Ao som do Ijexá: afirmação política e expressão religiosa nos afoxés de Olinda e Recife - PE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Gabriella Silva de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132435
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Florianópolis, 2014.
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spelling Universidade Federal de Santa CatarinaSouza, Gabriella Silva deDomínguez, María Eugenia2015-04-29T21:04:44Z2015-04-29T21:04:44Z2014332930https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132435Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Florianópolis, 2014.Como uma expressão da cultura negra em Pernambuco, o Afoxé se constituiu como uma manifestação cultural onde se intercruzam os campos artístico, político e religioso. Fundamenta-se nas religiões de matriz africana de culto aos Orixás, e utiliza seus elementos artísticos, tais como a música, a dança e a estética para produzir desdobramentos políticos e sociais. Em Pernambuco, essa manifestação cultural surge como uma aliada política dos militantes negros locais. Portanto, tendo como foco as práticas do Afoxé em Recife e Olinda, nesta pesquisa pretende-se refletir - nas dinâmicas atuais - os processos de construções e expressões identitárias e os sentidos atribuídos à cultura negra em Pernambuco. As reflexões acerca das noções de cultura negra ou práticas culturais negras na diáspora são abordagens que norteiam o presente trabalho, uma vez que evidenciam os processos de ressignificações desenvolvidos pelos praticantes do Afoxé, as suas organizações e mobilizações em meio às práticas religiosas.<br>Abstract : As an expression of black culture in Pernambuco, Afoxé was constituted as a cultural manifestation where artistic, political and religious fields intersect. It is grounded on the African-based religions who worship the Orishas, and use their artistic elements such as music, dance and aesthetics to produce political and social outspread. In Pernambuco this cultural manifestation appears as a political ally of local black activists. Therefore, focusing on the Afoxé practices in Recife and Olinda - and their current dynamics -, this research intends to reflect on the processes of identity construction and expression and the meanings attributed to black culture in Pernambuco. The reflections on the notions of black culture or black cultural practices in the diaspora are approaches that guide this present work, as they accentuate the processes of reinterpretation developed by Afoxé practitioners, their organizations, and mobilizations amidst religious practices.105 p.| il.porAntropologiaAntropologia socialCultos afro-brasileirosNegrosAspectos antropológicosOlinda (PE)Recife (PE)Diáspora africanaAo som do Ijexá: afirmação política e expressão religiosa nos afoxés de Olinda e Recife - PEinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL332930.pdfapplication/pdf2219475https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/132435/1/332930.pdfd40a489edc94bba56f1e082af37ec39cMD51123456789/1324352016-03-07 15:54:18.01oai:repositorio.ufsc.br:123456789/132435Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-03-07T18:54:18Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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