Rock nacional, anos 80 e ensino de história: a redemocratização do Brasil em estado violência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Cleber Sigals
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226891
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, Florianópolis, 2021.
id UFSC_ce09f29597ce4aa032014fd4acfc8a12
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/226891
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Rock nacional, anos 80 e ensino de história: a redemocratização do Brasil em estado violênciaHistóriaRockDemocratizaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, Florianópolis, 2021.A década de 1980 foi marcada pela transição democrática brasileira e pela efervescente cena cultural do rock nacional. O objeto de pesquisa desta dissertação de mestrado é investigar as possibilidades e limites dos usos do rock nacional dos anos oitenta para o ensino e aprendizagem histórica, mais especificamente sobre a redemocratização da sociedade brasileira no recorte temporal que vai Lei de Anistia à eleição de Collor (1979-1989). Delimitamos como sujeitos da pesquisa qualitativa em ensino de história, estudantes jovens e adultos da disciplina História do Brasil de um curso técnico pós-médio da educação profissional da cidade de Florianópolis. Pesquisar as protonarrativas escritas por estudantes a partir dos usos do rock nacional da década de 1980 para o ensino e aprendizagem sobre a Redemocratização do Brasil, parte do pressuposto de que investigar a consciência histórica primeira dos estudantes, constitui um ponto de partida instigante para o planejamento de uma Aula de História. As perspectivas teóricas estão calcadas nas seguintes categorias: consciência histórica, narrativa histórica, fonte histórica e protonarrativas a partir da teoria da história de Jörn Rüsen (2001; 2007a, 2007b), em suas relações com canção popular e fonte canção (AZAMBUJA, 2013), além de uma breve síntese historiográfica sobre a Redemocratização do Brasil (SKIDMORE,1998), (FAUSTO (2011), (DEL PRIORI; VENÂNCIO, 2010), (ALEXANDRE, 2002). A metodologia de trabalho baseia-se nas operações processuais da pesquisa histórica (RÜSEN, 2007a) adaptadas a uma pesquisa em ensino e aprendizagem histórica (RÜSEN, 2012) direcionada a um pequeno grupo focal de estudantes voluntários e os subjacentes instrumentos de investigação. A hipótese do trabalho procura comprovar que o rock nacional dos anos 1980 faz parte do gosto musical de estudantes jovens e adultos e pode ser apropriado como fonte histórica significativa para ensino e aprendizagem sobre o processo de redemocratização da sociedade brasileira.Abstract: The 1980s were marked by the Brazilian democratic transition and the effervescent cultural scene of national rock. The object of research of this master's dissertation is to investigate the possibilities and limits of the uses of national rock of the eighties for teaching and historical learning, more specifically on the redemocratization of Brazilian society in the time frame that goes from the Amnesty Law to the election of Collor (1979-1989). We delimited as subjects of qualitative research in teaching history, young and adult students of the discipline History of Brazil from a technical post-secondary course in professional education in the city of Florianópolis. Research the protonarratives written by students from the uses of national rock of the 1980s for teaching and learning about the Redemocratization of Brazil, based on the assumption that investigating the students' first historical conscience, constitutes an instigating starting point for planning of a History Class. Theoretical perspectives are based on the following categories: historical awareness, historical narrative, historical source and protonarratives based on the theory of history by Jörn Rüsen (2001; 2007a, 2007b), in his relations with popular song and song source (AZAMBUJA, 2013), in addition to a brief historiographical synthesis on the Redemocratization of Brazil (SKIDMORE, 1998), (FAUSTO (2011), (DEL PRIORI; VENÂNCIO, 2010), (ALEXANDRE, 2002). historical research (RÜSEN, 2007a) adapted to research in historical teaching and learning (RÜSEN, 2012) aimed at a small focus group of student volunteers and the underlying research instruments. The hypothesis of the work seeks to prove that the national rock of the 1980s it is part of the musical taste of young and adult students and may be appropriate as a significant historical source for teaching and learning about the process of redemocratization in Brazilian society.Azambuja, Luciano deUniversidade Federal de Santa CatarinaSoares, Cleber Sigals2021-08-23T14:04:33Z2021-08-23T14:04:33Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis71 p.| tabs.application/pdf371960https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226891porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-23T14:04:33Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/226891Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-08-23T14:04:33Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Rock nacional, anos 80 e ensino de história: a redemocratização do Brasil em estado violência
title Rock nacional, anos 80 e ensino de história: a redemocratização do Brasil em estado violência
spellingShingle Rock nacional, anos 80 e ensino de história: a redemocratização do Brasil em estado violência
Soares, Cleber Sigals
História
Rock
Democratização
title_short Rock nacional, anos 80 e ensino de história: a redemocratização do Brasil em estado violência
title_full Rock nacional, anos 80 e ensino de história: a redemocratização do Brasil em estado violência
title_fullStr Rock nacional, anos 80 e ensino de história: a redemocratização do Brasil em estado violência
title_full_unstemmed Rock nacional, anos 80 e ensino de história: a redemocratização do Brasil em estado violência
title_sort Rock nacional, anos 80 e ensino de história: a redemocratização do Brasil em estado violência
author Soares, Cleber Sigals
author_facet Soares, Cleber Sigals
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Azambuja, Luciano de
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Cleber Sigals
dc.subject.por.fl_str_mv História
Rock
Democratização
topic História
Rock
Democratização
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, Florianópolis, 2021.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-23T14:04:33Z
2021-08-23T14:04:33Z
2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 371960
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226891
identifier_str_mv 371960
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226891
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 71 p.| tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652361432825856