O ensino da criminologia nos mestrados em direito das universidades públicas
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186165 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Jurídicas, Programa de Pós-Graduação em Direito, Florianópolis, 2017. |
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O ensino da criminologia nos mestrados em direito das universidades públicasDireitoCriminologiaUniversidades e faculdades públicasTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Jurídicas, Programa de Pós-Graduação em Direito, Florianópolis, 2017.A presente tese encontra-se vinculada à linha de pesquisa Sociedade, Controle Social e Sistema de Justiça do PPGD/UFSC, bem como ao projeto de pesquisa Brasilidade Criminológica, coordenado pela professora Dra. Vera Regina Pereira de Andrade. Neste sentido, busca colaborar com a compreensão do contexto histórico e concreto da Criminologia Crítica brasileira e auxiliar no mapeamento das comunidades criminológicas estabelecidas. Em linhas gerais, o objeto de investigação é a Criminologia nos programas de pós-graduação em Direito (mestrado acadêmico), nas universidades públicas brasileiras (federais e estaduais), no período compreendido entre 2005 e 2014, a fim de possibilitar uma aproximação do saber criminológico (e particularmente do saber criminológico crítico) no espaço acadêmico. Para tanto, a pesquisa busca inicialmente situar teoricamente os principais paradigmas criminológicos da modernidade e suas recepções na América Latina e no Brasil, assim como o próprio projeto coletivo de pesquisa no qual se insere. Ademais, o trabalho problematiza o controle social penal genocida na região e situa a importância da Criminologia no ensino jurídico, bem como contextualiza a dimensão ideológica da universidade e a construção da pós-graduação brasileira. Em termos empíricos, a pesquisa se volta ao mapeamento dos conteúdos criminológicos (e sobretudo críticos) nos currículos dos cursos de mestrado (acadêmico) em Direito das instituições públicas de ensino superior, à luz de um mosaico científico construído a partir dos dados oficiais dos currículos e das biografias dos docentes de Criminologia. Por fim, a tese sustenta o estatuto ausente-residual, volátil e fragmentário da Criminologia no ensino jurídico nos espaços acadêmicos analisados, afirma a predominância das teorias criminológicas centrais e do silêncio latino-americano e brasileiro no interior da disciplina, bem como indica a presença significativa da perspectiva crítica e/ou politicamente comprometida dos docentes de Criminologia na universidade pública.Abstract : The present thesis is linked to the research line Society, Social Control and Justice System of the PPGD / UFSC, as well as to the research project Brasilidade Criminológica, coordinated by professor Dr. Regina Pereira de Andrade. In this sense, the objective is to collaborate with the understanding of the historical and concrete context of Critical Criminology in Brazil and to contribute by mapping established criminological communities. In general terms, the object of research is Criminology in the postgraduate programs in Law (academic masters), in the public universities in Brazil (federal and state), in the period between 2005 and 2014, in order to allow an approximation to the actual state of criminogical knowledge (and especially of critical criminogical knowledge) at university. To do so, the research initially seeks to situate theoretically the main criminological paradigms of modernity and its receptions in Latin America and Brazil, as well as the collective research project in which it is inserted. In addition, the work problematizes the genocidal social control in the region and places the importance of Criminology in legal education, as well as contextualizes the ideological dimension of university and the construction of the Brazilian postgraduate programs. In empirical terms, the research focuses on mapping criminological (and especially critical) content in the (academic) master courses in Law of public higher education institutions, by creating a scientific mosaic constructed from the official curriculas and from the criminology teachers biographies. Finally, the thesis sustains an absent-residual, volatile and fragmentary status of Criminology in legal education based on the analyzed academic spaces, affirms the predominance of central criminological theories and of a latin american and brazilian silence within the discipline, as well as indicates the significant presence of a critical perspective and/or politically committed perspective of Criminology teachers in the public university.Andrade, Vera Regina Pereira deUniversidade Federal de Santa CatarinaCardoso, Helena Schiessl2018-05-11T17:25:53Z2018-05-11T17:25:53Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis515 p.| il.application/pdf352036https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186165porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-05-11T17:25:53Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/186165Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-05-11T17:25:53Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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