Dois ensaios sobre a simultaneidade de definição dos preços da gasolina e do etanol em São Paulo
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/249986 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Economia, Florianópolis, 2023. |
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Dois ensaios sobre a simultaneidade de definição dos preços da gasolina e do etanol em São PauloEconomiaElasticidadeGasolinaEtanolDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Economia, Florianópolis, 2023.Este trabalho tem como objetivo avaliar e estimar elasticidades da gasolina e do etanol, através de dois ensaios. Após ampla revisão da literatura, buscou-se, no primeiro ensaio, estimar a elasticidade-preço, renda e preço cruzada de ambos os combustíveis para o estado de São Paulo, através de um modelo de cointegração seguindo a metodologia Engle?Granger. Nossa estimação para o longo prazo encontrou, para a gasolina, uma elasticidade preço igual a -1,40, e uma elasticidade preço cruzada em relação ao etanol de 0,72. Para o etanol, a elasticidade preço encontrada foi de -0,9, e a elasticidade preço cruzada foi igual a 2,15. Já a elasticidade renda do etanol encontrada foi de 4,46. Todos estes resultados mostraram-se em linha com o esperado, indicando a tendência recente de maior elasticidade para a demanda destes produtos, principalmente após a introdução da tecnologia do motor \textit{flex}, bem como a maior sensibilidade que os consumidores possuem em relação ao etanol quando comparado com a gasolina. O único valor que destoou do esperado, em nosso modelo, foi a elasticidade-renda da demanda por gasolina, igual a -1,64, apresentando assim sinal negativo. Este resultado, entretanto, pode estar ligado a especificidades do período, indicando a necessidade de futura investigação. Para o curto prazo, nossa estimação para a gasolina apresentou os seguintes resultados para a elasticidade preço, preço cruzada e renda: -0,59, 0,4 e -0,82. Para o etanol, os valores encontrados, respectivamente, foram: -0,67, 0,825 e 0,24. Estes resultados corroboram a tese de que os consumidores respondem, no curto prazo, em menor intensidade a desvios nos preços e na renda em relação aos dois produtos. No segundo ensaio, buscou-se replicar um modelo de estimação de funções respostas de postos de gasolina concorrentes diretos entre si, em ambiente de guerra de preços. Para isso, foi estimado um modelo de equações simultâneas em 3SLS com dados semanais de postos localizados em 3 distritos adjacentes do município de São Paulo, em frequência semanal. Esta análise sinalizou corroborar com a visão de que este é um mercado bastante concentrado, de forma que postos sem bandeira são muito mais sensíveis a variações nos preços dos concorrentes em relação aos postos das 3 bandeiras principais, que dominam fatia significativa do mercado.Abstract: This work aims to evaluate and estimate the elasticities of gasoline and ethanol through two essays. After an extensive literature review, the first experiment sought to estimate the price elasticity, income elasticity, and cross-price elasticity of both fuels for the state of Sao Paulo using a cointegration model following the Engle-Granger methodology. Our long-term estimation found a price elasticity of -1.40 for gasoline and a cross-price elasticity with respect to ethanol of 0.72. For ethanol, the price elasticity was -0.9, and the cross-price elasticity was 2.15. The income elasticity of ethanol was found to be 4.46. All of these results were aligned with expectations, indicating the recent trend of higher elasticity in the demand for these products, especially after the introduction of flex-fuel technology, as well as the greater sensitivity consumers have towards ethanol compared to gasoline. The only value that deviated from expectations in our model was the income elasticity of gasoline demand, which was -1.64, indicating a negative relationship. However, this result may be linked to specificities of the period, indicating the need for further investigation. For the short term, our estimation for gasoline yielded the following results for price elasticity, cross-price elasticity, and income elasticity: -0.59, 0.4, and -0.82. For ethanol, the respective values were -0.67, 0.825, and 0.24. These results support the thesis that consumers respond with less intensity in the short term to price and income deviations for both products. In the second experiment, we aimed to replicate an estimation model of response functions for competing gas stations in a price war environment. To achieve this, a simultaneous equations model was estimated using 3SLS with weekly data from gas stations located in 3 adjacent districts of the city of Sao Paulo on a weekly basis. This analysis indicates that the market is highly concentrated, with unbranded gas stations being much more sensitive to price variations among competitors compared to the three major branded gas stations that dominate a significant share of the market.Petterini, Francis CarloUniversidade Federal de Santa CatarinaFurtado, Alex Panoni2023-09-01T13:05:55Z2023-09-01T13:05:55Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis52 p.| il., gráfs.application/pdf383196https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/249986porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-04T16:35:05Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/249986Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-09-04T16:35:05Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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