Marketing educacional e projetos de modernização das escolas: estudo sobre a expansão dos pré-vestibulares na educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Giovanna
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198499
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018.
id UFSC_d10d7e0710c9b9dc9e6565aad65b5f1b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/198499
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Marketing educacional e projetos de modernização das escolas: estudo sobre a expansão dos pré-vestibulares na educação básicaEducaçãoMarketing educacionalEducação básicaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018.Esta pesquisa busca compreender a maneira como os conglomerados encontram-se inseridos na Educação Básica, com recorte em uma franquia de ensino no segmento dos pré-vestibulares. Circunstanciado nos discursos sobre a modernização das escolas, o estudo restringe sua análise à marca de ensino COC vinculada aos grupos econômicos Sistema Educacional Brasileiro e a multinacional britânica Pearson Education. Os objetivos são identificar quais pressões estes projetos empresariais estabelecem para o campo da Educação Básica e quais visões de educação estão sendo produzidas por seus meios de comunicação. Partindo da compreensão do marketing educacional enquanto tecnologia de comunicação e vendas no âmbito das escolas, o estudo disserta sobre as influências desse segmento no tocante aos projetos de modernização e à ampliação das desigualdades escolares. As fontes consistem, na sua maioria, em produções bibliográficas sobre marketing educacional, além de notícias, artigos e sites, portadores de referências às empresas e aos eventos pesquisados. Para a leitura e análise das fontes, buscou-se orientação metodológica no materialismo cultural desenvolvido por Raymond Williams, acerca das relações entre cultura e sociedade, em especial, devido ao seu entendimento dos meios de comunicação como meios de produção da cultura.Abstract : This research deals to how the conglomerates are inserted in basic education, with a focus on a teaching franchise in the pre-college segment. Circumstantiated in the discourses on the modernization of schools, the study restricts its analysis to the COC teaching brand linked to the economic groups of the Brazilian Educational System (SEB) and the British multinational Pearson Education. The aim is to identify what pressures these business projects establish for the field of basic education and what visions of education are being produced by their media. It s start from the understanding of educational marketing as a communication and sales technology within schools, the study discusses the influences of this segment about modernization projects and the expansion of school inequalities. The sources consist mostly of bibliographic productions on educational marketing, as well as news, articles and websites, references to the companies and events surveyed. For the reading and analysis of the sources, a methodological orientation was sought in the cultural materialism developed by Raymond Williams, on the relations between culture and society, especially, due to its understanding of the means of communication like means of production of the culture.Paim, Elison AntonioUniversidade Federal de Santa CatarinaSantana, Giovanna2019-07-25T11:47:50Z2019-07-25T11:47:50Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis141 p.| il.application/pdf357945https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198499porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-25T11:47:51Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/198499Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-25T11:47:51Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Marketing educacional e projetos de modernização das escolas: estudo sobre a expansão dos pré-vestibulares na educação básica
title Marketing educacional e projetos de modernização das escolas: estudo sobre a expansão dos pré-vestibulares na educação básica
spellingShingle Marketing educacional e projetos de modernização das escolas: estudo sobre a expansão dos pré-vestibulares na educação básica
Santana, Giovanna
Educação
Marketing educacional
Educação básica
title_short Marketing educacional e projetos de modernização das escolas: estudo sobre a expansão dos pré-vestibulares na educação básica
title_full Marketing educacional e projetos de modernização das escolas: estudo sobre a expansão dos pré-vestibulares na educação básica
title_fullStr Marketing educacional e projetos de modernização das escolas: estudo sobre a expansão dos pré-vestibulares na educação básica
title_full_unstemmed Marketing educacional e projetos de modernização das escolas: estudo sobre a expansão dos pré-vestibulares na educação básica
title_sort Marketing educacional e projetos de modernização das escolas: estudo sobre a expansão dos pré-vestibulares na educação básica
author Santana, Giovanna
author_facet Santana, Giovanna
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paim, Elison Antonio
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, Giovanna
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Marketing educacional
Educação básica
topic Educação
Marketing educacional
Educação básica
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-07-25T11:47:50Z
2019-07-25T11:47:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 357945
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198499
identifier_str_mv 357945
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198499
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 141 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652011979145216