História da educação matemática brasileira: entre genealogias e coletivos de pensamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Iran Abreu
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Farias, Carlos Aldemir
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160870
Resumo: Disponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/9
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spelling História da educação matemática brasileira: entre genealogias e coletivos de pensamentoPesquisa históricaHistória da educação matemáticaGenealogiasColetivo de pensamentoHistória social da educação matemática.Disponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/9A partir dos resultados de uma pesquisa anterior, focada na produção em História da Educação Matemática na pós-graduação stritu sensu do Brasil, entre 1990 e 2010, percebemos um crescimento das abordagens sobre vida e obra de matemáticos e professores de Matemática, história das instituições, história das disciplinas escolares, dentre outras atividades sociais e culturais. A diversidade de métodos de pesquisa historiográfica, advindas de áreas como a História, a Antropologia e a Sociologia, contribui para a construção de uma história social da Educação Matemática no contexto da sociedade e da cultura. Na continuação de nossa pesquisa buscamos apoio na epistemologia de Ludwik Fleck, associada aos estudos sobre genealogia para compreender a origem, a evolução e a disseminação das organizações sociais dos grupos de pesquisa em história da Educação Matemática. Assim, fizemos um levantamento dos grupos de pesquisas sobre história da Educação Matemática do Brasil para caracterizar suas dimensões, desmembramentos e ramificações, bem como as redes de conexões entre pesquisadores, estudantes de mestrados e doutorados, suas respectivas linhas de pesquisas e produções geradas durante a pós-graduação e após a sua inclusão no sistema de pesquisa em história da Educação Matemática no Brasil.Revista de História da educação Matemática (HISTEMAT)2016-04-20T01:26:44Z2016-04-20T01:26:44Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMENDES, I. A.; Farias, C. A. HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA BRASILEIRA: entre genealogias e coletivos de pensamento. HISTEMAT: Revista de História da educação Matemática, v. 01, p. 89-103, 2015.https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160870Mendes, Iran AbreuFarias, Carlos Aldemirporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-04-20T01:26:44Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/160870Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-04-20T01:26:44Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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