Condutas e Conhecimento sobre biossegurança dos alunos de odontologia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201583 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Odontologia. |
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Condutas e Conhecimento sobre biossegurança dos alunos de odontologiaDesinfecçãoBiossegurançaOdontologiaInfecção cruzadaEsterilizaçãoTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Odontologia.Os trabalhadores da área da saúde, sejam estudantes ou profissionais, estão permanentemente expostos a uma grande variedade de agentes infecciosos e necessitam adotar medidas preventivas para evitar os riscos ocupacionais e controlar a infecção cruzada no ambiente odontológico. O objetivo deste projeto será identificar o conhecimento dos alunos da 6ª a 10ª semestre do Curso de Graduação em Odontologia referente aos conceitos básicos de biossegurança e sua aplicação nas clínicas odontológicas da Universidade Federal de Santa Catarina. A metodologia buscou identificar o conhecimento dos alunos referente aos cuidados de biossegurança nas práticas odontológicas, através de um questionário elaborado com conteúdos relacionados a desinfecção e esterilização dos instrumentais, desinfecção de superfícies no ambiente odontológico e controle de infecção cruzada. Alunos da 6ª a 10ª fase foram convidados a responder o questionário, de forma anônima, sob o Termo de consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). A amostra foi composta por 91 acadêmicos, respondendo 23 questões objetivas e 3 dissertativas. Resultado: A Maioria dos alunos (94,50%) utiliza EPI para a lavagem dos instrumentais. Das etapas de desinfecção e esterilização,71,42% realizam a lavagem dos instrumentais após procedimento,53,84% negligenciam a desinfecção pré-lavagem ,97,8% esterilizam as brocas e apenas 7,69% as peças de mão. A desinfecção das superfícies foi realizada por 98,90% dos alunos, 100% utilizam barreiras de proteção, porém, 48,5% dos alunos deixam de realizar a limpeza da cuspideira. Sobre o processo de esterilização 80,21% esterilizam os materiais em caixas únicas individuais para cada paciente, 73,6% acondicionam o material estéril no seu armário pessoal em recipiente fechado. Sobre o monitoramento biológico 46,17% mostraram não saber sobre o assunto, mesmo 81,28% dos alunos tendo manifestado satisfação em relação aos conhecimentos adquiridos relativos à biossegurança. É necessário elaborar a estratégias para melhorar a conduta e o controle de infecção dentro das clinicas odontológicas do Curso, motivando os estudantes no passo a passo da desinfecção e esterilização dos instrumentais, assim melhorar o ensino e aplicação dos protocolos em uso.Health workers, as students or professionals, are permanently exposed to a wide variety of infectious agents and have to adopted preventative actions to reduce / avoid occupational risc and control cross-infection in the dental clinic environment. The objective of this study was to identify the knowledge of Undergraduate Dentistry students, from the 6th to 10th semester, about the basic concepts of the biosafety and its application in the dental clinics of the Federal University of Santa Catarina. The methodology used a questionnaire with content related to disinfection and sterilization of instruments, surface disinfection in the dental environment and control of cross infection. Students in the 6th to 10th phase were invited to answer the questionnaire anonymously. Ninety-one (91) academics answered 23 objective and 3 discursive questions. Results: Surface disinfection was performed by 98.90% of the students, followed by the use of protective barriers in the superficies, however 48.5% of students fail in the cleaning of the cuspidor. In the disinfection and sterilization process, 71.42% students washing instrumentals after the procedure, but 53.84% neglect prewash disinfection; 97.8% sterilize drills, however only 7,69% sterilize handpieces; 80.21% of the materials is sterilize in individual single boxes for each patient, 73.6% sterilize in sealed individual pack. About biological monitoring, 46.17% demonstrated not knowing about the subject, even 81.28% of the students having expressed satisfaction with the acquired knowledge related to biosafety. The undergraduate students had not applicated 100% of knowledge and biosafety protocols, whose have recognized and mentioned as reason for non-execution the laziness (36% to 52%), the lack of attention, tiredness and forgetfulness (5% to 19%), lack of time (9.52% to 42.86%), In addition, the students had mentioned the lack of supervision (4.76% to 52.38%), lack of penalty for those not execute (from 4.76% to 7.14%). The biosafety standards was best evalueted by students in 7th phase as satisfactory (61.11%), followed by 6th phase (57.14%), 10 phase (47.06%), 9 phase (42.86%) and 8 phase (38.10%). In conclusion, dental students from the Federal University of Santa Catarina (UFSC) need to re-assess their actions regarding biological risk and preventive actions. A considerable proportion of students have deficits to apply the biosecurity protocols as prewashing (prior disinfection) of the critical materials and to recognize the need for handpiece sterilization as a potentially contaminated material. It is important to elaborate strategies to improve the conduct and the control of infection in the dental clinics, motivating the students in each process of the disinfection and sterilization, thus improving the teaching and application of the protocols in use.Florianópolis, SCAlves, Ana Maria HeckeUniversidade Federal de Santa CatarinaTonelli, Sara Della Rocca2019-11-18T12:02:24Z2019-11-18T12:02:24Z2019-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis44f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201583info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2019-11-18T12:02:24Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/201583Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-11-18T12:02:24Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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