Júlio César de Mello e Souza: uma análise de suas ações docentes e produções acadêmicas a partir de Teses e Dissertações em História da Educação Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Iran Abreu
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Couto, Ana Paula Nascimento Pegado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235213
Resumo: Este artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/34
id UFSC_d0f1df8ac04bf3dd65701354d751ed76
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/235213
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Júlio César de Mello e Souza: uma análise de suas ações docentes e produções acadêmicas a partir de Teses e Dissertações em História da Educação MatemáticaHistória da Educação MatemáticaTeses e DissertaçõesMalba TahanEste artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/34Este artigo é resultante de um estudo que teve como fonte de pesquisa as produções de teses e dissertações, defendidas no Brasil no período de 1990 a 2018, que tiveram a Trajetória de professores de Matemática brasileiros como objetos de suas investigações. Fazendo um recorte desse estudo, escolhemos um professor dos três que foram analisados para compor o corpus desse texto. Nesse sentido, estabelecemos como objetivo analisar os aspectos tratados nas pesquisas de Mestrado e Doutorado que focalizam a Trajetória do professor Júlio César de Mello e Souza, considerando suas ações docentes e produções acadêmicas. Para tanto foi realizado um levantamento e uma leitura interpretativa dessas produções a fim de operacionalizar uma catalogação desses trabalhos em categorias que possibilitaram uma análise dos conteúdos produzidos e a identificação de abordagens estabelecidas para tratar do tema. A análise foi realizada com base nos estudos de Hofstetter, Schneuwly e Freymond (2017). Os resultados apontaram que ao tratar da Trajetória de Júlio César de Mello e Souza, os autores das produções, apesar de ter o mesmo objeto em suas investigações, abordaram de diferentes aspectos a Trajetória deste professor.ACERVO: Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP2022-05-28T20:13:52Z2022-05-28T20:13:52Z2021-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMENDES, I. A.; COUTO, A. P. N. P. . Júlio César de Mello e Souza: uma análise de suas ações docentes e produções acadêmicas a partir de Teses e Dissertações em História da Educação Matemática. ACERVO: Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, v. 3, p. 01-18, 2021.2675-2646https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235213Mendes, Iran AbreuCouto, Ana Paula Nascimento Pegadoporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-28T20:13:52Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/235213Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-05-28T20:13:52Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Júlio César de Mello e Souza: uma análise de suas ações docentes e produções acadêmicas a partir de Teses e Dissertações em História da Educação Matemática
title Júlio César de Mello e Souza: uma análise de suas ações docentes e produções acadêmicas a partir de Teses e Dissertações em História da Educação Matemática
spellingShingle Júlio César de Mello e Souza: uma análise de suas ações docentes e produções acadêmicas a partir de Teses e Dissertações em História da Educação Matemática
Mendes, Iran Abreu
História da Educação Matemática
Teses e Dissertações
Malba Tahan
title_short Júlio César de Mello e Souza: uma análise de suas ações docentes e produções acadêmicas a partir de Teses e Dissertações em História da Educação Matemática
title_full Júlio César de Mello e Souza: uma análise de suas ações docentes e produções acadêmicas a partir de Teses e Dissertações em História da Educação Matemática
title_fullStr Júlio César de Mello e Souza: uma análise de suas ações docentes e produções acadêmicas a partir de Teses e Dissertações em História da Educação Matemática
title_full_unstemmed Júlio César de Mello e Souza: uma análise de suas ações docentes e produções acadêmicas a partir de Teses e Dissertações em História da Educação Matemática
title_sort Júlio César de Mello e Souza: uma análise de suas ações docentes e produções acadêmicas a partir de Teses e Dissertações em História da Educação Matemática
author Mendes, Iran Abreu
author_facet Mendes, Iran Abreu
Couto, Ana Paula Nascimento Pegado
author_role author
author2 Couto, Ana Paula Nascimento Pegado
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Iran Abreu
Couto, Ana Paula Nascimento Pegado
dc.subject.por.fl_str_mv História da Educação Matemática
Teses e Dissertações
Malba Tahan
topic História da Educação Matemática
Teses e Dissertações
Malba Tahan
description Este artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/34
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06
2022-05-28T20:13:52Z
2022-05-28T20:13:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MENDES, I. A.; COUTO, A. P. N. P. . Júlio César de Mello e Souza: uma análise de suas ações docentes e produções acadêmicas a partir de Teses e Dissertações em História da Educação Matemática. ACERVO: Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, v. 3, p. 01-18, 2021.
2675-2646
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235213
identifier_str_mv MENDES, I. A.; COUTO, A. P. N. P. . Júlio César de Mello e Souza: uma análise de suas ações docentes e produções acadêmicas a partir de Teses e Dissertações em História da Educação Matemática. ACERVO: Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, v. 3, p. 01-18, 2021.
2675-2646
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235213
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ACERVO: Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP
publisher.none.fl_str_mv ACERVO: Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652351743983616