PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA UNIVERSIDADE PÚBLICA: DILEMAS ÉTICOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181167 |
Resumo: | O artigo aborda questões entendidas como “dilemas éticos” no âmbito da Universidade pública brasileira, perseguindo o objetivo de analisar características e diretrizes que regem esta tipologia universitária. Para tanto, vale-se de uma investigação exploratória, qualitativa e documental de corte longitudinal, com base em bibliografia nacional e estrangeira. Os resultados apontam a prevalência incidente sobre o fenômeno em análise, do vetor tipificado como “condicionante socioeconômico”, associado à formação intelectual (familiar e formal) mediante uma sistemática falha, pouco qualificada, desmotivada e fragilizada em razão das políticas públicas que se destinam ao arcabouço constitutivo do indivíduo, em sentido lato. Infere-se deste cenário, como conclusão central, a percepção de carências e/ou de fragilidades no quesito fundamental da qualidade educativa, tanto no universo da educação familiar quanto naquela em âmbito formal, praticamente forçando o indivíduo a desenvolver capacitações intrínsecas a um sistema de autoeducação (self-made man), a fim de preencher as lacunas deixadas pelos ensinamentos formais (escolares). A este fator, por fim, soma-se o grave problema (crescente) da deterioração dos meios socioeconômicos, potencializando esse fenômeno de educação fragilizada, associado ao binômio de excesso de procura versus falta de vagas escolares, nomeadamente no universo universitário. |
id |
UFSC_cdae2612f8ec99daccd2bb8fba8a1464 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/181167 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA UNIVERSIDADE PÚBLICA: DILEMAS ÉTICOSdilema éticouniversidade públicaqualidade educativameios socioeconômicos.O artigo aborda questões entendidas como “dilemas éticos” no âmbito da Universidade pública brasileira, perseguindo o objetivo de analisar características e diretrizes que regem esta tipologia universitária. Para tanto, vale-se de uma investigação exploratória, qualitativa e documental de corte longitudinal, com base em bibliografia nacional e estrangeira. Os resultados apontam a prevalência incidente sobre o fenômeno em análise, do vetor tipificado como “condicionante socioeconômico”, associado à formação intelectual (familiar e formal) mediante uma sistemática falha, pouco qualificada, desmotivada e fragilizada em razão das políticas públicas que se destinam ao arcabouço constitutivo do indivíduo, em sentido lato. Infere-se deste cenário, como conclusão central, a percepção de carências e/ou de fragilidades no quesito fundamental da qualidade educativa, tanto no universo da educação familiar quanto naquela em âmbito formal, praticamente forçando o indivíduo a desenvolver capacitações intrínsecas a um sistema de autoeducação (self-made man), a fim de preencher as lacunas deixadas pelos ensinamentos formais (escolares). A este fator, por fim, soma-se o grave problema (crescente) da deterioração dos meios socioeconômicos, potencializando esse fenômeno de educação fragilizada, associado ao binômio de excesso de procura versus falta de vagas escolares, nomeadamente no universo universitário.2017-11-17T18:34:38Z2017-11-17T18:34:38Z2017-11-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-03-5https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181167LAUX, RAUL OTTOSARTORI, SIMONELAUX, MARIA APARACIDA BERNARTPERTSCHY, GÜNTHER LOTHERHEIL, GISSELE PRETTEporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-17T18:34:38Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/181167Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-11-17T18:34:38Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA UNIVERSIDADE PÚBLICA: DILEMAS ÉTICOS |
title |
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA UNIVERSIDADE PÚBLICA: DILEMAS ÉTICOS |
spellingShingle |
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA UNIVERSIDADE PÚBLICA: DILEMAS ÉTICOS LAUX, RAUL OTTO dilema ético universidade pública qualidade educativa meios socioeconômicos. |
title_short |
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA UNIVERSIDADE PÚBLICA: DILEMAS ÉTICOS |
title_full |
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA UNIVERSIDADE PÚBLICA: DILEMAS ÉTICOS |
title_fullStr |
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA UNIVERSIDADE PÚBLICA: DILEMAS ÉTICOS |
title_full_unstemmed |
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA UNIVERSIDADE PÚBLICA: DILEMAS ÉTICOS |
title_sort |
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA UNIVERSIDADE PÚBLICA: DILEMAS ÉTICOS |
author |
LAUX, RAUL OTTO |
author_facet |
LAUX, RAUL OTTO SARTORI, SIMONE LAUX, MARIA APARACIDA BERNART PERTSCHY, GÜNTHER LOTHER HEIL, GISSELE PRETTE |
author_role |
author |
author2 |
SARTORI, SIMONE LAUX, MARIA APARACIDA BERNART PERTSCHY, GÜNTHER LOTHER HEIL, GISSELE PRETTE |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LAUX, RAUL OTTO SARTORI, SIMONE LAUX, MARIA APARACIDA BERNART PERTSCHY, GÜNTHER LOTHER HEIL, GISSELE PRETTE |
dc.subject.por.fl_str_mv |
dilema ético universidade pública qualidade educativa meios socioeconômicos. |
topic |
dilema ético universidade pública qualidade educativa meios socioeconômicos. |
description |
O artigo aborda questões entendidas como “dilemas éticos” no âmbito da Universidade pública brasileira, perseguindo o objetivo de analisar características e diretrizes que regem esta tipologia universitária. Para tanto, vale-se de uma investigação exploratória, qualitativa e documental de corte longitudinal, com base em bibliografia nacional e estrangeira. Os resultados apontam a prevalência incidente sobre o fenômeno em análise, do vetor tipificado como “condicionante socioeconômico”, associado à formação intelectual (familiar e formal) mediante uma sistemática falha, pouco qualificada, desmotivada e fragilizada em razão das políticas públicas que se destinam ao arcabouço constitutivo do indivíduo, em sentido lato. Infere-se deste cenário, como conclusão central, a percepção de carências e/ou de fragilidades no quesito fundamental da qualidade educativa, tanto no universo da educação familiar quanto naquela em âmbito formal, praticamente forçando o indivíduo a desenvolver capacitações intrínsecas a um sistema de autoeducação (self-made man), a fim de preencher as lacunas deixadas pelos ensinamentos formais (escolares). A este fator, por fim, soma-se o grave problema (crescente) da deterioração dos meios socioeconômicos, potencializando esse fenômeno de educação fragilizada, associado ao binômio de excesso de procura versus falta de vagas escolares, nomeadamente no universo universitário. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-17T18:34:38Z 2017-11-17T18:34:38Z 2017-11-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-68618-03-5 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181167 |
identifier_str_mv |
978-85-68618-03-5 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181167 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652370047926272 |