Contribuição ao estudo da durabilidade de pontes em concreto do sistema rodoviário de Santa Catarina (Litoral e Vale do Itajaí)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mattje, Álysson
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85597
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil.
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spelling Contribuição ao estudo da durabilidade de pontes em concreto do sistema rodoviário de Santa Catarina (Litoral e Vale do Itajaí)Engenharia civilPontes de concretoSanta CatarinaAvaliaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil.Nos dias de hoje, em função de diversos fatores, o estudo de problemas patológicos na construção civil vem crescendo com bastante intensidade. Isto se deve ao fato de que há pouco tempo, pensava-se que as estruturas de concreto durariam indefinidamente. Atualmente já está provado que isto não é verídico. Uma ponte, para atingir uma vida útil para qual foi projetada, necessita de manutenção. Com o objetivo de avaliar o estado de algumas pontes no Estado de Santa Catarina, selecionou-se 10 (dez) pontes inseridas em rodovias estaduais, sendo 5 (cinco) localizadas na Ilha de Florianópolis e outras 5 (cinco) na região do Vale do Rio Itajaí, mais precisamente nos municípios de Gaspar e Luís Alves. Nestas pontes procurou-se avaliar o estado geral das mesmas e a realização dos ensaios de profundidade de carbonatação, teor de cloretos, medidas de potencial de corrosão e esclerometria. Os locais escolhidos para a realização dos ensaios sempre tiveram como limitador a acessibilidade ao local. A partir dos estudos realizados nessas pontes pode-se verificar que houve uma certa homogeneidade da dureza superficial do concreto nas pontes pesquisadas e que a carbonatação não superou o cobrimento existente, não atingindo, portanto, as armaduras existentes. Em relação à contaminação de íons cloretos, verificou-se que as pontes localizadas no Vale do Itajaí, com idade variando entre 45 (quarenta e cinco) e 15 (quinze) anos, não apresentaram tal contaminação, sendo verificada apenas em três pontes localizadas na Ilha de Florianópolis, (idade de 30 anos), com valores superando o limite de 0,30% em relação à massa de cimento. Apesar destas últimas pontes estarem contaminadas por cloretos, verificou-se apenas um elevado potencial de corrosão (mais negativo que -350mV) em uma delas.Florianópolis, SCPadaratz, Ivo JoseUniversidade Federal de Santa CatarinaMattje, Álysson2012-10-20T20:29:31Z2012-10-20T20:29:31Z20032003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisxvi, 188 f.| il., tabs.application/pdf194439http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85597porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T11:20:24Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/85597Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T11:20:24Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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