A POLÍTICA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS E SUA IMPLANTAÇÃO EM DUAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO BRASILEIRAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bregalda, Andressa
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Tosta, Humberto Tonani, Dalmau, Marcos Baptista Lopez
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131672
Resumo: A Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal (PNDP) da administração federal pública brasileira traz à tona o modelo de gestão por competências para implementação no serviço público. Tal modelo estabelece como uma de suas diretrizes a promoção da capacitação gerencial do servidor e sua qualificação para o exercício de atividades de direção e assessoramento. Neste sentido, este artigo objetiva realizar uma análise comparativa da implantação da PNDP em duas instituições federais de ensino superior brasileiras situadas no estado de Santa Catarina. Como pesquisa descritiva e de abordagem qualitativa, a coleta de dados se dá por meio de entrevista e a sua análise por análise de conteúdo. Os resultados obtidos permitem observar que as instituições, mesmo com dificuldades, têm iniciativas de capacitação específicas oriundas de levantamentos de necessidades e oferta de cursos presenciais e a distância. Estes levantamentos e ofertas de cursos consideram as competências necessárias para a execução das atividades dos servidores. Em relação à capacitação gerencial, em ambas instituições não há um programa específico, mas, cursos voltados às áreas e que os servidores participam de forma voluntária. Porém, percebe-se que estão preocupadas em proporcionar este desenvolvimento, devido à importância para a gestão.
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