Ambientes modulares: uma proposta de conceito para concepção de ambientes interativos com foco em usuários novatos
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Tese |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103182 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
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Universidade Federal de Santa CatarinaDias, Lisandra de AndradeGontijo, Leila Amaral2013-07-16T03:18:57Z2013-07-16T03:18:57Z20072007242948http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103182Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.Este trabalho buscou nos conhecimentos da cognição situada e de ambientes adaptativos e/ou adaptáveis base teórica para atingir seu objetivo geral: definir um conceito de concepção de ambiente interativo com uma visão antropocentrada e com ênfase em usuários novatos. A partir da fundamentação teórica concluiu-se que as técnicas e os métodos da hipermídia adaptativa e/ou adaptável associados aos conhecimentos de cognição situada, mais especificamente da aprendizagem situada e da consciência situada, podem contribuir para a concepção de ambientes interativos principalmente para esse perfil de usuário. A convergência desses conhecimentos levou à proposta de um conceito de concepção de ambientes interativos, o conceito de modularidade, que visa corroborar no design de interfaces condutivas e intuitivas para os usuários novatos. A proposta de modularidade de ambientes tem o intuito de flexibilizar os ambientes interativos permitindo ao usuário a tomada de decisão durante a interação, uma abordagem antropocentrada. Essa adaptabilidade dos ambientes interativos pode permitir ao usuário a escolha de perfil para interação e, rompe com o paradigma tecnocentrado desses ambientes. O conceito de modularidade visa à simplificação de interfaces, com a organização e a pertinência de suas ferramentas em relação à tarefa a ser realizada. Esses fatores podem facilitar o desempenho dos usuários novatos, favorecendo na compreensão e na memorização das ferramentas, logo, no aprendizado da interface. Para a avaliação da proposta do conceito de ambientes modulares foi realizada uma avaliação ergonômica de usabilidade do tipo ensaios de interação. E, como modelo de análise optou-se por uma adaptação de um ambiente, já existente, de ensino a distância - TelEduc.1 v| il., tabs.porFlorianópolis, SCEngenharia de produçãoErgonomiaAmbiente virtualCogniçãoAmbientes modulares: uma proposta de conceito para concepção de ambientes interativos com foco em usuários novatosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL242948.pdfapplication/pdf10666514https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/103182/1/242948.pdfcf315dcd998fbaf27da55d7af93e62b0MD51TEXT242948.pdf.txt242948.pdf.txtExtracted texttext/plain293376https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/103182/2/242948.pdf.txt5533437c25120b24fb180ac892927e53MD52123456789/1031822014-01-19 00:34:48.274oai:repositorio.ufsc.br:123456789/103182Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-01-19T02:34:48Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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