia
Comunicação
Tecnologia da informação
topic Educação
Tecnologia
Comunicação
Tecnologia da informação
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001
2001
2012-10-19T06:43:21Z
2012-10-19T06:43:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 179127
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81674
identifier_str_mv 179127
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81674
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651924887568384