Matemática financeira: a matemática nos financiamentos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254915 |
Resumo: | Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Blumenau, Programa de Pós-Graduação em Matemática, Blumenau, 2023. |
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Matemática financeira: a matemática nos financiamentosMatemáticaMatemática financeiraJurosAmortizaçãoDissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Blumenau, Programa de Pós-Graduação em Matemática, Blumenau, 2023.Este trabalho tem como objetivo mostrar a importância e o impacto que a matemática financeira, e seu ensino bem aplicado, tem em auxiliar os alunos do ensino médio a tomarem decisões mais conscientes em torno deste tema. O estudo foi motivado pela percepção da carência no conhecimento que os estudantes necessitavam, considerando que muitos destes já trabalham e até mesmo contribuem com a renda familiar, e pela baixa informação repassada em sala de aula considerando o plano estadual de ensino e os livros didáticos atuais. O estudo e a aplicação foram realizados baseados na metodologia da Engenharia didática e em relação ao plano de ensino do estado de Santa Catarina, com turmas da terceira série do Ensino Médio. Da dor inicial, começou o estudo em volta do tema, em que anteriormente os estudantes eram apresentados apenas a assuntos breves e fórmulas decoradas de aplicação de juros. Com a nova abordagem, a ideia seria apresentar esses mesmos estudantes a temas como sistemas de amortização e tomada de decisão sobre compras a prazo e à vista, baseando-se na utilização do dinheiro e em quanto esta quantia será equivalente após um determinado período. Após a aplicação, espera-se que o estudante possa analisar melhor suas opções em torno da utilização do dinheiro, tomando decisões conscientes e racionais. Para isso foi elaborada uma sequência didática com 8 atividades em que a primeira e a segunda atividades tratam de porcentagem, um conteúdo já trabalhado no ensino fundamental, e a terceira e a quarta atividades tratam de juros simples e juros compostos, conteúdo já programado na grade de ensino. A partir da quinta atividade são trazidos conteúdos que não fazem parte da grade de ensino. A quinta e a sexta atividades têm como objetivo o aluno ver o dinheiro no presente e no futuro e, assim, conseguir tomar a decisão: se vale mais apena comprar a prazo ou comprar à vista. Nas últimas duas atividades são trabalhados os sistemas de amortização mais utilizados, o SAC e o PRICE.Abstract: This work aims to show the importance and impact that financial mathematics, and its well-applied teaching, has in helping medium degree students make more conscious decisions around this topic. The study was motivated by the perception of the lack of knowledge that students needed, considering that many of them already work and even contribute to the family income, and by the low information passed on in the classroom considering the state education plan and current textbooks. . The study and application were carried out based on the methodology of Didactic Engineering and in relation to the teaching plan of the state of Santa Catarina, with classes in the third year of medium degree. From the initial pain, the study around the topic began, in which previously students were only presented with brief subjects and memorized formulas for applying interest. With the new approach, the idea would be to introduce these same students to topics such as amortization systems and decision-making about installment and cash purchases, based on the use of money and how much this amount will be equivalent to after a certain period. After application, it is expected that the student will be able to better analyze their options regarding the use of money, making conscious and rational decisions. For this, a didactic sequence was created with 8 activities in which the first and second activities deal with percentages, a content already worked on in elementary school, and the third and fourth activities deal with simple interest and compound interest, content already programmed in the grid. education. From the fifth activity onwards, content that is not part of the teaching schedule is introduced. The fifth and sixth activities aim for the student to see money in the present and in the future and, thus, be able to make a decision: whether it is better to buy in installments or buy in cash. In the last two activities, the most used amortization systems are worked on, SAC and PRICE.Soares, Márcio de JesusUniversidade Federal de Santa CatarinaSchwambach, João Ricardo2024-04-05T23:23:21Z2024-04-05T23:23:21Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis78 p.| gráfs., tabs.application/pdf386742https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254915porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-05T23:23:21Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/254915Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732024-04-05T23:23:21Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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