Proposta e avaliação de atividades de conhecimento físico nos anos iniciais do Ensino fundamental para alunos surdos e ouvintes
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190986 |
Resumo: | A inclusão do aluno surdo no ensino comum é uma realidade decorrente da implantação da educação inclusiva, consolidada via documentos internacionais, leis nacionais e diretrizes educacionais. Uma revisão bibliográfica sobre pesquisas que abordam o ensino de Ciências e de Física para alunos surdos mostrou que há a escassez de trabalhos que contemplam metodologias numa perspectiva inclusiva. Diante disso, este trabalho tem como objetivo desenvolver e validar uma sequência de ensino que possa ser utilizada nas aulas de Ciências em salas inclusivas que possuem alunos surdos e ouvintes. O público alvo foi constituído por duas turmas de 3º ano do ensino fundamental de duas escolas públicas da cidade de Jataí/GO com alunos surdos e ouvintes. Foi realizada uma pesquisa qualitativa a fim de embasar a elaboração da proposta, que utilizou como instrumentos de coleta de dados: entrevistas com as professoras e a intérprete; observações de aulas e da realidade escolar; análise de documentos; e, revisão da literatura sobre metodologias de ensino de Ciências. A sequência de ensino elaborada envolve aulas de Ciências bilíngues sobre o tema “ar” e uma aula para o estudo do princípio da ação e reação por meio da adaptação do “Experimento do Carrinho”, elaborado pela professora Ana Maria Pessoa de Carvalho, da Universidade de São Paulo. A avaliação da aprendizagem dos conhecimentos físicos abordados se deu por meio da análise dos desenhos produzidos pelos alunos no final da atividade. A análise dos resultados apontou que as aulas bilíngues possibilitaram uma melhoria na interação e na comunicação entre alunos surdos e ouvintes, além de motivá-los para a aprendizagem da Libras. A aula investigativa também proporcionou uma maior interatividade entre alunos surdos e ouvintes e se mostrou eficiente como recurso para o ensino de conhecimentos físicos nos anos inicias, já que a grande maioria dos alunos conseguiu solucionar o problema proposto. Por meio dos desenhos produzidos, verificamos que 77% dos alunos compreenderam o ar como causa do movimento do carrinho e o princípio da ação e reação. Constatamos que a avaliação do conhecimento adquirido pelos alunos por meio da linguagem gráfica é uma alternativa para salas inclusivas da primeira fase do ensino fundamental, com alunos surdos que ainda não dominam a Libras nem o português, e alunos ouvintes, pois possibilita a todos expressarem o que aprenderam, sem depender da linguagem escrita. |
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