Júlio César de Mello e Souza: uma análise de suas ações docentes e produções acadêmicas a partir de Teses e Dissertações em História da Educação Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235213 |
Resumo: | Este artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/34 |
id |
UFSC_d0f1df8ac04bf3dd65701354d751ed76 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/235213 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Júlio César de Mello e Souza: uma análise de suas ações docentes e produções acadêmicas a partir de Teses e Dissertações em História da Educação MatemáticaHistória da Educação MatemáticaTeses e DissertaçõesMalba TahanEste artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/34Este artigo é resultante de um estudo que teve como fonte de pesquisa as produções de teses e dissertações, defendidas no Brasil no período de 1990 a 2018, que tiveram a Trajetória de professores de Matemática brasileiros como objetos de suas investigações. Fazendo um recorte desse estudo, escolhemos um professor dos três que foram analisados para compor o corpus desse texto. Nesse sentido, estabelecemos como objetivo analisar os aspectos tratados nas pesquisas de Mestrado e Doutorado que focalizam a Trajetória do professor Júlio César de Mello e Souza, considerando suas ações docentes e produções acadêmicas. Para tanto foi realizado um levantamento e uma leitura interpretativa dessas produções a fim de operacionalizar uma catalogação desses trabalhos em categorias que possibilitaram uma análise dos conteúdos produzidos e a identificação de abordagens estabelecidas para tratar do tema. A análise foi realizada com base nos estudos de Hofstetter, Schneuwly e Freymond (2017). Os resultados apontaram que ao tratar da Trajetória de Júlio César de Mello e Souza, os autores das produções, apesar de ter o mesmo objeto em suas investigações, abordaram de diferentes aspectos a Trajetória deste professor.ACERVO: Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP2022-05-28T20:13:52Z2022-05-28T20:13:52Z2021-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMENDES, I. A.; COUTO, A. P. N. P. . Júlio César de Mello e Souza: uma análise de suas ações docentes e produções acadêmicas a partir de Teses e Dissertações em História da Educação Matemática. ACERVO: Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, v. 3, p. 01-18, 2021.2675-2646https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235213Mendes, Iran AbreuCouto, Ana Paula Nascimento Pegadoporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-28T20:13:52Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/235213Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-05-28T20:13:52Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Júlio César de Mello e Souza: uma análise de suas ações docentes e produções acadêmicas a partir de Teses e Dissertações em História da Educação Matemática |
title |
Júlio César de Mello e Souza: uma análise de suas ações docentes e produções acadêmicas a partir de Teses e Dissertações em História da Educação Matemática |
spellingShingle |
Júlio César de Mello e Souza: uma análise de suas ações docentes e produções acadêmicas a partir de Teses e Dissertações em História da Educação Matemática Mendes, Iran Abreu História da Educação Matemática Teses e Dissertações Malba Tahan |
title_short |
Júlio César de Mello e Souza: uma análise de suas ações docentes e produções acadêmicas a partir de Teses e Dissertações em História da Educação Matemática |
title_full |
Júlio César de Mello e Souza: uma análise de suas ações docentes e produções acadêmicas a partir de Teses e Dissertações em História da Educação Matemática |
title_fullStr |
Júlio César de Mello e Souza: uma análise de suas ações docentes e produções acadêmicas a partir de Teses e Dissertações em História da Educação Matemática |
title_full_unstemmed |
Júlio César de Mello e Souza: uma análise de suas ações docentes e produções acadêmicas a partir de Teses e Dissertações em História da Educação Matemática |
title_sort |
Júlio César de Mello e Souza: uma análise de suas ações docentes e produções acadêmicas a partir de Teses e Dissertações em História da Educação Matemática |
author |
Mendes, Iran Abreu |
author_facet |
Mendes, Iran Abreu Couto, Ana Paula Nascimento Pegado |
author_role |
author |
author2 |
Couto, Ana Paula Nascimento Pegado |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Iran Abreu Couto, Ana Paula Nascimento Pegado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da Educação Matemática Teses e Dissertações Malba Tahan |
topic |
História da Educação Matemática Teses e Dissertações Malba Tahan |
description |
Este artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/34 |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06 2022-05-28T20:13:52Z 2022-05-28T20:13:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MENDES, I. A.; COUTO, A. P. N. P. . Júlio César de Mello e Souza: uma análise de suas ações docentes e produções acadêmicas a partir de Teses e Dissertações em História da Educação Matemática. ACERVO: Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, v. 3, p. 01-18, 2021. 2675-2646 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235213 |
identifier_str_mv |
MENDES, I. A.; COUTO, A. P. N. P. . Júlio César de Mello e Souza: uma análise de suas ações docentes e produções acadêmicas a partir de Teses e Dissertações em História da Educação Matemática. ACERVO: Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, v. 3, p. 01-18, 2021. 2675-2646 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235213 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ACERVO: Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP |
publisher.none.fl_str_mv |
ACERVO: Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652351743983616 |