Percepções de jovens aprendizes e de seus supervisores sobre competências requeridas na formação para a primeira oportunidade profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bege, Gisele
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94703
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2010
id UFSC_d01d6cc45e513970dd02eb9f443b011f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/94703
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaBege, GiseleZanelli, Jose Carlos2012-10-25T14:38:13Z2012-10-25T14:38:13Z2012-10-25T14:38:13Z279551http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94703Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2010Diante das transformações e as novas exigências no mercado de trabalho, muitos jovens podem enfrentar dificuldades para conseguir uma primeira oportunidade profissional e uma das formas de facilitar esta inserção é a busca pelo desenvolvimento de competências. O presente estudo teve como objetivo identificar as percepções de jovens aprendizes e de seus supervisores sobre as competências requeridas em uma formação para a primeira oportunidade profissional. Para a viabilização desta pesquisa, o instrumento de coleta de dados utilizado foi a entrevista e o questionário. Foram entrevistados 10 jovens entre 18 e 24 anos, cursando o Ensino Médio de escolas públicas e que realizaram um curso de formação para a primeira oportunidade profissional nos anos de 2007 e 2008, por meio de um Agente de Integração entre empresa e escola. Também foram participantes da pesquisa seus respectivos supervisores, que são os responsáveis legais pelo jovem aprendiz. Para a análise e interpretação dos dados, foram pré-definidas categorias e subcategorias de competências baseadas em Le Boterf (2003) com adaptações de Dacoreggio (2006), caracterizadas por conhecimentos (saberes teóricos, saberes do meio e saberes procedimentais), habilidades (saber-fazer formalizados, saber-fazer experiencial, saber-fazer social ou relacional e saber-fazer cognitivo) e atitudes (qualidades pessoais e recursos emocionais). Ao final, foi realizada uma síntese dos resultados por meio de mapas cognitivos que mostram as subcategorias encontradas em cada categoria de análise. Pela análise de conteúdo das respostas, foram formadas subcategorias e dentre os resultados obtidos, podem ser destacados os principais conhecimentos requeridos pelos jovens: noções sobre o mercado de trabalho; noções sobre o funcionamento de uma empresa; noções de idiomas estrangeiros; noções de sexualidade; noções de matemática e português. Dentre as principais habilidades foram citadas pelos jovens: saber realizar atendimento ao público/lidar com pessoas; saber ter postura profissional; saber operar computador; saber apresentar um produto/serviço; saber interpretar informações; saber identificar e analisar documentos de trabalho; e saber cooperar. Com relação às atitudes requeridas pelos jovens podem ser destacadas, principalmente: trabalho em equipe; interesse; relacionamento interpessoal; responsabilidade; honestidade; inteligência determinação; e dinamismo. Quanto aos resultados das percepções dos supervisores, podem ser destacados os seguintes conhecimentos: noções do funcionamento de uma empresa; noções de português e matemática; noções sobre o mercado de trabalho; e noções sobre o mundo das drogas, sexualidade e orientação profissional. Em relação às habilidades requeridas pelos supervisores, foram identificadas: saber realizar atendimento ao público/lidar com pessoas; saber ter postura profissional; saber redigir documentos; fazer controle de prazos; ter boa memória; saber interpretar informações; e se posicionar diante das situações. Referente às atitudes reveladas pelos supervisores foram mencionadas, principalmente: relacionamento interpessoal; trabalho em equipe; apresentação pessoal; interesse; disposição para organizar; disposição para cumprir horários; ética; visão sistêmica; responsabilidade; e disposição para agir rápido. Pela análise dos resultados, foi possível verificar um maior número de competências requeridas na percepção dos supervisores do que na dos jovens, o que demonstra coerência de acordo com sua experiência profissional. Também foi possível perceber muitas semelhanças de percepções dos jovens e supervisores em relação aos conhecimentos, habilidades e atitudes citados, o que indica que os mesmos possuem uma linha semelhante de pensamento. Por fim, este estudo pode contribuir para a elaboração e complementação de cursos voltados à inserção do jovem no mercado de trabalho, além de possibilitar o desenvolvimento de competências em jovens que buscam a primeira oportunidade profissional.194 p.| tabs.porPsicologiaJovensOportunidades de empregoMercado de trabalhoPercepções de jovens aprendizes e de seus supervisores sobre competências requeridas na formação para a primeira oportunidade profissionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL279551.pdfapplication/pdf1536027https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/94703/1/279551.pdf221f0a2af9bb223002fe4264c0f1af1cMD51TEXT279551.pdf.txt279551.pdf.txtExtracted Texttext/plain325619https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/94703/2/279551.pdf.txtc3552c404a33fa1970ba0afc64ceafaaMD52THUMBNAIL279551.pdf.jpg279551.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg707https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/94703/3/279551.pdf.jpg673eb773a1c9a281ec2c260b6a341261MD53123456789/947032013-05-05 11:41:29.085oai:repositorio.ufsc.br:123456789/94703Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T14:41:29Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Percepções de jovens aprendizes e de seus supervisores sobre competências requeridas na formação para a primeira oportunidade profissional
title Percepções de jovens aprendizes e de seus supervisores sobre competências requeridas na formação para a primeira oportunidade profissional
spellingShingle Percepções de jovens aprendizes e de seus supervisores sobre competências requeridas na formação para a primeira oportunidade profissional
Bege, Gisele
Psicologia
Jovens
Oportunidades de emprego
Mercado de trabalho
title_short Percepções de jovens aprendizes e de seus supervisores sobre competências requeridas na formação para a primeira oportunidade profissional
title_full Percepções de jovens aprendizes e de seus supervisores sobre competências requeridas na formação para a primeira oportunidade profissional
title_fullStr Percepções de jovens aprendizes e de seus supervisores sobre competências requeridas na formação para a primeira oportunidade profissional
title_full_unstemmed Percepções de jovens aprendizes e de seus supervisores sobre competências requeridas na formação para a primeira oportunidade profissional
title_sort Percepções de jovens aprendizes e de seus supervisores sobre competências requeridas na formação para a primeira oportunidade profissional
author Bege, Gisele
author_facet Bege, Gisele
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Bege, Gisele
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Zanelli, Jose Carlos
contributor_str_mv Zanelli, Jose Carlos
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Psicologia
Jovens
Oportunidades de emprego
Mercado de trabalho
topic Psicologia
Jovens
Oportunidades de emprego
Mercado de trabalho
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2010
publishDate 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-25T14:38:13Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-25T14:38:13Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-10-25T14:38:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94703
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 279551
identifier_str_mv 279551
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94703
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 194 p.| tabs.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/94703/1/279551.pdf
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/94703/2/279551.pdf.txt
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/94703/3/279551.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 221f0a2af9bb223002fe4264c0f1af1c
c3552c404a33fa1970ba0afc64ceafaa
673eb773a1c9a281ec2c260b6a341261
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805392750280704