Criação, teoria e crítica na literatura eletrônica estadunidense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Cláudio Augusto Carvalho
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205751
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, Florianópolis, 2018.
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spelling Criação, teoria e crítica na literatura eletrônica estadunidenseLiteraturaLiteratura eletronicaFenomenologia e literaturaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, Florianópolis, 2018.Esta tese propõe o conceito de tecnoestilística enquanto marca distinta e observável de estilo proveniente da dialética entre os processos de criação, em especial artístico-literários, aqui representados pela Literatura Eletrônica, as tecnologias e técnicas disponíveis ao criador e seus usos ao longo do desenvolvimento desses processos. Para tanto, ela parte das relações estabelecidas entre os autores de hiperficção da Eastgate School of Hypertext e o software Storyspace, perscrutando o papel do programa para além de um meio para a realização de um objetivo artístico, confirmando-o como uma ferramenta cujas funcionalidades não apenas influenciam como também direcionam os processos criativos. A fundamentação teórica por trás desta pesquisa se alicerça, principalmente, no campo da fenomenologia, a partir de Gilbert Simondon (1958) e Maurice Merleau-Ponty (1945), para abordar as relações entre as materialidades técnicas e o homem, com ênfase no âmbito artístico; assim como nos estudos da história tecnológica e literária dos objetos analisados. Metodologicamente, esta pesquisa adota um procedimento próprio que visa tanto quantificar os usos tecnológicos particulares de cada autor dentro de um corpus cuja homogeneidade se dá pelo do uso de uma ferramenta comum, o Storyspace, quanto qualificar esses mesmos usos através da análise das obras afternoon, a story (1990), Victory garden (1991) e Patchwork girl (1995) para, por meio de um recorte tecnoestilístico, comprovar a aplicabilidade dessa abordagem dentro de uma fenomenologia do objeto artístico digital.Abstract : This dissertation proposes the concept of techno-stylistics as a distinctand observable mark of style derived from the dialectic between thecreational processes, especially the artistic-literary ones represented bythe Electronic Literature, the technologies and techniques available to thecreator, and their uses throughout the development of such processes.Therefore, it focusses on the relationships established betweenhyperfiction authors from the Eastgate School and the Storyspacesoftware, considering the program s role as going beyond a mere meansto achieve an artistic goal, that is, understanding it as a tool whose featuresnot only influence but also drive the creative processes. The theoreticalfoundation of this research is based in the field of phenomenologythrough Gilbert Simondon (1958) and Maurice Merleau-Ponty (1945) asa means of approaching the relationships stablished between technicalmaterialities and humans, while bearing an emphasis on art; as well asstudies on the technological and literary history of the analyzed objects.Methodologically, this research adopts its own particular procedure thataims at quantifying each author s technological uses within a corpuswhose homogeneity is due to the use of a common tool, Storyspace, andqualifying these same uses through the analysis of afternoon, a story(1990), Victory garden (1991) and Patchwork girl (1995) within atechno-stylistic cut in order to verify the applicability of such approachwithin the phenomenology of the digital artistic object.Santos, Alckmar Luiz dosMoulthrop, StuartUniversidade Federal de Santa CatarinaMoura, Cláudio Augusto Carvalho2020-03-31T14:03:28Z2020-03-31T14:03:28Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis266 p.| il., gráfs.application/pdf360080https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205751porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-31T14:03:29Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/205751Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-03-31T14:03:29Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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