Comprometimento organizacional de trabalhadores terceirizados e efetivos: um estudo comparativo em uma empresa de telefonia
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89363 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-graduação em Administração |
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Universidade Federal de Santa CatarinaSoldi, Roberto de MattosZanelli, Jose Carlos2012-10-22T19:54:03Z2012-10-22T19:54:03Z20062006228305http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89363Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-graduação em AdministraçãoA terceirização tem sido amplamente utilizada como estratégia para focar a organização nas competências essenciais do seu negócio, de forma a aumentar sua competitividade. No entanto, há estudos que identificam que dentre as suas conseqüências está a quebra de vínculos entre empregados e organizações. Tratar do vínculo profissional remete ao conceito de comprometimento organizacional, que implica em quanto uma pessoa identifica-se com os valores e objetivos da organização em que trabalha. Frente a estas duas variáveis, o objetivo deste trabalho é avaliar e comparar o grau de comprometimento profissional de trabalhadores efetivos e terceirizados em uma empresa de telefonia no Sul do País. O método consistiu na coleta de dados por meio de questionário (adaptado de Meyer e Allen, 1997), com perguntas fechadas que contemplam cada um dos componentes do comprometimento: afetivo, instrumental e normativo, organizados conforme escala Likert. O número de participantes foi de 123 efetivos e 166 terceirizados. As respostas foram analisadas por meio de análise multivariada - com a utilização de escalonamento ótimo e análise de componentes principais, análise univariada e analise de variâncias (ANOVAs). Os resultados obtidos sugerem diferenças significativas no grau de comprometimento entre funcionários efetivos e terceirizados.132 f.| grafs., tabs.porFlorianópolis, SCAdministraçãoTerceirizaçãoComprometimento organizacional de trabalhadores terceirizados e efetivos: um estudo comparativo em uma empresa de telefoniainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL228305.pdfapplication/pdf689049https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89363/1/228305.pdfc47213aa34e0f8da868aeca9de689147MD51TEXT228305.pdf.txt228305.pdf.txtExtracted Texttext/plain242105https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89363/2/228305.pdf.txt7bd095036b9f4795ce5d063476e2306eMD52THUMBNAIL228305.pdf.jpg228305.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1249https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89363/3/228305.pdf.jpg61ad97ed2a9da279b97f626f5b06d13fMD53123456789/893632013-05-04 22:14:53.881oai:repositorio.ufsc.br:123456789/89363Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T01:14:53Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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