A física moderna e contemporânea nos cursos de engenharia e na indústria: concepções de formadores e de engenheiros em atuação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Ana Paula Grimes de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/128870
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2014.
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spelling A física moderna e contemporânea nos cursos de engenharia e na indústria: concepções de formadores e de engenheiros em atuaçãoEducação científica e tecnológicaEngenharia -(Indireta)Estudo e ensino (Educacao permanente)EngenheirosTreinamentoFísicaEstudo e ensinoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2014.Esta pesquisa tem o intuito de contribuir com a formação inicial de engenheiros, em especial com a formação em Física desses profissionais, aspecto pouco debatido na literatura de Educação em Engenharia. Nos atemos, no entanto, aos conhecimentos da Física construídos a partir do início do século XX, os quais são denominados de Física Moderna e Contemporânea (FMC). Visto, por um lado, a grande contribuição desses conhecimentos para o desenvolvimento tecnológico atual e, por outro, o pouco aparecimento desses conhecimentos no currículo dos cursos de Engenharia no Brasil, enxergamos a necessidade de investigar qual a importância da FMC para o engenheiro em nosso País, visando suas possibilidades de atuação no mercado de trabalho e o cenário tecnológico e industrial nacional. Para tanto, optamos por entrevistar engenheiros que atuam em indústrias e formadores dos cursos de Engenharia a fim de identificar suas concepções sobre o tema. A partir de uma pesquisa de natureza qualitativa e utilizando de análise documental e de entrevistas semiestruturadas, a investigação se deu: pela construção do referencial teórico; pela análise do currículo de 23 cursos de engenharia, sendo 12 destes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e 11 da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI); pelas entrevistas com oito engenheiros, quatro egressos da UFSC e quatro egressos da UNIFEI; além de entrevistas com dez formadores, cinco da UFSC e cinco da UNIFEI. Devido ao limite de tempo da pesquisa, escolhemos para a investigação apenas engenheiros e formadores de três modalidades que, a nosso ver, estão mais próximas desses conhecimentos: Elétrica, Eletrônica e Materiais. Os resultados apontam opiniões distintas entre os profissionais. Os formadores, em geral, enxergam a importância desses conteúdos para a formação dos engenheiros, especialmente os formadores das modalidades Eletrônica e Materiais. Para os engenheiros que atuam em indústrias, há uma grande distância entre a FMC e o mercado de trabalho. Os principais motivos levantados pelos entrevistados que distanciam a FMC da formação e atuação dos engenheiros são os seguintes: perfil do profissional engenheiro - oprofissional, hoje, é mais valorizado e procurado pelas suas habilidades comportamentais e pela capacidade de administração e gerência do que pela sua formação em disciplinas como a Física; desenvolvimento tecnológico - o Brasil não é um país com tradição no desenvolvimento tecnológico, mas sim com um foco maior na compra e adaptação de tecnologias do exterior (grande parte dos entrevistados só vê a necessidade de conteúdos de FMC se o profissional for atuar na área de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), no entanto, este é um setor escasso no País); a FMC na atuação de engenheiros - segundos os entrevistados, a FMC não aparece com frequência na atuação de engenheiros, pois estes estão mais preocupados com outros problemas no seu trabalho, como questões técnicas, administrativas e em como adaptar tecnologias e desenvolver outros produtos e inovações utilizando tecnologias já prontas, ou seja, processos que são tão importantes quanto o desenvolvimento de base em si, mas que, na visão dos entrevistados, não necessitam de conhecimentos de FMC.<br>Abstract : This research aims to contribute to initial formation of engineers, specially to their formation in Physic, an aspect which is poorly debated in Engineering Education literature. However, we focused on the Physical knowledge constructed from the beginning of the XX century, namely the Modern and Contemporary Physic (FMC, in Portuguese). It is seen the great contribution of this knowledge to the current technological development and also the little presence of this knowledge in syllabi of Engineering courses in Brazil, then it is necessary to investigate what is the importance of FMC to the engineer in our country, considering its possibilities of actuation at work and in the national technological-industrial scenario. Therefore, we chose to interview engineers who work in industries and trainers from engineering courses in order to identify their conceptions about the theme. From a qualitative nature research and by the use of bibliographic research, documental analysis and semi-structured interviews, the research in general followed: the construction of a theoretical benchmark; curricular analyses of twenty-three engineering courses, twelve from Universidade Federal de Santa Catarina (Federal University of Santa Catarina - UFSC, in Portuguese) and eleven from Universidade Federal de Itajubá (Federal University of Itajubá - UNIFEI, in Portuguese); interviews with eight engineers, four graduated at UFSC and four graduated at UNIFEI; finally, interviews with ten trainers, five from UFSC and other five From UNIFEI. Due to the time-limited research, we chose to investigate only the engineers and trainers of three types of engineering which, for us, are closest to the FMC knowledge: Electrical, Electronic and Material Engineering. The results point different opinions among the professionals. The trainers generally view the importance of these contents to the engineer's formation, especially the ones from Electronic and Material Engineering. To the engineers themselves, who work in industries, there is a big gap between FMC and labor market - just three of the interviewed professionals saw, somehow, this knowledge in their activity. The main reasons raised bythe interviewees who set apart the FMC from formation and actuation of the engineers are: engineer's professional profile - nowadays the professional is worthier and more sought by the behavioral skills and by the capacity to administrate and to manager, rather than by the formation in subjects like Physic; technological development ? Brazil is not a country with tradition in technological development, focusing more on the buy and adaptation of foreign technologies (the major part of the interviewed only sees the need for FMC content if the professional is going to work in the Research and Innovation area (P&D, in Portuguese), though this is a rare field in this Nation); the FMC in the engineers' practice - according to the interviewees the FMC does not appear often in the engineers' actuation, because they are more concerned about other problems in their works, like technical and managerial issues and how to adapt technologies and to design products and innovation from ready technologies, i.e., processes that are as important as the basic development itself, but that do not need FMC knowledge in the respondents' views.Custódio Filho, José FranciscoRezende Junior, Mikael FrankUniversidade Federal de Santa CatarinaSouza, Ana Paula Grimes de2015-02-05T20:26:08Z2015-02-05T20:26:08Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis194 p.| il., tabs.application/pdf328361https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/128870porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-02-05T20:26:08Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/128870Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-02-05T20:26:08Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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